Portuguese consumers’ perceptions of corporate social responsibility

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beito, Sérgio Filipe Tinoco
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/8599
Resumo: A crescente importância da responsabilidade social empresarial (RSE) não pode ser negada, especialmente para os consumidores. Cada vez mais empresas adotam iniciativas socialmente responsáveis com a conceção de que os consumidores suportam as organizações ativamente. Apesar disso, pouco se sabe sobre o significado e a importância que as responsabilidades sociais têm para os consumidores, nomeadamente em Portugal. Nesse sentido, o presente estudo, procura indagar sobre questões relacionadas sobre o nível de conhecimento da área da responsabilidade social, o grau de envolvimento com as empresas, e as iniciativas que são mais valorizadas. Em suma, a perceção e expetativas que os consumidores têm da RSE em geral. Os resultados indicam que os consumidores Portugueses acreditam que as empresas devem ter maior responsabilidade no desenvolvimento social da sociedade pois acreditam que a influência deles na sociedade é em média positiva e apoiam as suas iniciativas socialmente responsáveis. Isto é denotado na importância que a RSE tem para os consumidores mesmo em diferentes indústrias, em particular a honestidade corporativa. Apesar das suas preocupações e de garantirem que são familiares com o conceito de RSE, a generalidade dos participantes não conseguiram construir uma definição multidimensional, já que a maioria não entendeu a importância da dimensão económica – responsabilidades económicas são repetidamente desvalorizadas. Torna-se fulcral por parte das empresas investigar mais profundamente as perceções e expetativas dos consumidores de modo a desenvolver estratégias de RSE mais eficazes e mais valorizadas pela sociedade.
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