Cartilhas, pré-livros, livros de alfabetização, livros para o ensino inicial da leitura e da escrita: guardá-los e estudá-los, para quê?.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7237 http://dx.doi.org/10.5965/1984723819412018034 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo principal discutir a importância da constituição de acervos de livros para o ensino inicial da leitura e da escrita, historicamente denominados de Cartas ABC, cartilhas, livros de leitura, pré-livros, livros de alfabetização, entre outros. Além disso, o intuito é discorrer sobre as possibilidades de pesquisas sobree comesse artefato cultural, que é parte importante da vida escolar e, portanto, da cultura material da escola. A referência para a discussão dos aspectos mencionados é a experiência do grupo de pesquisa História da Alfabetização, Leitura e dos Livros Escolares (Hisales), vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (FaE/UFPel), desenvolvida desde o ano de 2006. Atualmente, com um acervo de 1488 livros didáticos para o ensino inicial da leitura e da escrita –assim denominado para justamente abarcar as diferentes denominações que tal suporte foi tendo ao longo da história –, algumas pesquisas já foram realizadas e algumas delas são aqui referidas. Desses livros, 1254 exemplares são nacionais; outros 65 exemplares são de autoria e/ou de editoras gaúchas, que estão armazenados separadamente pela natureza das pesquisas desenvolvidas no referido grupo; 43 deles são “artesanais”, ou seja, feitos por professoras ou por um grupo de docente; e, finalmente, 126 livros são estrangeiros (produzidos em diferentes países e várias línguas). Acredita-se que com ações deste tipo, de guarda, preservação e pesquisa, é possível colaborar com a história da educação regional e nacional, em especial ao que se refere à história da alfabetização, da leitura e da escrita. |
id |
UFPL_c2c10320f66834e7884164c44338b599 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7237 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-03-09T15:45:35Z2021-03-09T15:45:35Z2018PERES, Eliane; RAMIL, Chris de Azevedo. Cartilhas, pré-livros, livros de alfabetização, livros para o ensino inicial da leitura e da escrita: guardá-los e estudá-los, para quê?. Revista Linhas.Florianópolis, v. 19,n. 41,p. 34-64,set./dez.2018. DOI: 10.5965/1984723819412018034http://dx.doi.org/10.5965/1984723819412018034. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819412018034. Acesso em: 8 de março de 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7237http://dx.doi.org/10.5965/1984723819412018034Este artigo tem como objetivo principal discutir a importância da constituição de acervos de livros para o ensino inicial da leitura e da escrita, historicamente denominados de Cartas ABC, cartilhas, livros de leitura, pré-livros, livros de alfabetização, entre outros. Além disso, o intuito é discorrer sobre as possibilidades de pesquisas sobree comesse artefato cultural, que é parte importante da vida escolar e, portanto, da cultura material da escola. A referência para a discussão dos aspectos mencionados é a experiência do grupo de pesquisa História da Alfabetização, Leitura e dos Livros Escolares (Hisales), vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (FaE/UFPel), desenvolvida desde o ano de 2006. Atualmente, com um acervo de 1488 livros didáticos para o ensino inicial da leitura e da escrita –assim denominado para justamente abarcar as diferentes denominações que tal suporte foi tendo ao longo da história –, algumas pesquisas já foram realizadas e algumas delas são aqui referidas. Desses livros, 1254 exemplares são nacionais; outros 65 exemplares são de autoria e/ou de editoras gaúchas, que estão armazenados separadamente pela natureza das pesquisas desenvolvidas no referido grupo; 43 deles são “artesanais”, ou seja, feitos por professoras ou por um grupo de docente; e, finalmente, 126 livros são estrangeiros (produzidos em diferentes países e várias línguas). Acredita-se que com ações deste tipo, de guarda, preservação e pesquisa, é possível colaborar com a história da educação regional e nacional, em especial ao que se refere à história da alfabetização, da leitura e da escrita.porUDESCAcervosCartilhasPré-livrosLivros de alfabetizaçãoLeitura e escritaArchivesPrimersPre-primersAlphabet booksReading and writingCartilhas, pré-livros, livros de alfabetização, livros para o ensino inicial da leitura e da escrita: guardá-los e estudá-los, para quê?.Primers, pre-primers, textbooks for teaching reading and writing: why keep them and study them?.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePeres, Eliane TeresinhaRamil, Chris de Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTCartilhas_pre_livros_livros_de_alfabetizacao_livros_para_o_ensino_inicial_da_leitura_e_da_escrita.pdf.txtCartilhas_pre_livros_livros_de_alfabetizacao_livros_para_o_ensino_inicial_da_leitura_e_da_escrita.pdf.txtExtracted texttext/plain82183http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7237/6/Cartilhas_pre_livros_livros_de_alfabetizacao_livros_para_o_ensino_inicial_da_leitura_e_da_escrita.pdf.txt2de05f0bf3936555f8baf14641bf8d63MD56open accessTHUMBNAILCartilhas_pre_livros_livros_de_alfabetizacao_livros_para_o_ensino_inicial_da_leitura_e_da_escrita.pdf.jpgCartilhas_pre_livros_livros_de_alfabetizacao_livros_para_o_ensino_inicial_da_leitura_e_da_escrita.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1610http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7237/7/Cartilhas_pre_livros_livros_de_alfabetizacao_livros_para_o_ensino_inicial_da_leitura_e_da_escrita.pdf.jpg0b292da552081a7fb7c78667486a419aMD57open accessORIGINALCartilhas_pre_livros_livros_de_alfabetizacao_livros_para_o_ensino_inicial_da_leitura_e_da_escrita.pdfCartilhas_pre_livros_livros_de_alfabetizacao_livros_para_o_ensino_inicial_da_leitura_e_da_escrita.pdfapplication/pdf541857http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7237/1/Cartilhas_pre_livros_livros_de_alfabetizacao_livros_para_o_ensino_inicial_da_leitura_e_da_escrita.pdf5010a257bcf741e51a1f71cba7888d9cMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7237/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7237/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7237/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7237/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/72372023-07-13 05:22:09.468open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7237VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T08:22:09Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cartilhas, pré-livros, livros de alfabetização, livros para o ensino inicial da leitura e da escrita: guardá-los e estudá-los, para quê?. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Primers, pre-primers, textbooks for teaching reading and writing: why keep them and study them?. |
title |
Cartilhas, pré-livros, livros de alfabetização, livros para o ensino inicial da leitura e da escrita: guardá-los e estudá-los, para quê?. |
spellingShingle |
Cartilhas, pré-livros, livros de alfabetização, livros para o ensino inicial da leitura e da escrita: guardá-los e estudá-los, para quê?. Peres, Eliane Teresinha Acervos Cartilhas Pré-livros Livros de alfabetização Leitura e escrita Archives Primers Pre-primers Alphabet books Reading and writing |
title_short |
Cartilhas, pré-livros, livros de alfabetização, livros para o ensino inicial da leitura e da escrita: guardá-los e estudá-los, para quê?. |
title_full |
Cartilhas, pré-livros, livros de alfabetização, livros para o ensino inicial da leitura e da escrita: guardá-los e estudá-los, para quê?. |
title_fullStr |
Cartilhas, pré-livros, livros de alfabetização, livros para o ensino inicial da leitura e da escrita: guardá-los e estudá-los, para quê?. |
title_full_unstemmed |
Cartilhas, pré-livros, livros de alfabetização, livros para o ensino inicial da leitura e da escrita: guardá-los e estudá-los, para quê?. |
title_sort |
Cartilhas, pré-livros, livros de alfabetização, livros para o ensino inicial da leitura e da escrita: guardá-los e estudá-los, para quê?. |
author |
Peres, Eliane Teresinha |
author_facet |
Peres, Eliane Teresinha Ramil, Chris de Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
Ramil, Chris de Azevedo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peres, Eliane Teresinha Ramil, Chris de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acervos Cartilhas Pré-livros Livros de alfabetização Leitura e escrita Archives Primers Pre-primers Alphabet books Reading and writing |
topic |
Acervos Cartilhas Pré-livros Livros de alfabetização Leitura e escrita Archives Primers Pre-primers Alphabet books Reading and writing |
description |
Este artigo tem como objetivo principal discutir a importância da constituição de acervos de livros para o ensino inicial da leitura e da escrita, historicamente denominados de Cartas ABC, cartilhas, livros de leitura, pré-livros, livros de alfabetização, entre outros. Além disso, o intuito é discorrer sobre as possibilidades de pesquisas sobree comesse artefato cultural, que é parte importante da vida escolar e, portanto, da cultura material da escola. A referência para a discussão dos aspectos mencionados é a experiência do grupo de pesquisa História da Alfabetização, Leitura e dos Livros Escolares (Hisales), vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (FaE/UFPel), desenvolvida desde o ano de 2006. Atualmente, com um acervo de 1488 livros didáticos para o ensino inicial da leitura e da escrita –assim denominado para justamente abarcar as diferentes denominações que tal suporte foi tendo ao longo da história –, algumas pesquisas já foram realizadas e algumas delas são aqui referidas. Desses livros, 1254 exemplares são nacionais; outros 65 exemplares são de autoria e/ou de editoras gaúchas, que estão armazenados separadamente pela natureza das pesquisas desenvolvidas no referido grupo; 43 deles são “artesanais”, ou seja, feitos por professoras ou por um grupo de docente; e, finalmente, 126 livros são estrangeiros (produzidos em diferentes países e várias línguas). Acredita-se que com ações deste tipo, de guarda, preservação e pesquisa, é possível colaborar com a história da educação regional e nacional, em especial ao que se refere à história da alfabetização, da leitura e da escrita. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-09T15:45:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-03-09T15:45:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PERES, Eliane; RAMIL, Chris de Azevedo. Cartilhas, pré-livros, livros de alfabetização, livros para o ensino inicial da leitura e da escrita: guardá-los e estudá-los, para quê?. Revista Linhas.Florianópolis, v. 19,n. 41,p. 34-64,set./dez.2018. DOI: 10.5965/1984723819412018034http://dx.doi.org/10.5965/1984723819412018034. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819412018034. Acesso em: 8 de março de 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7237 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.5965/1984723819412018034 |
identifier_str_mv |
PERES, Eliane; RAMIL, Chris de Azevedo. Cartilhas, pré-livros, livros de alfabetização, livros para o ensino inicial da leitura e da escrita: guardá-los e estudá-los, para quê?. Revista Linhas.Florianópolis, v. 19,n. 41,p. 34-64,set./dez.2018. DOI: 10.5965/1984723819412018034http://dx.doi.org/10.5965/1984723819412018034. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819412018034. Acesso em: 8 de março de 2021. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7237 http://dx.doi.org/10.5965/1984723819412018034 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7237/6/Cartilhas_pre_livros_livros_de_alfabetizacao_livros_para_o_ensino_inicial_da_leitura_e_da_escrita.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7237/7/Cartilhas_pre_livros_livros_de_alfabetizacao_livros_para_o_ensino_inicial_da_leitura_e_da_escrita.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7237/1/Cartilhas_pre_livros_livros_de_alfabetizacao_livros_para_o_ensino_inicial_da_leitura_e_da_escrita.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7237/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7237/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7237/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7237/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2de05f0bf3936555f8baf14641bf8d63 0b292da552081a7fb7c78667486a419a 5010a257bcf741e51a1f71cba7888d9c 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710147123412992 |