Perturbações do neurodesenvolvimento : perspetiva materna sobre o impacto do problema na família e o comportamento da criança
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/26688 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia Clínica Dinâmica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016 |
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Perturbações do neurodesenvolvimento : perspetiva materna sobre o impacto do problema na família e o comportamento da criançaFamília - criançasMãesCrianças - DesenvolvimentoComportamento da criançaTeses de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia Clínica Dinâmica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016O presente estudo, com mães de crianças com uma Perturbação do Neurodesenvolvimento (PN), pretende: (1) analisar o impacto da PN na família e o comportamento da criança em função do sexo e idade da criança; (2) averiguar a relação entre as duas dimensões; (3) explorar se estas dimensões variam em função do tipo de PN da criança; (4) determinar se há diferenças entre a perspetiva materna e a dos professores acerca do comportamento da criança; (5) caraterizar o impacto positivo da PN e a atribuição causal do comportamento, e explorar a sua relação com o impacto na família e com o comportamento, bem como a sua variação com o tipo de PN. Participaram no estudo 50 mães de crianças (6-12 anos) com uma PN. Utilizaram-se a Escala de Impacto na Família (IOF) e o Inventário do Comportamento da Criança (ICC) - para pais e para professores, bem como uma Ficha de Recolha de Informação (sociodemográfica, de desenvolvimento, referente à PN da criança, ao impacto positivo da PN, e à atribuição causal do comportamento). Os resultados mostraram que o impacto da PN na família e o comportamento não variam com o sexo da criança, mas o impacto familiar/social tende a variar com a sua idade. Verificaram-se associações (positivas) entre o impacto da PN e o comportamento (Externalizante e Total), observando-se ainda variações em cada uma das dimensões em estudo em função do tipo de PN. As perspetivas materna e dos professores, sobre o comportamento da criança, não se distinguiram de forma significativa. Por último, o impacto positivo mostrou variação com o tipo de PN e relacionou-se com a subescala Mestria/Coping do IOF. Os resultados sugerem a relevância de, no contexto clínico, se atender às dimensões estudadas e de se ter em conta que o tipo de PN pode ser influente.This study on mothers of children with a Neurodevelopmental Disorder (ND) sets out: (1) to analyze the impact of ND on the family and the child’s behavior according to the gender and age of the child; (2) to analyze the relationship between the two dimensions; (3) to explore if these dimensions vary in terms of the child’s ND type; (4) to ascertain whether there are differences between the mother’s and teacher’s perspectives of the child’s behavior; (5) to characterize the positive impact of the ND and the causal attribution for behavior, and to explore their relationship with the impact on the family and child’s behavior, as well as their variation with the type of ND of the child. Fifty mothers of children (6-12 years) with a ND participated in the study. The Impact on Family Scale (IOF), the Child Behavior Checklist (CBCL) and the Teacher Report Form (TRF) were used, as well as a form for the collection of specific information (sociodemographic, developmental, and aspects on the child’s ND, the positive impact of ND, and the causal attribution for behavior). The results showed that neither the impact of ND on the family nor behavior varied with the gender of the child, however the family-social impact tended to vary according to the child’s age. Positive associations between the impact of a ND and behavior (Externalizing and Total) were observed, as were variations in each dimension pursuant to the ND type. Mothers and teachers’ perspectives on child behavior did not differ significantly. Lastly, the positive impact showed variation with the ND type and was associated with the IOF Mastery/Coping subscale. Results suggest the relevance of taking the dimensions under study into consideration in a clinical context, and being aware that the type of ND may be influential.Santos, Salomé Vieira, 1959-Repositório da Universidade de LisboaNunes, Joana Pinto2017-02-27T16:10:53Z20162016-07-042016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/26688TID:201914913porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:16:59Zoai:repositorio.ul.pt:10451/26688Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:43:16.661172Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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