O retrato da EAD no ensino superior: um estudo do curso de letras da UFPB virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Carmen Maria da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6739
Resumo: O Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB – faz parte de uma política de universalização e acesso ao ensino superior na educação brasileira que merece aprofundamentos e estudos específicos no que diz respeito ao seu modelo de gestão e de funcionamento. Neste contexto, este estudo objetiva traçar o retrato do Curso de Letras – Língua Portuguesa da UFPB Virtual. Para tanto, foi realizado um estudo do tipo documental que buscou dados relativos ao perfil da turma pioneira do Curso de Letras da UFPB Virtual. Os resultados apontaram que as estatísticas oficiais demonstram um crescimento significativo do número de sujeitos que ingressaram no ensino superior através dos cursos oferecidos pela UAB conveniados com universidades federais em todas as regiões do país, em especial na UFPB Virtual. Entretanto, a partir das análises realizadas verifica-se que o quantitativo de egressos, embora acompanhem os índices nacionais, evidenciam aspectos que devem ser aprofundados na gestão da EaD no ensino superior a fim de refletir a sua estrutura, logística e investimentos para que desta forma possam-se mensurar a sua eficiência e eficácia. Nessa perspectiva, considera-se que a EaD tem potencial de se renovar e de proporcionar significativas evoluções na democratização do ensino e no modelo de Universidade, passando a ampliar as possibilidades de acesso ao Ensino Superior.
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