Cartilhas, pré-livros, livros de alfabetização, livros para o ensino inicial da leitura e da escrita: guardá-los e estudá-los, para quê?.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Eliane Teresinha
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ramil, Chris de Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7237
http://dx.doi.org/10.5965/1984723819412018034
Resumo: Este artigo tem como objetivo principal discutir a importância da constituição de acervos de livros para o ensino inicial da leitura e da escrita, historicamente denominados de Cartas ABC, cartilhas, livros de leitura, pré-livros, livros de alfabetização, entre outros. Além disso, o intuito é discorrer sobre as possibilidades de pesquisas sobree comesse artefato cultural, que é parte importante da vida escolar e, portanto, da cultura material da escola. A referência para a discussão dos aspectos mencionados é a experiência do grupo de pesquisa História da Alfabetização, Leitura e dos Livros Escolares (Hisales), vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (FaE/UFPel), desenvolvida desde o ano de 2006. Atualmente, com um acervo de 1488 livros didáticos para o ensino inicial da leitura e da escrita –assim denominado para justamente abarcar as diferentes denominações que tal suporte foi tendo ao longo da história –, algumas pesquisas já foram realizadas e algumas delas são aqui referidas. Desses livros, 1254 exemplares são nacionais; outros 65 exemplares são de autoria e/ou de editoras gaúchas, que estão armazenados separadamente pela natureza das pesquisas desenvolvidas no referido grupo; 43 deles são “artesanais”, ou seja, feitos por professoras ou por um grupo de docente; e, finalmente, 126 livros são estrangeiros (produzidos em diferentes países e várias línguas). Acredita-se que com ações deste tipo, de guarda, preservação e pesquisa, é possível colaborar com a história da educação regional e nacional, em especial ao que se refere à história da alfabetização, da leitura e da escrita.
id UFPL_c2c10320f66834e7884164c44338b599
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7237
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2021-03-09T15:45:35Z2021-03-09T15:45:35Z2018PERES, Eliane; RAMIL, Chris de Azevedo. Cartilhas, pré-livros, livros de alfabetização, livros para o ensino inicial da leitura e da escrita: guardá-los e estudá-los, para quê?. Revista Linhas.Florianópolis, v. 19,n. 41,p. 34-64,set./dez.2018. DOI: 10.5965/1984723819412018034http://dx.doi.org/10.5965/1984723819412018034. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819412018034. Acesso em: 8 de março de 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7237http://dx.doi.org/10.5965/1984723819412018034Este artigo tem como objetivo principal discutir a importância da constituição de acervos de livros para o ensino inicial da leitura e da escrita, historicamente denominados de Cartas ABC, cartilhas, livros de leitura, pré-livros, livros de alfabetização, entre outros. Além disso, o intuito é discorrer sobre as possibilidades de pesquisas sobree comesse artefato cultural, que é parte importante da vida escolar e, portanto, da cultura material da escola. A referência para a discussão dos aspectos mencionados é a experiência do grupo de pesquisa História da Alfabetização, Leitura e dos Livros Escolares (Hisales), vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (FaE/UFPel), desenvolvida desde o ano de 2006. Atualmente, com um acervo de 1488 livros didáticos para o ensino inicial da leitura e da escrita –assim denominado para justamente abarcar as diferentes denominações que tal suporte foi tendo ao longo da história –, algumas pesquisas já foram realizadas e algumas delas são aqui referidas. Desses livros, 1254 exemplares são nacionais; outros 65 exemplares são de autoria e/ou de editoras gaúchas, que estão armazenados separadamente pela natureza das pesquisas desenvolvidas no referido grupo; 43 deles são “artesanais”, ou seja, feitos por professoras ou por um grupo de docente; e, finalmente, 126 livros são estrangeiros (produzidos em diferentes países e várias línguas). Acredita-se que com ações deste tipo, de guarda, preservação e pesquisa, é possível colaborar com a história da educação regional e nacional, em especial ao que se refere à história da alfabetização, da leitura e da escrita.porUDESCAcervosCartilhasPré-livrosLivros de alfabetizaçãoLeitura e escritaArchivesPrimersPre-primersAlphabet booksReading and writingCartilhas, pré-livros, livros de alfabetização, livros para o ensino inicial da leitura e da escrita: guardá-los e estudá-los, para quê?.Primers, pre-primers, textbooks for teaching reading and writing: why keep them and study them?.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePeres, Eliane TeresinhaRamil, Chris de Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTCartilhas_pre_livros_livros_de_alfabetizacao_livros_para_o_ensino_inicial_da_leitura_e_da_escrita.pdf.txtCartilhas_pre_livros_livros_de_alfabetizacao_livros_para_o_ensino_inicial_da_leitura_e_da_escrita.pdf.txtExtracted texttext/plain82183http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7237/6/Cartilhas_pre_livros_livros_de_alfabetizacao_livros_para_o_ensino_inicial_da_leitura_e_da_escrita.pdf.txt2de05f0bf3936555f8baf14641bf8d63MD56open accessTHUMBNAILCartilhas_pre_livros_livros_de_alfabetizacao_livros_para_o_ensino_inicial_da_leitura_e_da_escrita.pdf.jpgCartilhas_pre_livros_livros_de_alfabetizacao_livros_para_o_ensino_inicial_da_leitura_e_da_escrita.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1610http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7237/7/Cartilhas_pre_livros_livros_de_alfabetizacao_livros_para_o_ensino_inicial_da_leitura_e_da_escrita.pdf.jpg0b292da552081a7fb7c78667486a419aMD57open accessORIGINALCartilhas_pre_livros_livros_de_alfabetizacao_livros_para_o_ensino_inicial_da_leitura_e_da_escrita.pdfCartilhas_pre_livros_livros_de_alfabetizacao_livros_para_o_ensino_inicial_da_leitura_e_da_escrita.pdfapplication/pdf541857http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7237/1/Cartilhas_pre_livros_livros_de_alfabetizacao_livros_para_o_ensino_inicial_da_leitura_e_da_escrita.pdf5010a257bcf741e51a1f71cba7888d9cMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7237/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7237/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7237/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7237/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/72372023-07-13 05:22:09.468open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7237VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T08:22:09Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cartilhas, pré-livros, livros de alfabetização, livros para o ensino inicial da leitura e da escrita: guardá-los e estudá-los, para quê?.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Primers, pre-primers, textbooks for teaching reading and writing: why keep them and study them?.
title Cartilhas, pré-livros, livros de alfabetização, livros para o ensino inicial da leitura e da escrita: guardá-los e estudá-los, para quê?.
spellingShingle Cartilhas, pré-livros, livros de alfabetização, livros para o ensino inicial da leitura e da escrita: guardá-los e estudá-los, para quê?.
Peres, Eliane Teresinha
Acervos
Cartilhas
Pré-livros
Livros de alfabetização
Leitura e escrita
Archives
Primers
Pre-primers
Alphabet books
Reading and writing
title_short Cartilhas, pré-livros, livros de alfabetização, livros para o ensino inicial da leitura e da escrita: guardá-los e estudá-los, para quê?.
title_full Cartilhas, pré-livros, livros de alfabetização, livros para o ensino inicial da leitura e da escrita: guardá-los e estudá-los, para quê?.
title_fullStr Cartilhas, pré-livros, livros de alfabetização, livros para o ensino inicial da leitura e da escrita: guardá-los e estudá-los, para quê?.
title_full_unstemmed Cartilhas, pré-livros, livros de alfabetização, livros para o ensino inicial da leitura e da escrita: guardá-los e estudá-los, para quê?.
title_sort Cartilhas, pré-livros, livros de alfabetização, livros para o ensino inicial da leitura e da escrita: guardá-los e estudá-los, para quê?.
author Peres, Eliane Teresinha
author_facet Peres, Eliane Teresinha
Ramil, Chris de Azevedo
author_role author
author2 Ramil, Chris de Azevedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres, Eliane Teresinha
Ramil, Chris de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Acervos
Cartilhas
Pré-livros
Livros de alfabetização
Leitura e escrita
Archives
Primers
Pre-primers
Alphabet books
Reading and writing
topic Acervos
Cartilhas
Pré-livros
Livros de alfabetização
Leitura e escrita
Archives
Primers
Pre-primers
Alphabet books
Reading and writing
description Este artigo tem como objetivo principal discutir a importância da constituição de acervos de livros para o ensino inicial da leitura e da escrita, historicamente denominados de Cartas ABC, cartilhas, livros de leitura, pré-livros, livros de alfabetização, entre outros. Além disso, o intuito é discorrer sobre as possibilidades de pesquisas sobree comesse artefato cultural, que é parte importante da vida escolar e, portanto, da cultura material da escola. A referência para a discussão dos aspectos mencionados é a experiência do grupo de pesquisa História da Alfabetização, Leitura e dos Livros Escolares (Hisales), vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (FaE/UFPel), desenvolvida desde o ano de 2006. Atualmente, com um acervo de 1488 livros didáticos para o ensino inicial da leitura e da escrita –assim denominado para justamente abarcar as diferentes denominações que tal suporte foi tendo ao longo da história –, algumas pesquisas já foram realizadas e algumas delas são aqui referidas. Desses livros, 1254 exemplares são nacionais; outros 65 exemplares são de autoria e/ou de editoras gaúchas, que estão armazenados separadamente pela natureza das pesquisas desenvolvidas no referido grupo; 43 deles são “artesanais”, ou seja, feitos por professoras ou por um grupo de docente; e, finalmente, 126 livros são estrangeiros (produzidos em diferentes países e várias línguas). Acredita-se que com ações deste tipo, de guarda, preservação e pesquisa, é possível colaborar com a história da educação regional e nacional, em especial ao que se refere à história da alfabetização, da leitura e da escrita.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-09T15:45:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-09T15:45:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PERES, Eliane; RAMIL, Chris de Azevedo. Cartilhas, pré-livros, livros de alfabetização, livros para o ensino inicial da leitura e da escrita: guardá-los e estudá-los, para quê?. Revista Linhas.Florianópolis, v. 19,n. 41,p. 34-64,set./dez.2018. DOI: 10.5965/1984723819412018034http://dx.doi.org/10.5965/1984723819412018034. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819412018034. Acesso em: 8 de março de 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7237
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.5965/1984723819412018034
identifier_str_mv PERES, Eliane; RAMIL, Chris de Azevedo. Cartilhas, pré-livros, livros de alfabetização, livros para o ensino inicial da leitura e da escrita: guardá-los e estudá-los, para quê?. Revista Linhas.Florianópolis, v. 19,n. 41,p. 34-64,set./dez.2018. DOI: 10.5965/1984723819412018034http://dx.doi.org/10.5965/1984723819412018034. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819412018034. Acesso em: 8 de março de 2021.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7237
http://dx.doi.org/10.5965/1984723819412018034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UDESC
publisher.none.fl_str_mv UDESC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7237/6/Cartilhas_pre_livros_livros_de_alfabetizacao_livros_para_o_ensino_inicial_da_leitura_e_da_escrita.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7237/7/Cartilhas_pre_livros_livros_de_alfabetizacao_livros_para_o_ensino_inicial_da_leitura_e_da_escrita.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7237/1/Cartilhas_pre_livros_livros_de_alfabetizacao_livros_para_o_ensino_inicial_da_leitura_e_da_escrita.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7237/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7237/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7237/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7237/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2de05f0bf3936555f8baf14641bf8d63
0b292da552081a7fb7c78667486a419a
5010a257bcf741e51a1f71cba7888d9c
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710147123412992