"Tal Pai, Tal Filho": memórias dos cuidados de infância e transição de práticas educativas parentais entre gerações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Laura Isabel de Matos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/35006
Resumo: A literatura indica-nos que as experiências vivenciadas no seio familiar têm uma importante influência no desenvolvimento de capacidades relacionais, para além de serem importantes preditores dos estilos educativos utilizados no futuro desempenho das suas funções parentais. De facto, parece existir uma tendência para repetir, no próprio exercício parental, as práticas parentais aprendidas na família de origem. O estudo realizado procurou compreender os diversos fatores que contribuem para a permanência ou mudança das práticas educativas parentais de geração para geração (herança geracional). Para tal, utilizou-se uma amostra constituída por 227 participantes em desempenho de papel parental ativo, com idades compreendidas entre os 20 e os 60 anos. Para a recolha dos dados foram utilizados o Questionário de Estilos e Dimensões Parentais (QEDP) - Versão Reduzida, a Escala de Memórias dos Cuidados de Infância (EMBU) e um questionário de caracterização sociodemográfica e familiar. Contrariamente ao proposto pela literatura, os resultados mostraram não ter existido qualquer influência das memórias de infância nos estilos educativos parentais adotados pelos participantes; “Like Father, Like Son”: Childhood Care Memories and the Transition of Parental Education Practices Between Generations Abstract: The literature indicates that the experiences lived within the family have an important influence on the development of relational skills, as well as being important predictors of the educational styles used in the future performance of parental functions. In fact, there seems to be a tendency to repeat, in the parental exercise itself, the parental practices learned in the family of origin. The study carried out sought to understand the various factors that contribute to the permanence or change of parental educational practices from generation to generation (generational inheritance). To this end, we used a sample consisting of 227 participants in active parental roles, aged between 20 and 60 years. Data were collected using the Questionnaire of Parenting Styles and Dimensions (QEDP) - Reduced Version, the Memories of Childhood Care Scale (EMBU) and a questionnaire on sociodemographic and family characteristics. Contrary to what was proposed in the literature, the results showed that there was no influence of the childhood memories on the parenting styles adopted by the participants.
id RCAP_e48cfe2c07447358746827b9692f166e
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/35006
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "Tal Pai, Tal Filho": memórias dos cuidados de infância e transição de práticas educativas parentais entre geraçõesParentalidadeMemórias dos Cuidados de InfânciaPráticas Educativas ParentaisEstilos Educativos ParentaisHerança GeracionalParentingChildhood Care MemoriesParenting Educational DimensionsParenting Educational StylesGenerational HeritageA literatura indica-nos que as experiências vivenciadas no seio familiar têm uma importante influência no desenvolvimento de capacidades relacionais, para além de serem importantes preditores dos estilos educativos utilizados no futuro desempenho das suas funções parentais. De facto, parece existir uma tendência para repetir, no próprio exercício parental, as práticas parentais aprendidas na família de origem. O estudo realizado procurou compreender os diversos fatores que contribuem para a permanência ou mudança das práticas educativas parentais de geração para geração (herança geracional). Para tal, utilizou-se uma amostra constituída por 227 participantes em desempenho de papel parental ativo, com idades compreendidas entre os 20 e os 60 anos. Para a recolha dos dados foram utilizados o Questionário de Estilos e Dimensões Parentais (QEDP) - Versão Reduzida, a Escala de Memórias dos Cuidados de Infância (EMBU) e um questionário de caracterização sociodemográfica e familiar. Contrariamente ao proposto pela literatura, os resultados mostraram não ter existido qualquer influência das memórias de infância nos estilos educativos parentais adotados pelos participantes; “Like Father, Like Son”: Childhood Care Memories and the Transition of Parental Education Practices Between Generations Abstract: The literature indicates that the experiences lived within the family have an important influence on the development of relational skills, as well as being important predictors of the educational styles used in the future performance of parental functions. In fact, there seems to be a tendency to repeat, in the parental exercise itself, the parental practices learned in the family of origin. The study carried out sought to understand the various factors that contribute to the permanence or change of parental educational practices from generation to generation (generational inheritance). To this end, we used a sample consisting of 227 participants in active parental roles, aged between 20 and 60 years. Data were collected using the Questionnaire of Parenting Styles and Dimensions (QEDP) - Reduced Version, the Memories of Childhood Care Scale (EMBU) and a questionnaire on sociodemographic and family characteristics. Contrary to what was proposed in the literature, the results showed that there was no influence of the childhood memories on the parenting styles adopted by the participants.Universidade de Évora2023-05-12T14:22:36Z2023-05-122023-04-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/35006http://hdl.handle.net/10174/35006TID:203287398porDepartamento de Psicologialauraidmvieira@hotmail.com681Vieira, Laura Isabel de Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:38:27Zoai:dspace.uevora.pt:10174/35006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:36.720259Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "Tal Pai, Tal Filho": memórias dos cuidados de infância e transição de práticas educativas parentais entre gerações
title "Tal Pai, Tal Filho": memórias dos cuidados de infância e transição de práticas educativas parentais entre gerações
spellingShingle "Tal Pai, Tal Filho": memórias dos cuidados de infância e transição de práticas educativas parentais entre gerações
Vieira, Laura Isabel de Matos
Parentalidade
Memórias dos Cuidados de Infância
Práticas Educativas Parentais
Estilos Educativos Parentais
Herança Geracional
Parenting
Childhood Care Memories
Parenting Educational Dimensions
Parenting Educational Styles
Generational Heritage
title_short "Tal Pai, Tal Filho": memórias dos cuidados de infância e transição de práticas educativas parentais entre gerações
title_full "Tal Pai, Tal Filho": memórias dos cuidados de infância e transição de práticas educativas parentais entre gerações
title_fullStr "Tal Pai, Tal Filho": memórias dos cuidados de infância e transição de práticas educativas parentais entre gerações
title_full_unstemmed "Tal Pai, Tal Filho": memórias dos cuidados de infância e transição de práticas educativas parentais entre gerações
title_sort "Tal Pai, Tal Filho": memórias dos cuidados de infância e transição de práticas educativas parentais entre gerações
author Vieira, Laura Isabel de Matos
author_facet Vieira, Laura Isabel de Matos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Laura Isabel de Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Parentalidade
Memórias dos Cuidados de Infância
Práticas Educativas Parentais
Estilos Educativos Parentais
Herança Geracional
Parenting
Childhood Care Memories
Parenting Educational Dimensions
Parenting Educational Styles
Generational Heritage
topic Parentalidade
Memórias dos Cuidados de Infância
Práticas Educativas Parentais
Estilos Educativos Parentais
Herança Geracional
Parenting
Childhood Care Memories
Parenting Educational Dimensions
Parenting Educational Styles
Generational Heritage
description A literatura indica-nos que as experiências vivenciadas no seio familiar têm uma importante influência no desenvolvimento de capacidades relacionais, para além de serem importantes preditores dos estilos educativos utilizados no futuro desempenho das suas funções parentais. De facto, parece existir uma tendência para repetir, no próprio exercício parental, as práticas parentais aprendidas na família de origem. O estudo realizado procurou compreender os diversos fatores que contribuem para a permanência ou mudança das práticas educativas parentais de geração para geração (herança geracional). Para tal, utilizou-se uma amostra constituída por 227 participantes em desempenho de papel parental ativo, com idades compreendidas entre os 20 e os 60 anos. Para a recolha dos dados foram utilizados o Questionário de Estilos e Dimensões Parentais (QEDP) - Versão Reduzida, a Escala de Memórias dos Cuidados de Infância (EMBU) e um questionário de caracterização sociodemográfica e familiar. Contrariamente ao proposto pela literatura, os resultados mostraram não ter existido qualquer influência das memórias de infância nos estilos educativos parentais adotados pelos participantes; “Like Father, Like Son”: Childhood Care Memories and the Transition of Parental Education Practices Between Generations Abstract: The literature indicates that the experiences lived within the family have an important influence on the development of relational skills, as well as being important predictors of the educational styles used in the future performance of parental functions. In fact, there seems to be a tendency to repeat, in the parental exercise itself, the parental practices learned in the family of origin. The study carried out sought to understand the various factors that contribute to the permanence or change of parental educational practices from generation to generation (generational inheritance). To this end, we used a sample consisting of 227 participants in active parental roles, aged between 20 and 60 years. Data were collected using the Questionnaire of Parenting Styles and Dimensions (QEDP) - Reduced Version, the Memories of Childhood Care Scale (EMBU) and a questionnaire on sociodemographic and family characteristics. Contrary to what was proposed in the literature, the results showed that there was no influence of the childhood memories on the parenting styles adopted by the participants.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-12T14:22:36Z
2023-05-12
2023-04-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/35006
http://hdl.handle.net/10174/35006
TID:203287398
url http://hdl.handle.net/10174/35006
identifier_str_mv TID:203287398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
lauraidmvieira@hotmail.com
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136717982138368