Artes Comparadas: o toque da música em Eugénio de Andrade e em Wallace Stevens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mancelos, João de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/4272
Resumo: Tanto na poesia de Eugénio de Andrade como na do escritor norte-americano Wallace Stevens (uma das principais influências do autor português), a arte da música desempenha um papel de grande relevo. Andrade e Stevens: a) Utilizam termos musicais em títulos de obras e poemas; b) Comparam o ofício do poeta e o do músico, ao nível do processo criativo e da função do artista; c) Usam um estilo ritmado e melodioso. Nesta comunicação exemplifico e comento, numa perspetiva comparativa, essa ressonância simultaneamente exoliterária (entre poesia e música), e intertextual (entre Eugénio e Stevens). O meu objetivo é mostrar como a linguagem musical é apropriada pela literária, com imaginação. Para tanto, recorro à obra dos dois autores, citando alguns dos seus principais poemas; refiro meditações de carácter ensaístico (com particular relevo para Rosto Precário e Os Afluentes do Silêncio, no caso de Andrade, e para The Necessary Angel, em Stevens); e convoco a opinião de críticos reputados.
id RCAP_047a98d1c84a7bba42cfffe7decdfde7
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/4272
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Artes Comparadas: o toque da música em Eugénio de Andrade e em Wallace StevensEugénio de AndradeWallace StevensMúsicaLiteraturas ComparadasIntertextualidadeTanto na poesia de Eugénio de Andrade como na do escritor norte-americano Wallace Stevens (uma das principais influências do autor português), a arte da música desempenha um papel de grande relevo. Andrade e Stevens: a) Utilizam termos musicais em títulos de obras e poemas; b) Comparam o ofício do poeta e o do músico, ao nível do processo criativo e da função do artista; c) Usam um estilo ritmado e melodioso. Nesta comunicação exemplifico e comento, numa perspetiva comparativa, essa ressonância simultaneamente exoliterária (entre poesia e música), e intertextual (entre Eugénio e Stevens). O meu objetivo é mostrar como a linguagem musical é apropriada pela literária, com imaginação. Para tanto, recorro à obra dos dois autores, citando alguns dos seus principais poemas; refiro meditações de carácter ensaístico (com particular relevo para Rosto Precário e Os Afluentes do Silêncio, no caso de Andrade, e para The Necessary Angel, em Stevens); e convoco a opinião de críticos reputados.Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do MinhouBibliorumMancelos, João de2016-07-18T09:02:21Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/4272porMancelos, João de. “Artes Comparadas: O Toque da Música em Eugénio de Andrade e em Wallace Stevens”. Actas de VI Congresso Nacional Associação Portuguesa de Literatura Comparada / X Colóquio de Outono Comemorativo das Vanguardas. Org. Ana Gabriela Macedo et al. Braga: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 2009. 1-14. ISBN: 978-972-8063-63-4.978-972-8063-63-4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:41:01Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/4272Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:45:25.751423Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Artes Comparadas: o toque da música em Eugénio de Andrade e em Wallace Stevens
title Artes Comparadas: o toque da música em Eugénio de Andrade e em Wallace Stevens
spellingShingle Artes Comparadas: o toque da música em Eugénio de Andrade e em Wallace Stevens
Mancelos, João de
Eugénio de Andrade
Wallace Stevens
Música
Literaturas Comparadas
Intertextualidade
title_short Artes Comparadas: o toque da música em Eugénio de Andrade e em Wallace Stevens
title_full Artes Comparadas: o toque da música em Eugénio de Andrade e em Wallace Stevens
title_fullStr Artes Comparadas: o toque da música em Eugénio de Andrade e em Wallace Stevens
title_full_unstemmed Artes Comparadas: o toque da música em Eugénio de Andrade e em Wallace Stevens
title_sort Artes Comparadas: o toque da música em Eugénio de Andrade e em Wallace Stevens
author Mancelos, João de
author_facet Mancelos, João de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Mancelos, João de
dc.subject.por.fl_str_mv Eugénio de Andrade
Wallace Stevens
Música
Literaturas Comparadas
Intertextualidade
topic Eugénio de Andrade
Wallace Stevens
Música
Literaturas Comparadas
Intertextualidade
description Tanto na poesia de Eugénio de Andrade como na do escritor norte-americano Wallace Stevens (uma das principais influências do autor português), a arte da música desempenha um papel de grande relevo. Andrade e Stevens: a) Utilizam termos musicais em títulos de obras e poemas; b) Comparam o ofício do poeta e o do músico, ao nível do processo criativo e da função do artista; c) Usam um estilo ritmado e melodioso. Nesta comunicação exemplifico e comento, numa perspetiva comparativa, essa ressonância simultaneamente exoliterária (entre poesia e música), e intertextual (entre Eugénio e Stevens). O meu objetivo é mostrar como a linguagem musical é apropriada pela literária, com imaginação. Para tanto, recorro à obra dos dois autores, citando alguns dos seus principais poemas; refiro meditações de carácter ensaístico (com particular relevo para Rosto Precário e Os Afluentes do Silêncio, no caso de Andrade, e para The Necessary Angel, em Stevens); e convoco a opinião de críticos reputados.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2016-07-18T09:02:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/4272
url http://hdl.handle.net/10400.6/4272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mancelos, João de. “Artes Comparadas: O Toque da Música em Eugénio de Andrade e em Wallace Stevens”. Actas de VI Congresso Nacional Associação Portuguesa de Literatura Comparada / X Colóquio de Outono Comemorativo das Vanguardas. Org. Ana Gabriela Macedo et al. Braga: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 2009. 1-14. ISBN: 978-972-8063-63-4.
978-972-8063-63-4
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136351062327296