O retrato da EAD no ensino superior: um estudo do curso de letras da UFPB virtual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/6739 |
Resumo: | O Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB – faz parte de uma política de universalização e acesso ao ensino superior na educação brasileira que merece aprofundamentos e estudos específicos no que diz respeito ao seu modelo de gestão e de funcionamento. Neste contexto, este estudo objetiva traçar o retrato do Curso de Letras – Língua Portuguesa da UFPB Virtual. Para tanto, foi realizado um estudo do tipo documental que buscou dados relativos ao perfil da turma pioneira do Curso de Letras da UFPB Virtual. Os resultados apontaram que as estatísticas oficiais demonstram um crescimento significativo do número de sujeitos que ingressaram no ensino superior através dos cursos oferecidos pela UAB conveniados com universidades federais em todas as regiões do país, em especial na UFPB Virtual. Entretanto, a partir das análises realizadas verifica-se que o quantitativo de egressos, embora acompanhem os índices nacionais, evidenciam aspectos que devem ser aprofundados na gestão da EaD no ensino superior a fim de refletir a sua estrutura, logística e investimentos para que desta forma possam-se mensurar a sua eficiência e eficácia. Nessa perspectiva, considera-se que a EaD tem potencial de se renovar e de proporcionar significativas evoluções na democratização do ensino e no modelo de Universidade, passando a ampliar as possibilidades de acesso ao Ensino Superior. |
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O retrato da EAD no ensino superior: um estudo do curso de letras da UFPB virtualMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOENSINO SUPERIORENSINO À DISTÂNCIAESTUDOS DE CASOBRASILEDUCATIONHIGHER EDUCATIONDISTANCE LEARNINGCASE STUDIESBRAZILO Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB – faz parte de uma política de universalização e acesso ao ensino superior na educação brasileira que merece aprofundamentos e estudos específicos no que diz respeito ao seu modelo de gestão e de funcionamento. Neste contexto, este estudo objetiva traçar o retrato do Curso de Letras – Língua Portuguesa da UFPB Virtual. Para tanto, foi realizado um estudo do tipo documental que buscou dados relativos ao perfil da turma pioneira do Curso de Letras da UFPB Virtual. Os resultados apontaram que as estatísticas oficiais demonstram um crescimento significativo do número de sujeitos que ingressaram no ensino superior através dos cursos oferecidos pela UAB conveniados com universidades federais em todas as regiões do país, em especial na UFPB Virtual. Entretanto, a partir das análises realizadas verifica-se que o quantitativo de egressos, embora acompanhem os índices nacionais, evidenciam aspectos que devem ser aprofundados na gestão da EaD no ensino superior a fim de refletir a sua estrutura, logística e investimentos para que desta forma possam-se mensurar a sua eficiência e eficácia. Nessa perspectiva, considera-se que a EaD tem potencial de se renovar e de proporcionar significativas evoluções na democratização do ensino e no modelo de Universidade, passando a ampliar as possibilidades de acesso ao Ensino Superior.The System Open University of Brazil - UAB - is part of a policy of universalization and access to university education in brazilian education that deserves careful consideration and specific studies in respect of its management model and operation. In this context, this study aims at drawing the portrait of Linguistics Course - Portuguese Language from UFPB Virtual. For this purpose, a study was carried out of the document that sought data on the profile of the pioneer class of Course of Letters from UFPB Virtual. The results showed that the official statistics show a significant increase in the number of subjects enrolled in higher education through courses offered by UAB partners with federal universities in all regions of the country, particularly in Virtual UFPB. However, as a result of the analysis carried out is that the quantity of graduates, although accompany the national indices, evidenced aspects that need to be examined in greater detail in the management of Distance Education in college education in order to reflect its structure, logistics and investments so that in this way may be measuring its efficiency and effectiveness. From this perspective, it is considered that the EaD has the potential to renew itself and to provide significant developments in the democratization of education and in the model of the University, to enlarge the possibilities of access to Higher Education.2015-11-24T17:01:51Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6739porMoreira, Carmen Maria da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:02:51Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6739Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:11.226950Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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