O papel das novas tecnologias na comunicação externa da organização : o caso TAP Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/5707 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação – Área de Especialização em Comunicação Estratégica |
id |
RCAP_047aa540dd9acab390fc60093a6dcf7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/5707 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel das novas tecnologias na comunicação externa da organização : o caso TAP PortugalInternetTecnologias da Informação e Comunicação (TIC)Comunicação organizacionalComunicação estratégicaDissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação – Área de Especialização em Comunicação EstratégicaO desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) esteve no centro das principais evoluções económicas e financeiras ao longo da segunda metade do século XX. No entanto, a adopção de novas tecnologias no contexto organizacional veio não só transformar a sua composição e estrutura interna de funcionamento mas também a forma de comunicar com os diferentes públicos-alvo. Tendo em vista os aspectos sociais e organizacionais da introdução das TIC no âmbito empresarial, colocando de parte a componente meramente técnica, aborda-se a temática da construção de uma estratégia comunicacional assente nas novas tecnologias e a consequente transformação no comportamento do indivíduo. O factor de mudança assume-se como um elemento primordial na medida em que o indivíduo adopta uma nova postura perante os estímulos a que é sujeito e, como consequência da transformação do papel de emissor e receptor, também a organização modela o seu comportamento em função das exigências e novos hábitos do seu público-alvo. Neste contexto, a Internet assume-se como plataforma essencial na formação de novas práticas comunicacionais e como potenciadora de uma nova forma de relacionamento entre o indivíduo e a organização. Assiste-se, assim, a uma mudança de paradigma que tem como resultado uma inversão dos papéis desempenhados por cada interveniente no intercâmbio de informação. Tendo como pano de fundo o estudo de caso da TAP Portugal, pretende-se analisar qual o papel que as novas tecnologias representam na elaboração de um plano de comunicação estratégica de uma organização. Numa sociedade cada vez mais globalizada, em que a informação assume-se como o bem mais valioso, importa conhecer a dimensão e a dinâmica provocada pelos novos dispositivos de mediação electrónica na comunicação externa de uma organização.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaFerreira, Joel HasseRUNViana, Júlio2011-06-01T16:28:17Z2010-032010-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/5707porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:36:28Zoai:run.unl.pt:10362/5707Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:16:27.686186Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel das novas tecnologias na comunicação externa da organização : o caso TAP Portugal |
title |
O papel das novas tecnologias na comunicação externa da organização : o caso TAP Portugal |
spellingShingle |
O papel das novas tecnologias na comunicação externa da organização : o caso TAP Portugal Viana, Júlio Internet Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) Comunicação organizacional Comunicação estratégica |
title_short |
O papel das novas tecnologias na comunicação externa da organização : o caso TAP Portugal |
title_full |
O papel das novas tecnologias na comunicação externa da organização : o caso TAP Portugal |
title_fullStr |
O papel das novas tecnologias na comunicação externa da organização : o caso TAP Portugal |
title_full_unstemmed |
O papel das novas tecnologias na comunicação externa da organização : o caso TAP Portugal |
title_sort |
O papel das novas tecnologias na comunicação externa da organização : o caso TAP Portugal |
author |
Viana, Júlio |
author_facet |
Viana, Júlio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Joel Hasse RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Júlio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internet Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) Comunicação organizacional Comunicação estratégica |
topic |
Internet Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) Comunicação organizacional Comunicação estratégica |
description |
Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação – Área de Especialização em Comunicação Estratégica |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03 2010-03-01T00:00:00Z 2011-06-01T16:28:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/5707 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/5707 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137814250520576 |