“Filhos és, pai serás”: memórias infantis dos pais e competências parentais actuais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/27784 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Psicopatologia e Psicoterapias Dinâmicas), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
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“Filhos és, pai serás”: memórias infantis dos pais e competências parentais actuaisMemória infantilDissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Psicopatologia e Psicoterapias Dinâmicas), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraEsta investigação tem como objectivo principal perceber se as memórias parentais na infância influenciam as competências dos pais na parentalidade. Seguindo uma linha de investigação correlacional transversal, de natureza quantitativa, foi desenvolvido um protocolo que permitiu a recolha dos dados necessários à realização do presente estudo. Como tal, foi aplicado um questionário sociodemográfico, bem como três escalas que permitiram recolher informações acerca das memórias infantis parentais, o estilo de vinculação do participante, como também as competências parentais desempenhadas por estes, actualmente, nos filhos. Os resultados desta investigação convergem com os estudos realizados e a literatura encontrada neste âmbito, sugerindo que as memórias de infância relativas aos estilos educativos parentais influenciam o modo como, mais tarde, se estabelecem vínculos relacionais e, em função destes, se aplicam as competências parentais. As relações precoces e, a percepção dada às mesmas, são fundamentais para o processo de desenvolvimento do indivíduo a nível social, psicológico e emocional, sendo considerados os desencadeadores do investimento relacional com os que os rodeiam.The present study’s main objective is to perceive if the parents’ childhood memories influence their parenthood competences later on. The protocol that enabled the data collection was based on a correlational transversal and quantitative research. A sociodemographic questionnaire was used, as well as three scales that enabled data collection regarding the parents’ childhood memories, the attachment style of the participants and their current parenthood competences. This research’s results are in line with the existing literature and studies about this matter, suggesting that the parents’ childhood memories, related to the education type they had, influence how, later on, relational attachment occurs, through wich parenthood competences are applied. Early relationships and the individuals’ perception about them are critical to their social, psychological and emocional development, being considered the trigger of the relational investment with their peers.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/27784http://hdl.handle.net/10316/27784TID:201443155porMonteiro, Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/27784Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:22.361153Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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