Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Rute Mariline Nunes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/12016
Resumo: O presente relatório de estágio pretende dar a conhecer parte do trabalho desenvolvido no âmbito de Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico (1.º CEB). A ação educativa no âmbito de Educação Pré-escolar, desenvolveu-se numa Instituição Particular de Solidariedade Social com um grupo de 18 crianças, com idades de 3, 4 e 5 anos. No âmbito do 1.º CEB, a ação educativa ocorreu numa instituição da rede pública com uma turma de crianças do 2.º ano de escolaridade constituída por 18 crianças, com idades de 6 e 7 anos. No decorrer da ação educativa, para além de desenvolvermos a ação pedagógica, centrada na articulação curricular, mantivemos sempre presente a valorização de linhas pedagógicas que perspetivassem as crianças como cidadãos autónomos, completos e participativos. Deste modo, tivemos presente a importância da formação pessoal e social das crianças, na medida que tentamos atender às suas necessidades, valorizando as suas ideias, escutá-las e, acima de tudo, respeitá-las. Para tal, mantivemos presente as interações sociais, pois acreditamos que o processo de ensino/aprendizagem é mais enriquecedor quando as interações se encontram presentes. Para além das interações, e visto que elas são influenciadas pelo espaço e pelo tempo, também tivemos em consideração estas duas dimensões pedagógicas. Assim, ao longo de toda a prática não só assumimos uma atitude reflexiva e crítica em relação ao nosso trabalho, como também fomos observadoras ativas, realizamos diversificadas pesquisas e assumimos o papel de investigadoras. Os dados foram recolhidos no decorrer das intervenções realizadas nos dois contextos de ensino, através da observação direta, com recurso às notas de campo, ao registo fotográfico e aos diários de bordo, com o objetivo de nos servir como documentos de análise. Partimos da questão: Que experiências de ensino/aprendizagem podem potenciar as interações sociais de modo a favorecer o desenvolvimento do sentido do eu e do outro, alicerçado em valores democráticos, em contexto de jardim de infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico? E estabelecemos como objetivos: (i) reorganizar os ambientes de ensino aprendizagem potenciando o desenvolvimento da identidade pessoal alicerçada em valores democráticos; (ii) promover interações positivas e vivências democráticas favorecedoras do desenvolvimento da identidade pessoal e social, e por último, (iii) criar experiências de ensino/aprendizagem que permitam à criança interagir com a comunidade local, valorizando a sua identidade de pertença.
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No decorrer da ação educativa, para além de desenvolvermos a ação pedagógica, centrada na articulação curricular, mantivemos sempre presente a valorização de linhas pedagógicas que perspetivassem as crianças como cidadãos autónomos, completos e participativos. Deste modo, tivemos presente a importância da formação pessoal e social das crianças, na medida que tentamos atender às suas necessidades, valorizando as suas ideias, escutá-las e, acima de tudo, respeitá-las. Para tal, mantivemos presente as interações sociais, pois acreditamos que o processo de ensino/aprendizagem é mais enriquecedor quando as interações se encontram presentes. Para além das interações, e visto que elas são influenciadas pelo espaço e pelo tempo, também tivemos em consideração estas duas dimensões pedagógicas. Assim, ao longo de toda a prática não só assumimos uma atitude reflexiva e crítica em relação ao nosso trabalho, como também fomos observadoras ativas, realizamos diversificadas pesquisas e assumimos o papel de investigadoras. Os dados foram recolhidos no decorrer das intervenções realizadas nos dois contextos de ensino, através da observação direta, com recurso às notas de campo, ao registo fotográfico e aos diários de bordo, com o objetivo de nos servir como documentos de análise. Partimos da questão: Que experiências de ensino/aprendizagem podem potenciar as interações sociais de modo a favorecer o desenvolvimento do sentido do eu e do outro, alicerçado em valores democráticos, em contexto de jardim de infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico? E estabelecemos como objetivos: (i) reorganizar os ambientes de ensino aprendizagem potenciando o desenvolvimento da identidade pessoal alicerçada em valores democráticos; (ii) promover interações positivas e vivências democráticas favorecedoras do desenvolvimento da identidade pessoal e social, e por último, (iii) criar experiências de ensino/aprendizagem que permitam à criança interagir com a comunidade local, valorizando a sua identidade de pertença.This internship report aims disseminate the work developed within the Course Unit of Supervised Teaching Practice (PES), integrated in the Master Degree of Pre-School and 1st Cycle of Basic Education (1.º CEB). The educational activity within the Pre-School Education (EPE) context was developed in a Private Charity Institution with a group aged between 3 and 5 years and in the 1st cycle in a public school system with a class of children of the 2nd grade comprising 18 children aged from 6 to 7 years. Throughout this period, apart from developing the pedagogical activity focusing on the curricular articulation, we have considered the valorisation of the pedagogical lines which allow children to be autonomous, holistic and participative citizens. Thus, we have considered the importance of the personal and social background of children. We tried to answer to their needs, appreciating their ideas, listening to them and, most of all, respecting them. Therefore, we kept in mind social interactions, because we believe that the teaching/learning process becomes more enriching when interactions are present. Apart from this and since they are influenced by space and time, we also kept in mind these two pedagogical dimensions. So, throughout the practice period we not only assumed a reflexive and critical attitude in relation to our work, but we were also active observers, completing diversified research and assuming the researchers role. Our data was collected throughout the interventions in both teaching contexts, through direct observation, resorting to field notes, photographic records and to logbooks, used as documents analysis. We started from the question: Which teaching/learning experiences can potentiate social interactions in order to favour the development of the sense of the I and the Other, based on democratic values, in the context of the Pre-School and in the 1st cycle? Then, we have established the following objectives: (i) to reorganise teaching/learning environments potentiating the development of the personal identity based on democratic values; (ii) to promote positive interactions and favourable democratic experiences of the development of the personal and social identity and finally, (iii) to create teaching/learning experiences that allow children to interact with the local community, valuing their own identity.Castanheira, Manuel Luís PintoBiblioteca Digital do IPBTeixeira, Rute Mariline Nunes2015-07-31T11:29:30Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12016TID:201010917porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:28:16Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12016Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:28.806126Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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