Alfabetização financeira de discentes em contabilidade: uma análise das características socioeconómicas entre Brasil e Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruno André Nunes da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12987
Resumo: “Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri”
id RCAP_04a648086f33762c989e10daab79a5b0
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12987
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Alfabetização financeira de discentes em contabilidade: uma análise das características socioeconómicas entre Brasil e PortugalAlfabetização financeiraEducação financeiraFinanças pessoaisContabilidadeBrasilPortugalAccountingFinancial literacyPersonal financeBrazilFinancial educationContabilidade“Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri”A capacidade de gerir as finanças pessoais tem se tornado tarefa fundamental para a boa saúde financeira dos indivíduos e da sociedade. Em virtude disto, o tema alfabetização financeira tem ganhado maior evidencia entre órgãos governamentais, universidades e institutos de pesquisa da área econômica. A importância da alfabetização financeira está relacionada com a capacidade na tomada de decisões dos indivíduos, principalmente entre os mais jovens. Desta forma, o presente estudo visa contribuir para literatura e identificar qual o índice de alfabetização financeira (IAF) dos discentes em contabilidade em três instituições de ensino superior no Brasil e em Portugal, analisando quais fatores socioeconômicos exercem alguma influência em tal índice. A partir disto, realizou-se a revisão de literatura para identificar e compreender os conceitos acerca da alfabetização financeira, bem como elucidar aspectos relevantes para o tema. Em seguida, elaborou-se um questionário com fundamentação em estudos anteriores para que fosse possível melhor compreensão e comparação dos resultados. Logo, os resultados apresentaram semelhanças na média do IAF em ambos os países, porém, com níveis insatisfatórios para a consideração da alfabetização financeira. Também foi possível identificar que os fatores socioeconômicos gênero, idade e renda familiar apresentam alguma influência significativa no IAF dos respondentes. Desta forma, é possível afirmar que tais resultados apresentam similaridade com outros estudos já realizados, onde evidenciaram-se baixos níveis de alfabetização financeira, constatando-se a necessidade de aprofundar os fatores que causam tal influência a fim de encontrar medidas e soluções que corroborem na melhora de tais resultados.The ability to manage personal finances has become a fundamental task for the good financial health of individuals and society. As a result, the topic of financial literacy has obtained greater evidence among government agencies, universities and research institutes in the economic area. The importance of financial literacy is related to the ability of individuals decision-making, especially among younger people. Therefore, the present study aims to contribute to scientific literature and aims to identify the financial literacy index (LAI) of accounting students in three higher education institutions, on Brazil and Portugal, analyzing which socioeconomic factors exert some influence in such index. Thereby, it was conducted a literature review to identify and understand the concepts about financial literacy as well as elucidate relevant aspects to the topic. In sequence, a questionnaire fundamented in previous studies was elaborated so that it was possible to better understand and to compare the results. Thus, the results presented similarities in the avarage LAI in both countries, however, with unsatisfactory levels for an analysis of financial literacy. It was also possible to identify the socioeconomic factors: gender, age and family income, wich present some significant influence on the respondents LAI. Therefore, it is possible to affirm that these results present similarity with other studies already carried out, evidencing low levels of financial literacy, stating the need to deepen the factors that cause such influence in order to find measures and solutions that corroborate in the improvement of such results.Pereira, Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro AndradeSchvirck, EliandroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Bruno André Nunes da2019-03-16T10:55:29Z2018-09-042018-09-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12987TID:202192741porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:55:01Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12987Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:14.151635Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização financeira de discentes em contabilidade: uma análise das características socioeconómicas entre Brasil e Portugal
title Alfabetização financeira de discentes em contabilidade: uma análise das características socioeconómicas entre Brasil e Portugal
spellingShingle Alfabetização financeira de discentes em contabilidade: uma análise das características socioeconómicas entre Brasil e Portugal
Silva, Bruno André Nunes da
Alfabetização financeira
Educação financeira
Finanças pessoais
Contabilidade
Brasil
Portugal
Accounting
Financial literacy
Personal finance
Brazil
Financial education
Contabilidade
title_short Alfabetização financeira de discentes em contabilidade: uma análise das características socioeconómicas entre Brasil e Portugal
title_full Alfabetização financeira de discentes em contabilidade: uma análise das características socioeconómicas entre Brasil e Portugal
title_fullStr Alfabetização financeira de discentes em contabilidade: uma análise das características socioeconómicas entre Brasil e Portugal
title_full_unstemmed Alfabetização financeira de discentes em contabilidade: uma análise das características socioeconómicas entre Brasil e Portugal
title_sort Alfabetização financeira de discentes em contabilidade: uma análise das características socioeconómicas entre Brasil e Portugal
author Silva, Bruno André Nunes da
author_facet Silva, Bruno André Nunes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro Andrade
Schvirck, Eliandro
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bruno André Nunes da
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização financeira
Educação financeira
Finanças pessoais
Contabilidade
Brasil
Portugal
Accounting
Financial literacy
Personal finance
Brazil
Financial education
Contabilidade
topic Alfabetização financeira
Educação financeira
Finanças pessoais
Contabilidade
Brasil
Portugal
Accounting
Financial literacy
Personal finance
Brazil
Financial education
Contabilidade
description “Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri”
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-04
2018-09-04T00:00:00Z
2019-03-16T10:55:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/12987
TID:202192741
url http://hdl.handle.net/10400.22/12987
identifier_str_mv TID:202192741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131424881639424