O treino de auto-instrução, uma via de acesso às estratégias metacognitivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.17575/rpsicol.v11i1.596 |
Resumo: | Self-regulatory cognitive processes have been studied in order to understand how they affect the learning results and how they can be stimulated and developed in students. In this article we review the main characteristics of the self-instruction training, a clinical procedure first developed to promote self-control competencies. The application of this procedure to the development of the cognitive and metacognitive regulatory processes in students with learning problems soon followed. Second, we present some of the most well known metacognitive models that highlight the metacognitive components of the learning process. Last, we draw a parallel between the self-instruction procedures applied to solving learning problems and the goals of metacognition. We consider the first a privileged way of access to the goals of metacognition. |
id |
RCAP_04b39ca7058bb86607b6775c8e2910dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.appsicologia.org:article/596 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O treino de auto-instrução, uma via de acesso às estratégias metacognitivas-Self-regulatory cognitive processes have been studied in order to understand how they affect the learning results and how they can be stimulated and developed in students. In this article we review the main characteristics of the self-instruction training, a clinical procedure first developed to promote self-control competencies. The application of this procedure to the development of the cognitive and metacognitive regulatory processes in students with learning problems soon followed. Second, we present some of the most well known metacognitive models that highlight the metacognitive components of the learning process. Last, we draw a parallel between the self-instruction procedures applied to solving learning problems and the goals of metacognition. We consider the first a privileged way of access to the goals of metacognition.Os processos cognitivos de auto-regulação têm sido alvo de numerosos estudos que procuram compreender como aqueles podem afectar os resultados da aprendizagem ou como podem ser estimulados e desenvolvidos nos estudantes. Neste artigo começa-se por referir as características centrais do treino de auto-instrução, procedimento clínico criado incialmente para a instrução das competências de autocontrolo e que cedo se constitui como via adequada para o desenvolvimento da regulação dos processos ciognitivos e metacognitivos nos estudantes com dificuldades de aprendizagem. Em seguida, são sumariados alguns dos mais conhecidos modelos de metacognição, que fundamentam a importância de considerar as componentes metacognitivas na aprendizagem escolar. Por fim, é estabelecido um paralelismo entre os procedimentos adoptados na auto-instrução para a resolução de problemas de aprenduzagem e os propósitos da metacogmnição, considerando-se os primeiros como uma via priveligiada para o desenvolvimento dos processos de autoregulação na aprendizagem.Associação Portuguesa de Psicologia1996-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.17575/rpsicol.v11i1.596https://doi.org/10.17575/rpsicol.v11i1.596PSICOLOGIA; Vol. 11 No. 1 (1996); 117-125PSICOLOGIA; Vol. 11 N.º 1 (1996); 117-1252183-24710874-2049reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/596https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/596/341Silva, Adelina Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T12:50:37Zoai:oai.appsicologia.org:article/596Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:22.881340Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O treino de auto-instrução, uma via de acesso às estratégias metacognitivas |
title |
O treino de auto-instrução, uma via de acesso às estratégias metacognitivas |
spellingShingle |
O treino de auto-instrução, uma via de acesso às estratégias metacognitivas Silva, Adelina Lopes - |
title_short |
O treino de auto-instrução, uma via de acesso às estratégias metacognitivas |
title_full |
O treino de auto-instrução, uma via de acesso às estratégias metacognitivas |
title_fullStr |
O treino de auto-instrução, uma via de acesso às estratégias metacognitivas |
title_full_unstemmed |
O treino de auto-instrução, uma via de acesso às estratégias metacognitivas |
title_sort |
O treino de auto-instrução, uma via de acesso às estratégias metacognitivas |
author |
Silva, Adelina Lopes |
author_facet |
Silva, Adelina Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Adelina Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
- |
topic |
- |
description |
Self-regulatory cognitive processes have been studied in order to understand how they affect the learning results and how they can be stimulated and developed in students. In this article we review the main characteristics of the self-instruction training, a clinical procedure first developed to promote self-control competencies. The application of this procedure to the development of the cognitive and metacognitive regulatory processes in students with learning problems soon followed. Second, we present some of the most well known metacognitive models that highlight the metacognitive components of the learning process. Last, we draw a parallel between the self-instruction procedures applied to solving learning problems and the goals of metacognition. We consider the first a privileged way of access to the goals of metacognition. |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996-01-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.17575/rpsicol.v11i1.596 https://doi.org/10.17575/rpsicol.v11i1.596 |
url |
https://doi.org/10.17575/rpsicol.v11i1.596 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/596 https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/596/341 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
PSICOLOGIA; Vol. 11 No. 1 (1996); 117-125 PSICOLOGIA; Vol. 11 N.º 1 (1996); 117-125 2183-2471 0874-2049 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134657803976704 |