Sdubid, o retrato da atualidade - análise da arte de Tommy Cash
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/75205 |
Resumo: | A pós-modernidade translada para uma sociedade cada vez mais preocupada com os números e com os sistemas de informação. Este trabalho explora os efeitos deste movimento a partir de uma análise de semiótica social do videoclipe Sdubid de Tommy Cash, a partir dos conceitos de Dataísmo de Harari (2015); da semiótica social de Martins (2017) e do imaginário de Durand (1993). Dentre os resultados do trabalho destaca-se um sentimento de insatisfação crescente por parte da maioria da sociedade, que tende à um rápido crescimento, podendo causar uma grande ruptura em pouco tempo. |
id |
RCAP_04cac4217ca76c4be2a3d3867a901171 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75205 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sdubid, o retrato da atualidade - análise da arte de Tommy CashSdubid, the portrait of the actuality - art analysis of Tommy CashSociedadePós-modernismoTommy CashSdubidSemiótica socialSocietyPostmodernismSocial semioticsCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA pós-modernidade translada para uma sociedade cada vez mais preocupada com os números e com os sistemas de informação. Este trabalho explora os efeitos deste movimento a partir de uma análise de semiótica social do videoclipe Sdubid de Tommy Cash, a partir dos conceitos de Dataísmo de Harari (2015); da semiótica social de Martins (2017) e do imaginário de Durand (1993). Dentre os resultados do trabalho destaca-se um sentimento de insatisfação crescente por parte da maioria da sociedade, que tende à um rápido crescimento, podendo causar uma grande ruptura em pouco tempo.Post-modernity translates to a society increasingly concerned with numbers and information systems. This work explores the effects of this movement from an analysis of social semiotics of the video clip Sdubid by Tommy Cash, from the concepts of Dataism by Harari (2015); the social semiotics of Martins (2017) and the imaginary of Durand (1993). Among the results of the work, there is a growing feeling of dissatisfaction on the part of the majority of society, which tends to grow rapidly and can cause a major disruption in a short time.(undefined)Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA)Universidade do MinhoZocca, RicardoMartins, Moisés de Lemos20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/75205porZocca, R., & Martins, M. L. (2021). Sdubid, o retrato da atualidade — Análise da arte de Tommy Cash. Revista de Comunicação e Linguagens, (55), 41-60. https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/1602183-719810.34619/ky6v-cttihttps://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/160info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-23T01:27:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75205Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:39.758687Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sdubid, o retrato da atualidade - análise da arte de Tommy Cash Sdubid, the portrait of the actuality - art analysis of Tommy Cash |
title |
Sdubid, o retrato da atualidade - análise da arte de Tommy Cash |
spellingShingle |
Sdubid, o retrato da atualidade - análise da arte de Tommy Cash Zocca, Ricardo Sociedade Pós-modernismo Tommy Cash Sdubid Semiótica social Society Postmodernism Social semiotics Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
Sdubid, o retrato da atualidade - análise da arte de Tommy Cash |
title_full |
Sdubid, o retrato da atualidade - análise da arte de Tommy Cash |
title_fullStr |
Sdubid, o retrato da atualidade - análise da arte de Tommy Cash |
title_full_unstemmed |
Sdubid, o retrato da atualidade - análise da arte de Tommy Cash |
title_sort |
Sdubid, o retrato da atualidade - análise da arte de Tommy Cash |
author |
Zocca, Ricardo |
author_facet |
Zocca, Ricardo Martins, Moisés de Lemos |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Moisés de Lemos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zocca, Ricardo Martins, Moisés de Lemos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociedade Pós-modernismo Tommy Cash Sdubid Semiótica social Society Postmodernism Social semiotics Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Sociedade Pós-modernismo Tommy Cash Sdubid Semiótica social Society Postmodernism Social semiotics Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
A pós-modernidade translada para uma sociedade cada vez mais preocupada com os números e com os sistemas de informação. Este trabalho explora os efeitos deste movimento a partir de uma análise de semiótica social do videoclipe Sdubid de Tommy Cash, a partir dos conceitos de Dataísmo de Harari (2015); da semiótica social de Martins (2017) e do imaginário de Durand (1993). Dentre os resultados do trabalho destaca-se um sentimento de insatisfação crescente por parte da maioria da sociedade, que tende à um rápido crescimento, podendo causar uma grande ruptura em pouco tempo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/75205 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/75205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Zocca, R., & Martins, M. L. (2021). Sdubid, o retrato da atualidade — Análise da arte de Tommy Cash. Revista de Comunicação e Linguagens, (55), 41-60. https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/160 2183-7198 10.34619/ky6v-ctti https://rcl.fcsh.unl.pt/index.php/rcl/article/view/160 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132236244582400 |