O poço, de Galder Gaztelu-Urrutia: a distopia de um panóptico contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machuca, Jaqueline Castilho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3038
Resumo: Para além de tematizar a luta de classes - de forma orgânica e extremamente violenta - O poço (2019), dirigido pelo basco espanhol Galder Gaztelu-Urrutia, é um filme cujo protagonista se assemelha a um herói medieval. A fim de alimentar igualmente os detentos dos 333 andares de uma prisão vertical, Goreng, interpretado por Iván Massagué, é o mártir do enredo, sacrificando-se pelo “bem comum”, ainda que isso custe outras vidas. Repleto de intertextualidades com clássicos literários, como Dom Quixote e A divina comédia, a longa se ambienta nesse território claustrofóbico de privação de liberdade. A proposta dessa recensão é analisar a narrativa na perspectiva de Michel Foucault, para o qual o sistema carcerário atual, embora tenha apagado o corpo supliciado, esquartejado, amputado, nos seus dispositivos mais explícitos, ainda aplica certas medidas de sofrimento físico. No filme, o vigiar e punir - como propõe a estrutura do panóptico - também é reflexo das relações de poder, não apenas entre uma administração invisível que prepara banquetes que nunca chegam aos últimos andares, como no trato entre os pares que dividem as celas e entre aqueles que estão nas plataformas superiores e inferiores.
id RCAP_049b67e5158b2ae6787a3339f1ae3342
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3038
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O poço, de Galder Gaztelu-Urrutia: a distopia de um panóptico contemporâneoO poçoCinemaMichel FoucaultPanópticoPanopticon.Faculdade de Artes e HumanidadesPara além de tematizar a luta de classes - de forma orgânica e extremamente violenta - O poço (2019), dirigido pelo basco espanhol Galder Gaztelu-Urrutia, é um filme cujo protagonista se assemelha a um herói medieval. A fim de alimentar igualmente os detentos dos 333 andares de uma prisão vertical, Goreng, interpretado por Iván Massagué, é o mártir do enredo, sacrificando-se pelo “bem comum”, ainda que isso custe outras vidas. Repleto de intertextualidades com clássicos literários, como Dom Quixote e A divina comédia, a longa se ambienta nesse território claustrofóbico de privação de liberdade. A proposta dessa recensão é analisar a narrativa na perspectiva de Michel Foucault, para o qual o sistema carcerário atual, embora tenha apagado o corpo supliciado, esquartejado, amputado, nos seus dispositivos mais explícitos, ainda aplica certas medidas de sofrimento físico. No filme, o vigiar e punir - como propõe a estrutura do panóptico - também é reflexo das relações de poder, não apenas entre uma administração invisível que prepara banquetes que nunca chegam aos últimos andares, como no trato entre os pares que dividem as celas e entre aqueles que estão nas plataformas superiores e inferiores.Beyond to focusing on class struggle - in an organic and extremely violent way - The platform (2019), directed by the Spanish Basque Galder Gaztelu-Urrutia, is a film whose protagonist looks like a medieval hero. In order to feed equally the prisoners of the 333 floors from a vertical prison, Goreng, played by Iván Massagué, is the plot martyr, sacrificing himself on behalf of “common good”, even if it costs other lives. Full of intertextualities with literary classics, such as Don Quixote and The divine comedy, the movie takes place in this claustrophobic territory of liberty privation. The purpose of this review is to analyze the narrative from the perspective of Michel Foucault, for whom the current prison system, although it has erased the pleaded, quartered, amputated body, in its most explicit devices, still applies certain measures of physical suffering. In the film, watching and punishing - as proposed by the structure of the panopticon - is also a reflection of power relations, not only between an invisible administration that prepares feasts that never reach the last floors, as in the handling between the pairs that share the lockups and among those on the upper and lower platforms.Universidade da MadeiraDigitUMaMachuca, Jaqueline Castilho2020-12-14T11:46:19Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3038porMachuca, J. (2020). O poço, de Galder Gaztelu-Urrutia: a distopia de um panóptico contemporâneo. Universidade da Madeira. https://doi.org/10.34640/UNIVERSIDADEMADEIRA2020MACHUCA10.34640/UNIVERSIDADEMADEIRA2020MACHUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:56ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O poço, de Galder Gaztelu-Urrutia: a distopia de um panóptico contemporâneo
title O poço, de Galder Gaztelu-Urrutia: a distopia de um panóptico contemporâneo
spellingShingle O poço, de Galder Gaztelu-Urrutia: a distopia de um panóptico contemporâneo
Machuca, Jaqueline Castilho
O poço
Cinema
Michel Foucault
Panóptico
Panopticon
.
Faculdade de Artes e Humanidades
title_short O poço, de Galder Gaztelu-Urrutia: a distopia de um panóptico contemporâneo
title_full O poço, de Galder Gaztelu-Urrutia: a distopia de um panóptico contemporâneo
title_fullStr O poço, de Galder Gaztelu-Urrutia: a distopia de um panóptico contemporâneo
title_full_unstemmed O poço, de Galder Gaztelu-Urrutia: a distopia de um panóptico contemporâneo
title_sort O poço, de Galder Gaztelu-Urrutia: a distopia de um panóptico contemporâneo
author Machuca, Jaqueline Castilho
author_facet Machuca, Jaqueline Castilho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Machuca, Jaqueline Castilho
dc.subject.por.fl_str_mv O poço
Cinema
Michel Foucault
Panóptico
Panopticon
.
Faculdade de Artes e Humanidades
topic O poço
Cinema
Michel Foucault
Panóptico
Panopticon
.
Faculdade de Artes e Humanidades
description Para além de tematizar a luta de classes - de forma orgânica e extremamente violenta - O poço (2019), dirigido pelo basco espanhol Galder Gaztelu-Urrutia, é um filme cujo protagonista se assemelha a um herói medieval. A fim de alimentar igualmente os detentos dos 333 andares de uma prisão vertical, Goreng, interpretado por Iván Massagué, é o mártir do enredo, sacrificando-se pelo “bem comum”, ainda que isso custe outras vidas. Repleto de intertextualidades com clássicos literários, como Dom Quixote e A divina comédia, a longa se ambienta nesse território claustrofóbico de privação de liberdade. A proposta dessa recensão é analisar a narrativa na perspectiva de Michel Foucault, para o qual o sistema carcerário atual, embora tenha apagado o corpo supliciado, esquartejado, amputado, nos seus dispositivos mais explícitos, ainda aplica certas medidas de sofrimento físico. No filme, o vigiar e punir - como propõe a estrutura do panóptico - também é reflexo das relações de poder, não apenas entre uma administração invisível que prepara banquetes que nunca chegam aos últimos andares, como no trato entre os pares que dividem as celas e entre aqueles que estão nas plataformas superiores e inferiores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-14T11:46:19Z
2020-01-01T00:00:00Z
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3038
url http://hdl.handle.net/10400.13/3038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Machuca, J. (2020). O poço, de Galder Gaztelu-Urrutia: a distopia de um panóptico contemporâneo. Universidade da Madeira. https://doi.org/10.34640/UNIVERSIDADEMADEIRA2020MACHUCA
10.34640/UNIVERSIDADEMADEIRA2020MACHUCA
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Madeira
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Madeira
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301211890843648