Débora, qual foi o livro que trouxeste hoje? A potencialidade dos livros na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, Débora Elisabete Cruz
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4005
Resumo: Relatório da UC Seminário de Apoio à Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_047dce118bb8c47f96dca637caa74395
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4005
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Débora, qual foi o livro que trouxeste hoje? A potencialidade dos livros na educação pré-escolarEducação pré-escolarLivros infantisTipos de livrosGéneros literáriosPre-school educationChildlike literatureBooks’ genresBooks’ potentialitiesRelatório da UC Seminário de Apoio à Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório surge no decorrer da minha prática profissional supervisionada nas duas valências da educação pré-escolar: creche e jardim-de-infância. Este debruça-se sobre a potencialidade dos livros na educação pré-escolar, tenta uma abordagem mais geral (não se focando apenas nos livros de estórias) sobre a versatilidade que estes materiais podem adotar numa sala de atividades. O livro pode ser o ponto de partida para uma atividade, o indutor de determinado tema ou questão lançado ao grupo de crianças, noutros casos pode ser ainda ele quem nos fornece as respostas a questões que surgiram previamente. Este material pode ser usado nas horas do conto pré-estabelecidas, pode ser utilizado em momentos de transição, pode (e deve) fazer parte das rotinas das crianças, desde que de forma versátil, garantindo que o momento de contacto com este material é motivador e estimulante para as crianças. O livro pode assumir vários propósitos, dependendo sempre da intencionalidade que o educador e o grupo têm. Neste sentido, cabe ao educador proporcionar às crianças o contato com diversos tipos de livros, adequando a escolha à faixa etária do grupo. Além disso, com o livro podemos abordar vários conteúdos e valores que queiramos trabalhar com um grupo de crianças. As áreas do conhecimento (segundo as OCEPE) mais facilmente trabalhadas com os livros são a formação pessoal e social e o conhecimento do mundo, no entanto, através do livro podemos lançar desafios bastante interessantes e contextualizados no domínio da linguagem oral e abordagem à escrita e da matemática.ABSTRACT The present report arises in the course of my professional practice supervised in two valences of the pre-school education: day-care center and kindergarten. This focuses to an overview of the potentiality of books in pre-school education, it tries a more general approach (without focusing only in the histories books) about the versatility and efficiency that these types of materials can have in classroom. The book can be used as a starting point to an activity, an inductor for a certain theme or question originated by the group, on the other hand, it can also be the one to gives us answers to previous question. This material can be used in pre-established tale hours, transition moments, (should) be a part of the children’s routines as long as in a flexible way, ensuring that the moment of contact with the material is motivating and stimulating for children. The book can take many purposes so it depends on the goal of the educator and his classroom. With this in mind, the educator should be capable to give the classroom different types of books depending on the classroom age bracket. Furthermore, we may approach the book with various contents and values that we want to work with the classroom. The areas of knowledge (according to OCEPE) more easily worked with books are the personal and social education and knowledge of the world, however, we can launch through the book very interesting and contextualized in the field of oral language and approach to writing and math challengesSilva, Mary KatherineRCIPLBento, Débora Elisabete Cruz2014-12-04T11:47:59Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4005TID:201363852porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:26Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:31.183985Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Débora, qual foi o livro que trouxeste hoje? A potencialidade dos livros na educação pré-escolar
title Débora, qual foi o livro que trouxeste hoje? A potencialidade dos livros na educação pré-escolar
spellingShingle Débora, qual foi o livro que trouxeste hoje? A potencialidade dos livros na educação pré-escolar
Bento, Débora Elisabete Cruz
Educação pré-escolar
Livros infantis
Tipos de livros
Géneros literários
Pre-school education
Childlike literature
Books’ genres
Books’ potentialities
title_short Débora, qual foi o livro que trouxeste hoje? A potencialidade dos livros na educação pré-escolar
title_full Débora, qual foi o livro que trouxeste hoje? A potencialidade dos livros na educação pré-escolar
title_fullStr Débora, qual foi o livro que trouxeste hoje? A potencialidade dos livros na educação pré-escolar
title_full_unstemmed Débora, qual foi o livro que trouxeste hoje? A potencialidade dos livros na educação pré-escolar
title_sort Débora, qual foi o livro que trouxeste hoje? A potencialidade dos livros na educação pré-escolar
author Bento, Débora Elisabete Cruz
author_facet Bento, Débora Elisabete Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Mary Katherine
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Bento, Débora Elisabete Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Livros infantis
Tipos de livros
Géneros literários
Pre-school education
Childlike literature
Books’ genres
Books’ potentialities
topic Educação pré-escolar
Livros infantis
Tipos de livros
Géneros literários
Pre-school education
Childlike literature
Books’ genres
Books’ potentialities
description Relatório da UC Seminário de Apoio à Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-04T11:47:59Z
2014-07
2014-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4005
TID:201363852
url http://hdl.handle.net/10400.21/4005
identifier_str_mv TID:201363852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133391993438208