Design de embalagens em Portugal. Anos 30 e 40

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelo, Paulo Jorge Leitão
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/2911
Resumo: Tese de Mestrado em Design
id RCAP_0490eabdeb24f57d1f628e96e4ee9ed3
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/2911
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Design de embalagens em Portugal. Anos 30 e 40MarcasEmbalagensEstado NovoAnos 30 e 40DesignPublicidadeBrandsPackagingThirties and FortiesAdvertisingTese de Mestrado em DesignPartindo das definições de marca e identidade visual dos produtos e do papel desempenhado pela embalagem no processo de construção e transmissão dessa identidade, empreendeu-se uma leitura crítica de uma faixa do universo do consumo durante um período particular da História Contemporânea de Portugal – As décadas de 30 e 40 do século XX. Procedeu-se a uma breve caracterização económica, social e política de Portugal desse período, importante para a tentativa de correlacionar as actividades políticas do Estado Novo, nomeadamente, as que caracterizaram a conhecida “política do espírito” com a produção artística nas suas variadas extensões e a influência dos ideais do Estado Novo na produção industrial, nomeadamente na sua vertente mais visível, ou seja, as embalagens comerciais e a publicidade. A fase seguinte correspondeu a um trabalho de análise e sistematização de padrões gráficos relacionados com as características das embalagens, inventariação e enquadramento das mesmas com recurso a anúncios publicitários da época e outras fontes de informação, nomeadamente, as empresas produtoras.Starting with the definitions of brand and visual identity of products and the role played by the packaging for the process of building and transmitting that identity, a critical analysis has been made of a part of the universe of consumption during a particular period of Portuguese Contemporary History – the thirties and forties of the 20th century. There is a brief economic, social and political description of Portugal of that period, which is important to correlate the political activities of the Estado Novo, namely, those that characterize the well-known “politics of the spirit” with the various forms of art, as well as the influence of the ideals of the Estado Novo on industrial production, namely the most visible side of it, i. e. commercial packaging and advertising. In the next phase there is an analysis of the graphical design patterns related with the characteristics of packaging and their context, resorting to advertisements of that time and other sources of information, namely producers.Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de ArquitecturaMartins, João Paulo do RosárioRepositório da Universidade de LisboaMarcelo, Paulo Jorge Leitão2011-02-23T15:47:37Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/2911porMARCELO, Paulo Jorge Leitão - Design de embalagens em Portugal. Anos 30 e 40. Lisboa : FAUTL., 2010. Tese de Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:34:04Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/2911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:50:52.775005Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Design de embalagens em Portugal. Anos 30 e 40
title Design de embalagens em Portugal. Anos 30 e 40
spellingShingle Design de embalagens em Portugal. Anos 30 e 40
Marcelo, Paulo Jorge Leitão
Marcas
Embalagens
Estado Novo
Anos 30 e 40
Design
Publicidade
Brands
Packaging
Thirties and Forties
Advertising
title_short Design de embalagens em Portugal. Anos 30 e 40
title_full Design de embalagens em Portugal. Anos 30 e 40
title_fullStr Design de embalagens em Portugal. Anos 30 e 40
title_full_unstemmed Design de embalagens em Portugal. Anos 30 e 40
title_sort Design de embalagens em Portugal. Anos 30 e 40
author Marcelo, Paulo Jorge Leitão
author_facet Marcelo, Paulo Jorge Leitão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, João Paulo do Rosário
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelo, Paulo Jorge Leitão
dc.subject.por.fl_str_mv Marcas
Embalagens
Estado Novo
Anos 30 e 40
Design
Publicidade
Brands
Packaging
Thirties and Forties
Advertising
topic Marcas
Embalagens
Estado Novo
Anos 30 e 40
Design
Publicidade
Brands
Packaging
Thirties and Forties
Advertising
description Tese de Mestrado em Design
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-02-23T15:47:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/2911
url http://hdl.handle.net/10400.5/2911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MARCELO, Paulo Jorge Leitão - Design de embalagens em Portugal. Anos 30 e 40. Lisboa : FAUTL., 2010. Tese de Mestrado
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Arquitectura
publisher.none.fl_str_mv Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Arquitectura
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130984135786496