A utilização de fóruns de discussão em contextos de aprendizagem: uma abordagem às relações entre intervenientes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/873 |
Resumo: | A crescente utilização das TIC e a sua influência no modo como se entende o processo educativo, tem estado na origem de diferentes propostas e redefinições sucessivas em torno de conceitos que se enquadram na temática da educação à distância. Sentimos, pois, a necessidade de discutir e explorar alguns desses conceitos articulando-os com a nossa experiência de utilização de fóruns de discussão. Este trabalho constitui uma reflexão, aliada a um levantamento de questões, sobre a utilização de uma plataforma de educação à distância (concretamente, o Teleduc) e, mais especificamente, sobre os fóruns de discussão utilizados pedagogicamente como complemento à aula presencial. De uma primeira abordagem a este estudo resultaram algumas questões: Que conteúdos são partilhados? Que tipo de interacções existem? Que variáveis afectam a utilização de fóruns de discussão como ferramenta para o desenvolvimento de determinadas actividades? Com base nos dados obtidos, no âmbito de três fóruns partilhados num Complemento de Formação da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti por alunos e professores, foi feita uma caracterização de cada um dos fóruns, tendo em conta os seguintes itens: intervenientes, duração, objectivos e forma como foram integrados nas actividades de sala, estratégias de utilização e temas. A análise das intervenções dos participantes teve como objectivo tentar perceber diferenças existentes entre os fóruns em termos de participação e interacção. Com este texto, pretendemos partilhar os resultados deste estudo. |
id |
RCAP_04d05cabe0f862d91685f7ea6e1b27f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/873 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização de fóruns de discussão em contextos de aprendizagem: uma abordagem às relações entre intervenientesEnsino à distânciaA crescente utilização das TIC e a sua influência no modo como se entende o processo educativo, tem estado na origem de diferentes propostas e redefinições sucessivas em torno de conceitos que se enquadram na temática da educação à distância. Sentimos, pois, a necessidade de discutir e explorar alguns desses conceitos articulando-os com a nossa experiência de utilização de fóruns de discussão. Este trabalho constitui uma reflexão, aliada a um levantamento de questões, sobre a utilização de uma plataforma de educação à distância (concretamente, o Teleduc) e, mais especificamente, sobre os fóruns de discussão utilizados pedagogicamente como complemento à aula presencial. De uma primeira abordagem a este estudo resultaram algumas questões: Que conteúdos são partilhados? Que tipo de interacções existem? Que variáveis afectam a utilização de fóruns de discussão como ferramenta para o desenvolvimento de determinadas actividades? Com base nos dados obtidos, no âmbito de três fóruns partilhados num Complemento de Formação da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti por alunos e professores, foi feita uma caracterização de cada um dos fóruns, tendo em conta os seguintes itens: intervenientes, duração, objectivos e forma como foram integrados nas actividades de sala, estratégias de utilização e temas. A análise das intervenções dos participantes teve como objectivo tentar perceber diferenças existentes entre os fóruns em termos de participação e interacção. Com este texto, pretendemos partilhar os resultados deste estudo.2008-12-15T10:44:22Z2013-05-20T13:57:39Z2005-06-01T00:00:00Z2005-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/873por1645-9377Pinheiro, AnaMedeiros, Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:30Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/873Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:28.520962Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização de fóruns de discussão em contextos de aprendizagem: uma abordagem às relações entre intervenientes |
title |
A utilização de fóruns de discussão em contextos de aprendizagem: uma abordagem às relações entre intervenientes |
spellingShingle |
A utilização de fóruns de discussão em contextos de aprendizagem: uma abordagem às relações entre intervenientes Pinheiro, Ana Ensino à distância |
title_short |
A utilização de fóruns de discussão em contextos de aprendizagem: uma abordagem às relações entre intervenientes |
title_full |
A utilização de fóruns de discussão em contextos de aprendizagem: uma abordagem às relações entre intervenientes |
title_fullStr |
A utilização de fóruns de discussão em contextos de aprendizagem: uma abordagem às relações entre intervenientes |
title_full_unstemmed |
A utilização de fóruns de discussão em contextos de aprendizagem: uma abordagem às relações entre intervenientes |
title_sort |
A utilização de fóruns de discussão em contextos de aprendizagem: uma abordagem às relações entre intervenientes |
author |
Pinheiro, Ana |
author_facet |
Pinheiro, Ana Medeiros, Paula |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros, Paula |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Ana Medeiros, Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino à distância |
topic |
Ensino à distância |
description |
A crescente utilização das TIC e a sua influência no modo como se entende o processo educativo, tem estado na origem de diferentes propostas e redefinições sucessivas em torno de conceitos que se enquadram na temática da educação à distância. Sentimos, pois, a necessidade de discutir e explorar alguns desses conceitos articulando-os com a nossa experiência de utilização de fóruns de discussão. Este trabalho constitui uma reflexão, aliada a um levantamento de questões, sobre a utilização de uma plataforma de educação à distância (concretamente, o Teleduc) e, mais especificamente, sobre os fóruns de discussão utilizados pedagogicamente como complemento à aula presencial. De uma primeira abordagem a este estudo resultaram algumas questões: Que conteúdos são partilhados? Que tipo de interacções existem? Que variáveis afectam a utilização de fóruns de discussão como ferramenta para o desenvolvimento de determinadas actividades? Com base nos dados obtidos, no âmbito de três fóruns partilhados num Complemento de Formação da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti por alunos e professores, foi feita uma caracterização de cada um dos fóruns, tendo em conta os seguintes itens: intervenientes, duração, objectivos e forma como foram integrados nas actividades de sala, estratégias de utilização e temas. A análise das intervenções dos participantes teve como objectivo tentar perceber diferenças existentes entre os fóruns em termos de participação e interacção. Com este texto, pretendemos partilhar os resultados deste estudo. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-06-01T00:00:00Z 2005-06 2008-12-15T10:44:22Z 2013-05-20T13:57:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/873 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/873 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1645-9377 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131618368028672 |