A EaD no ensino superior brasileiro: impactos da pandemia e preocupações emergentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32852 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a adoção da Educação a Distância no ensino superior brasileiro considerando, principalmente, os impactos gerados nos primeiros anos após o início da pandemia da COVID-19 (2020 e 2021). A partir da delimitação do problema de pesquisa “como o contexto pandêmico influenciou na demanda por cursos de graduação a distância no Brasil?”, o estudo aborda os principais conceitos e um breve histórico sobre a modalidade EaD no país. Além disso, a primeira parte do estudo traz um compilado de decisões do MEC durante a pandemia. Para construção da análise e discussão dos resultados, o estudo apresenta e compara dados acerca do tema com base em três importantes relatórios do setor da educação. Utilizando-se das versões mais atuais de cada relatório, foi possível observar o impacto da pandemia da COVID-19 no aumento da demanda e, consequentemente, da oferta de cursos a distância em instituições de ensino superior. Por fim, o presente estudo apresenta um levantamento bibliográfico que relaciona autores favoráveis e outros ainda céticos em relação à EaD, além de preocupações emergentes. Entende-se que a modalidade ainda terá um longo caminho a percorrer para sanar gaps metodológicos e relacionais, podendo, no entanto, ser uma forma efetiva e eficiente para levar a educação brasileira a outros patamares de inclusão, flexibilidade e inserção tecnológica. |
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A EaD no ensino superior brasileiro: impactos da pandemia e preocupações emergentesEnsino superiorEducação a distânciaPandemiaTransformação digital na educaçãoUniversidade brasileiraAcesso ao ensino superiorCOVID-19, Pandemia de, 2020-Ensino à distânciaEnsino remotoHigher educationDistance educationPandemicDigital transformation in educationO presente trabalho tem como objetivo analisar a adoção da Educação a Distância no ensino superior brasileiro considerando, principalmente, os impactos gerados nos primeiros anos após o início da pandemia da COVID-19 (2020 e 2021). A partir da delimitação do problema de pesquisa “como o contexto pandêmico influenciou na demanda por cursos de graduação a distância no Brasil?”, o estudo aborda os principais conceitos e um breve histórico sobre a modalidade EaD no país. Além disso, a primeira parte do estudo traz um compilado de decisões do MEC durante a pandemia. Para construção da análise e discussão dos resultados, o estudo apresenta e compara dados acerca do tema com base em três importantes relatórios do setor da educação. Utilizando-se das versões mais atuais de cada relatório, foi possível observar o impacto da pandemia da COVID-19 no aumento da demanda e, consequentemente, da oferta de cursos a distância em instituições de ensino superior. Por fim, o presente estudo apresenta um levantamento bibliográfico que relaciona autores favoráveis e outros ainda céticos em relação à EaD, além de preocupações emergentes. Entende-se que a modalidade ainda terá um longo caminho a percorrer para sanar gaps metodológicos e relacionais, podendo, no entanto, ser uma forma efetiva e eficiente para levar a educação brasileira a outros patamares de inclusão, flexibilidade e inserção tecnológica.This present work aims to analyze the adoption of Distance Education in Brazilian Higher Education, mainly considering the impacts generated in the first year after the beginning of the COVID-19 pandemic. From the delimitation of the research problem “how did the pandemic context influence the demand for distance learning courses in Brazil?”, the study addresses the main concepts and a brief history of the EaD modality in Brazil. In addition, the first part of the study brings a compilation of MEC decisions during the pandemic. For the construction of the analysis and discussion of the results, the study focuses on comparing the main metrics on the subject based on three important reports from the education.Using the most current versions of each report, it was possible to observe the impact of the COVID-19 pandemic on the supply and demand for distance learning courses in higher education institutions in the first year after the onset of the pandemic. Finally, the study also presents a bibliographic survey that lists favorable authors and others still skeptical about distance education. It is understood that the distance education modality will still have a long way to go to remedy methodological and relational gaps, but it may, however, be an effective and efficient way to take Brazilian education to other levels of inclusion, flexibility and technological insertion.48 f.Rodriguez y Rodriguez, Martius VicenteRamos Filho, Américo da CostaLeão, Maurício de SouzaSerejo, Ariela Araujo2024-05-06T17:56:14Z2024-05-06T17:56:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSEREJO, Ariela Araujo. A EaD no ensino superior brasileiro: impactos da pandemia e preocupações emergentes. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32852CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-05-06T17:56:19Zoai:app.uff.br:1/32852Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:59:52.949940Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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