Alfabetização financeira de discentes em contabilidade: uma análise das características socioeconómicas entre Brasil e Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/12987 |
Resumo: | “Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri” |
id |
RCAP_04a648086f33762c989e10daab79a5b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12987 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Alfabetização financeira de discentes em contabilidade: uma análise das características socioeconómicas entre Brasil e PortugalAlfabetização financeiraEducação financeiraFinanças pessoaisContabilidadeBrasilPortugalAccountingFinancial literacyPersonal financeBrazilFinancial educationContabilidade“Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri”A capacidade de gerir as finanças pessoais tem se tornado tarefa fundamental para a boa saúde financeira dos indivíduos e da sociedade. Em virtude disto, o tema alfabetização financeira tem ganhado maior evidencia entre órgãos governamentais, universidades e institutos de pesquisa da área econômica. A importância da alfabetização financeira está relacionada com a capacidade na tomada de decisões dos indivíduos, principalmente entre os mais jovens. Desta forma, o presente estudo visa contribuir para literatura e identificar qual o índice de alfabetização financeira (IAF) dos discentes em contabilidade em três instituições de ensino superior no Brasil e em Portugal, analisando quais fatores socioeconômicos exercem alguma influência em tal índice. A partir disto, realizou-se a revisão de literatura para identificar e compreender os conceitos acerca da alfabetização financeira, bem como elucidar aspectos relevantes para o tema. Em seguida, elaborou-se um questionário com fundamentação em estudos anteriores para que fosse possível melhor compreensão e comparação dos resultados. Logo, os resultados apresentaram semelhanças na média do IAF em ambos os países, porém, com níveis insatisfatórios para a consideração da alfabetização financeira. Também foi possível identificar que os fatores socioeconômicos gênero, idade e renda familiar apresentam alguma influência significativa no IAF dos respondentes. Desta forma, é possível afirmar que tais resultados apresentam similaridade com outros estudos já realizados, onde evidenciaram-se baixos níveis de alfabetização financeira, constatando-se a necessidade de aprofundar os fatores que causam tal influência a fim de encontrar medidas e soluções que corroborem na melhora de tais resultados.The ability to manage personal finances has become a fundamental task for the good financial health of individuals and society. As a result, the topic of financial literacy has obtained greater evidence among government agencies, universities and research institutes in the economic area. The importance of financial literacy is related to the ability of individuals decision-making, especially among younger people. Therefore, the present study aims to contribute to scientific literature and aims to identify the financial literacy index (LAI) of accounting students in three higher education institutions, on Brazil and Portugal, analyzing which socioeconomic factors exert some influence in such index. Thereby, it was conducted a literature review to identify and understand the concepts about financial literacy as well as elucidate relevant aspects to the topic. In sequence, a questionnaire fundamented in previous studies was elaborated so that it was possible to better understand and to compare the results. Thus, the results presented similarities in the avarage LAI in both countries, however, with unsatisfactory levels for an analysis of financial literacy. It was also possible to identify the socioeconomic factors: gender, age and family income, wich present some significant influence on the respondents LAI. Therefore, it is possible to affirm that these results present similarity with other studies already carried out, evidencing low levels of financial literacy, stating the need to deepen the factors that cause such influence in order to find measures and solutions that corroborate in the improvement of such results.Pereira, Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro AndradeSchvirck, EliandroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Bruno André Nunes da2019-03-16T10:55:29Z2018-09-042018-09-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12987TID:202192741porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:55:01Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12987Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:14.151635Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização financeira de discentes em contabilidade: uma análise das características socioeconómicas entre Brasil e Portugal |
title |
Alfabetização financeira de discentes em contabilidade: uma análise das características socioeconómicas entre Brasil e Portugal |
spellingShingle |
Alfabetização financeira de discentes em contabilidade: uma análise das características socioeconómicas entre Brasil e Portugal Silva, Bruno André Nunes da Alfabetização financeira Educação financeira Finanças pessoais Contabilidade Brasil Portugal Accounting Financial literacy Personal finance Brazil Financial education Contabilidade |
title_short |
Alfabetização financeira de discentes em contabilidade: uma análise das características socioeconómicas entre Brasil e Portugal |
title_full |
Alfabetização financeira de discentes em contabilidade: uma análise das características socioeconómicas entre Brasil e Portugal |
title_fullStr |
Alfabetização financeira de discentes em contabilidade: uma análise das características socioeconómicas entre Brasil e Portugal |
title_full_unstemmed |
Alfabetização financeira de discentes em contabilidade: uma análise das características socioeconómicas entre Brasil e Portugal |
title_sort |
Alfabetização financeira de discentes em contabilidade: uma análise das características socioeconómicas entre Brasil e Portugal |
author |
Silva, Bruno André Nunes da |
author_facet |
Silva, Bruno André Nunes da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro Andrade Schvirck, Eliandro Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Bruno André Nunes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização financeira Educação financeira Finanças pessoais Contabilidade Brasil Portugal Accounting Financial literacy Personal finance Brazil Financial education Contabilidade |
topic |
Alfabetização financeira Educação financeira Finanças pessoais Contabilidade Brasil Portugal Accounting Financial literacy Personal finance Brazil Financial education Contabilidade |
description |
“Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri” |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-04 2018-09-04T00:00:00Z 2019-03-16T10:55:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/12987 TID:202192741 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/12987 |
identifier_str_mv |
TID:202192741 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131424881639424 |