Temperamento materno, práticas educativas e problemas de adaptação em crianças dos 3 aos 5 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Joana Sacramento Simões de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/27539
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016
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spelling Temperamento materno, práticas educativas e problemas de adaptação em crianças dos 3 aos 5 anosPráticas educativasPré-escolarComportamento da criançaParentalidadeTeses de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016A parentalidade resulta de múltiplas influências, que interagem entre si, como o temperamento da mãe, o comportamento da criança, e o contexto onde ocorre esta interacção. Este estudo tem como principais objectivos avaliar a relação a) entre temperamento materno e as práticas educativas utilizadas pela mãe, b) entre as práticas educativas maternas e os problemas de adaptação da criança, c) entre o temperamento materno e os problemas de adaptação da criança, num grupo de mães e crianças em idade pré-escolar (3 aos 5 anos). Pretendeu-se ainda avaliar a relação entre o nível de escolaridade materna e as práticas educativas utilizadas, assim como averiguar se as mães com um filho e as mães com mais filhos reportam práticas educativas diferentes, em crianças entre os 3 aos 5 anos. Foram aplicados quatro instrumentos: questionário para recolha de dados sociodemográficos, - Questionário de Temperamento do Adulto - Versão Breve para avaliar o temperamento da mãe, o Questionário de Práticas Parentais para as práticas educativas maternas, e Child Behavior Checklist 11/2 – 5 anos para avaliar os comportamentos de adaptação da criança. A amostra foi constituída por um total de 196 crianças entre os 3 e os 5 anos e as respectivas mães, pertencentes à zona da Grande Lisboa e Santarém. Os resultados indicam que a) mães com maior controlo com esforço tendem a utilizar mais a monitorização, enquanto mães mais extrovertidas utilizam mais práticas disciplinares rígidas e/ou inconsistentes; b) o afecto negativo materno associa-se a problemas de externalização e internalização da criança; c) as práticas positivas associam-se a menos problemas de internalização e as práticas negativas a mais problemas de externalização. A maior parte dos resultados obtidos vai ao encontro da literatura existente ainda que com correlações fracas a moderadas. Este estudo contribui para o conhecimento sobre as relações entre a auto-regulação materna, as estratégias educativas e a adaptação da criança pré-escolar, podendo contribuir para informar o desenvolvimento de intervenções parentais.Parenthood is the result of multiple factors, which interact with each other, such as the mother’s temperament, the child’s behaviour and the context in which this interaction occurs. The main goals of this study are the assessment of the relationship a) between maternal temperament and the parenting practices used by the mother, b) between maternal parenting practices and child adjustment problems, c) between maternal temperament and child adjustment problems, in a group of mothers and preschool-age children (three to five years old). The study sought also to assess the relationship between the schooling level of the mother and her parenting practices, as well as to ascertain if mothers with a single child and mothers with more than one child report different parenting practices, in children between three to five years of age. Four instruments were applied: a questionnaire to collect socio-demographic data, the Adult Temperament Questionnaire [Portuguese version] to assess the mothers’ temperament, the Parenting Practices Questionnaire [Portuguese version] to describe maternal educational practices, and the Child Behaviour Checklist, 1.5 - 5-year-olds, to evaluate child adjustment problems. The sample comprised 196 children from three to five years old, and their respective mothers, living in the district of Lisbon and in Santarém. The results show that a) mothers with a effortful control tend to use more monitoring, whereas mothers that are more extrovert make more use of rigid and/or inconsistent disciplinary practices; b) maternal negative affection is associated with the child’s problems in externalising and internalising; c) positive practices are associated with fewer internalising problems, whereas negative practices are associated the more externalising problems. Most results support the existing literature on the subject, despite showing weak to moderate correlations. This study contributes to increase the knowledge on the relationships between maternal self-regulation, parenting strategies and preschool child adjustment, and may assist the development of interventions with parents.Barros, Luísa, 1957-Repositório da Universidade de LisboaAmorim, Joana Sacramento Simões de2017-04-27T09:18:34Z20162016-10-102016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/27539TID:201914662porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:18:35Zoai:repositorio.ul.pt:10451/27539Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:43:57.346872Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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