Sdubid, o retrato da atualidade - análise da arte de Tommy Cash

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zocca, Ricardo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Martins, Moisés de Lemos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/75205
Resumo: A pós-modernidade translada para uma sociedade cada vez mais preocupada com os números e com os sistemas de informação. Este trabalho explora os efeitos deste movimento a partir de uma análise de semiótica social do videoclipe Sdubid de Tommy Cash, a partir dos conceitos de Dataísmo de Harari (2015); da semiótica social de Martins (2017) e do imaginário de Durand (1993). Dentre os resultados do trabalho destaca-se um sentimento de insatisfação crescente por parte da maioria da sociedade, que tende à um rápido crescimento, podendo causar uma grande ruptura em pouco tempo.
id RCAP_04cac4217ca76c4be2a3d3867a901171
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75205
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sdubid, o retrato da atualidade - análise da arte de Tommy CashSdubid, the portrait of the actuality - art analysis of Tommy CashSociedadePós-modernismoTommy CashSdubidSemiótica socialSocietyPostmodernismSocial semioticsCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA pós-modernidade translada para uma sociedade cada vez mais preocupada com os números e com os sistemas de informação. Este trabalho explora os efeitos deste movimento a partir de uma análise de semiótica social do videoclipe Sdubid de Tommy Cash, a partir dos conceitos de Dataísmo de Harari (2015); da semiótica social de Martins (2017) e do imaginário de Durand (1993). Dentre os resultados do trabalho destaca-se um sentimento de insatisfação crescente por parte da maioria da sociedade, que tende à um rápido crescimento, podendo causar uma grande ruptura em pouco tempo.Post-modernity translates to a society increasingly concerned with numbers and information systems. This work explores the effects of this movement from an analysis of social semiotics of the video clip Sdubid by Tommy Cash, from the concepts of Dataism by Harari (2015); the social semiotics of Martins (2017) and the imaginary of Durand (1993). Among the results of the work, there is a growing feeling of dissatisfaction on the part of the majority of society, which tends to grow rapidly and can cause a major disruption in a short time.(undefined)Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA)Universidade do MinhoZocca, RicardoMartins, Moisés de Lemos20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/75205porZocca, R., & Martins, M. L. (2021). Sdubid, o retrato da atualidade — Análise da arte de Tommy Cash. Revista de Comunicação e Linguagens, (55), 41-60. https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/1602183-719810.34619/ky6v-cttihttps://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/160info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-23T01:27:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75205Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:39.758687Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sdubid, o retrato da atualidade - análise da arte de Tommy Cash
Sdubid, the portrait of the actuality - art analysis of Tommy Cash
title Sdubid, o retrato da atualidade - análise da arte de Tommy Cash
spellingShingle Sdubid, o retrato da atualidade - análise da arte de Tommy Cash
Zocca, Ricardo
Sociedade
Pós-modernismo
Tommy Cash
Sdubid
Semiótica social
Society
Postmodernism
Social semiotics
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Sdubid, o retrato da atualidade - análise da arte de Tommy Cash
title_full Sdubid, o retrato da atualidade - análise da arte de Tommy Cash
title_fullStr Sdubid, o retrato da atualidade - análise da arte de Tommy Cash
title_full_unstemmed Sdubid, o retrato da atualidade - análise da arte de Tommy Cash
title_sort Sdubid, o retrato da atualidade - análise da arte de Tommy Cash
author Zocca, Ricardo
author_facet Zocca, Ricardo
Martins, Moisés de Lemos
author_role author
author2 Martins, Moisés de Lemos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Zocca, Ricardo
Martins, Moisés de Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv Sociedade
Pós-modernismo
Tommy Cash
Sdubid
Semiótica social
Society
Postmodernism
Social semiotics
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Sociedade
Pós-modernismo
Tommy Cash
Sdubid
Semiótica social
Society
Postmodernism
Social semiotics
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description A pós-modernidade translada para uma sociedade cada vez mais preocupada com os números e com os sistemas de informação. Este trabalho explora os efeitos deste movimento a partir de uma análise de semiótica social do videoclipe Sdubid de Tommy Cash, a partir dos conceitos de Dataísmo de Harari (2015); da semiótica social de Martins (2017) e do imaginário de Durand (1993). Dentre os resultados do trabalho destaca-se um sentimento de insatisfação crescente por parte da maioria da sociedade, que tende à um rápido crescimento, podendo causar uma grande ruptura em pouco tempo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/75205
url https://hdl.handle.net/1822/75205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Zocca, R., & Martins, M. L. (2021). Sdubid, o retrato da atualidade — Análise da arte de Tommy Cash. Revista de Comunicação e Linguagens, (55), 41-60. https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/160
2183-7198
10.34619/ky6v-ctti
https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/160
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132236244582400