A EaD no ensino superior brasileiro: impactos da pandemia e preocupações emergentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serejo, Ariela Araujo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32852
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a adoção da Educação a Distância no ensino superior brasileiro considerando, principalmente, os impactos gerados nos primeiros anos após o início da pandemia da COVID-19 (2020 e 2021). A partir da delimitação do problema de pesquisa “como o contexto pandêmico influenciou na demanda por cursos de graduação a distância no Brasil?”, o estudo aborda os principais conceitos e um breve histórico sobre a modalidade EaD no país. Além disso, a primeira parte do estudo traz um compilado de decisões do MEC durante a pandemia. Para construção da análise e discussão dos resultados, o estudo apresenta e compara dados acerca do tema com base em três importantes relatórios do setor da educação. Utilizando-se das versões mais atuais de cada relatório, foi possível observar o impacto da pandemia da COVID-19 no aumento da demanda e, consequentemente, da oferta de cursos a distância em instituições de ensino superior. Por fim, o presente estudo apresenta um levantamento bibliográfico que relaciona autores favoráveis e outros ainda céticos em relação à EaD, além de preocupações emergentes. Entende-se que a modalidade ainda terá um longo caminho a percorrer para sanar gaps metodológicos e relacionais, podendo, no entanto, ser uma forma efetiva e eficiente para levar a educação brasileira a outros patamares de inclusão, flexibilidade e inserção tecnológica.
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