Design de embalagens em Portugal. Anos 30 e 40
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/2911 |
Resumo: | Tese de Mestrado em Design |
id |
RCAP_0490eabdeb24f57d1f628e96e4ee9ed3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/2911 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Design de embalagens em Portugal. Anos 30 e 40MarcasEmbalagensEstado NovoAnos 30 e 40DesignPublicidadeBrandsPackagingThirties and FortiesAdvertisingTese de Mestrado em DesignPartindo das definições de marca e identidade visual dos produtos e do papel desempenhado pela embalagem no processo de construção e transmissão dessa identidade, empreendeu-se uma leitura crítica de uma faixa do universo do consumo durante um período particular da História Contemporânea de Portugal – As décadas de 30 e 40 do século XX. Procedeu-se a uma breve caracterização económica, social e política de Portugal desse período, importante para a tentativa de correlacionar as actividades políticas do Estado Novo, nomeadamente, as que caracterizaram a conhecida “política do espírito” com a produção artística nas suas variadas extensões e a influência dos ideais do Estado Novo na produção industrial, nomeadamente na sua vertente mais visível, ou seja, as embalagens comerciais e a publicidade. A fase seguinte correspondeu a um trabalho de análise e sistematização de padrões gráficos relacionados com as características das embalagens, inventariação e enquadramento das mesmas com recurso a anúncios publicitários da época e outras fontes de informação, nomeadamente, as empresas produtoras.Starting with the definitions of brand and visual identity of products and the role played by the packaging for the process of building and transmitting that identity, a critical analysis has been made of a part of the universe of consumption during a particular period of Portuguese Contemporary History – the thirties and forties of the 20th century. There is a brief economic, social and political description of Portugal of that period, which is important to correlate the political activities of the Estado Novo, namely, those that characterize the well-known “politics of the spirit” with the various forms of art, as well as the influence of the ideals of the Estado Novo on industrial production, namely the most visible side of it, i. e. commercial packaging and advertising. In the next phase there is an analysis of the graphical design patterns related with the characteristics of packaging and their context, resorting to advertisements of that time and other sources of information, namely producers.Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de ArquitecturaMartins, João Paulo do RosárioRepositório da Universidade de LisboaMarcelo, Paulo Jorge Leitão2011-02-23T15:47:37Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/2911porMARCELO, Paulo Jorge Leitão - Design de embalagens em Portugal. Anos 30 e 40. Lisboa : FAUTL., 2010. Tese de Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:34:04Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/2911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:50:52.775005Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design de embalagens em Portugal. Anos 30 e 40 |
title |
Design de embalagens em Portugal. Anos 30 e 40 |
spellingShingle |
Design de embalagens em Portugal. Anos 30 e 40 Marcelo, Paulo Jorge Leitão Marcas Embalagens Estado Novo Anos 30 e 40 Design Publicidade Brands Packaging Thirties and Forties Advertising |
title_short |
Design de embalagens em Portugal. Anos 30 e 40 |
title_full |
Design de embalagens em Portugal. Anos 30 e 40 |
title_fullStr |
Design de embalagens em Portugal. Anos 30 e 40 |
title_full_unstemmed |
Design de embalagens em Portugal. Anos 30 e 40 |
title_sort |
Design de embalagens em Portugal. Anos 30 e 40 |
author |
Marcelo, Paulo Jorge Leitão |
author_facet |
Marcelo, Paulo Jorge Leitão |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, João Paulo do Rosário Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcelo, Paulo Jorge Leitão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marcas Embalagens Estado Novo Anos 30 e 40 Design Publicidade Brands Packaging Thirties and Forties Advertising |
topic |
Marcas Embalagens Estado Novo Anos 30 e 40 Design Publicidade Brands Packaging Thirties and Forties Advertising |
description |
Tese de Mestrado em Design |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2011-02-23T15:47:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/2911 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/2911 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
MARCELO, Paulo Jorge Leitão - Design de embalagens em Portugal. Anos 30 e 40. Lisboa : FAUTL., 2010. Tese de Mestrado |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Arquitectura |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Arquitectura |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130984135786496 |