Espaço(s) da educação: relatório final

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Ana Margarida Cruz Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18217
Resumo: O espaço que educa é um espaço refletido em diversas dimensões, resultado da ação e da relação da criança com os outros, com o mundo e consigo. A perceção desta realidade espelha-se em práticas observativas, refletidas e documentadas, assentes numa visão da criança como agente ativo do processo de construção de aprendizagens. Este trabalho reflete o percurso realizado ao longo da prática supervisionada em Educação Pré-escolar e em Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico. Relata uma experiência fundamentada na escuta da criança e na persecução do desenvolvimento dos seus interesses de forma integrada e global. Debruça-se numa análise dos espaços físicos da criança e daqueles que resultam da sua interação em contextos educativos.
id RCAP_049170ea080ca6ad77c84a371d652450
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18217
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Espaço(s) da educação: relatório finalEspaçoRelaçãoEducação Pré-EscolarTempoEnsino Básico 1º CicloO espaço que educa é um espaço refletido em diversas dimensões, resultado da ação e da relação da criança com os outros, com o mundo e consigo. A perceção desta realidade espelha-se em práticas observativas, refletidas e documentadas, assentes numa visão da criança como agente ativo do processo de construção de aprendizagens. Este trabalho reflete o percurso realizado ao longo da prática supervisionada em Educação Pré-escolar e em Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico. Relata uma experiência fundamentada na escuta da criança e na persecução do desenvolvimento dos seus interesses de forma integrada e global. Debruça-se numa análise dos espaços físicos da criança e daqueles que resultam da sua interação em contextos educativos.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Pereira, José Miguel Sacramento, 1968-Repositório ComumSantiago, Ana Margarida Cruz Ferreira2017-04-20T10:55:39Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18217201648628porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:55Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:46.179324Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Espaço(s) da educação: relatório final
title Espaço(s) da educação: relatório final
spellingShingle Espaço(s) da educação: relatório final
Santiago, Ana Margarida Cruz Ferreira
Espaço
Relação
Educação Pré-Escolar
Tempo
Ensino Básico 1º Ciclo
title_short Espaço(s) da educação: relatório final
title_full Espaço(s) da educação: relatório final
title_fullStr Espaço(s) da educação: relatório final
title_full_unstemmed Espaço(s) da educação: relatório final
title_sort Espaço(s) da educação: relatório final
author Santiago, Ana Margarida Cruz Ferreira
author_facet Santiago, Ana Margarida Cruz Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
Pereira, José Miguel Sacramento, 1968-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Ana Margarida Cruz Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço
Relação
Educação Pré-Escolar
Tempo
Ensino Básico 1º Ciclo
topic Espaço
Relação
Educação Pré-Escolar
Tempo
Ensino Básico 1º Ciclo
description O espaço que educa é um espaço refletido em diversas dimensões, resultado da ação e da relação da criança com os outros, com o mundo e consigo. A perceção desta realidade espelha-se em práticas observativas, refletidas e documentadas, assentes numa visão da criança como agente ativo do processo de construção de aprendizagens. Este trabalho reflete o percurso realizado ao longo da prática supervisionada em Educação Pré-escolar e em Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico. Relata uma experiência fundamentada na escuta da criança e na persecução do desenvolvimento dos seus interesses de forma integrada e global. Debruça-se numa análise dos espaços físicos da criança e daqueles que resultam da sua interação em contextos educativos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-20T10:55:39Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/18217
201648628
url http://hdl.handle.net/10400.26/18217
identifier_str_mv 201648628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130021811453952