Interação nos fóruns de discussão: uma análise linguística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saldanha, Camila Teixeira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96085
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
id UFSC_0fc78fc32585569b709cb73b990d8280
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96085
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Interação nos fóruns de discussão: uma análise linguísticaEducaçãoEnsino a distanciaGrupos de discussão pela InternetTecnologia da informaçãoFórum (Debates)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoO uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação tem crescido amplamente sendo inúmeras as formas em que essas ferramentas têm se incorporado nos processos educativos, provocando mudanças em muitas práticas pedagógicas. Com estas transformações, inúmeros são os cursos oferecidos a distância por diferentes universidades brasileiras, realizados através da plataforma Moodle, que é um software livre e de fonte aberta. Dentre as diversas ferramentas disponíveis neste espaço virtual, há o fórum de discussão, local que se considera propício para a interação entre todos seus participantes e consiste num programa para a comunicação em tempo não real. Por tratar-se de uma ferramenta com potencial interativo e por ser explorada predominantemente através da linguagem escrita, se espera que seus interlocutores adotem ações que facilitem as relações de interação entre os envolvidos num curso a distância, como por exemplo, o uso de estratégias linguísticas interacionais. Baseada nestes pressupostos, esta pesquisa traz uma abordagem qualitativa com delineamento descritivo das relações de interação ocorridas no fórum com o objetivo de verificar a existência do uso de estratégias linguísticas interacionais utilizadas entre professores, tutores e alunos nos fóruns de discussão da disciplina de Linguística Aplicada I (LAI), oferecida pelo curso de Letras Espanhol - modalidade a Distância da UFSC. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram a revisão bibliográfica, a análise textual e interpretativa das postagens realizadas nos fóruns da disciplina de LAI, a redução e a categorização dos dados e, finalmente, a interpretação dos mesmos. Como resultados verificaram-se através das análises realizadas movimentos potencialmente interacionais e colaborativos propiciados pelo uso de estratégias linguísticas, utilizadas pela professora da disciplina, pelos tutores e alunos participantes das discussões via fórum, entre as quais se pode citar o uso de: saudações, elogios, exemplificações, concordância ou discordância de opinião, uso de pronomes em primeira pessoa, entre outras. Percebeu-se também que estes movimentos linguísticos não aconteceram de maneira completamente isolada, pelo contrário, foram encontradas evidências de que estes elementos interacionais parecem atuar articuladamente, podendo facilitar na construção de um ambiente mais interativo. Conclui-se que o uso de estratégias linguísticas, aplicadas às discussões dos fóruns, pode ser um dos caminhos para se alcançar um ambiente mais interativo, evitando que esse espaço se transforme apenas em um repositório de informações repetidas ou desconexas. A presença de estratégias linguísticas no diálogo entre docentes, discentes e tutores em ambientes virtuais de aprendizagem pareceu facilitar uma organização comunicativa, aproximando os sujeitos e criando efeitos de cumplicidade, de inclusão e comprometimento, fatores que podem contribuir na motivação dos alunos a interagirem com seus pares e a colaborarem nas discussões de maneira mais ativaEl uso de Tecnologías de la Información y la Comunicación en la Educación ha sido ampliamente cultivado en muchas formas en estas tecnologías se han incorporado en los procesos educativos, provocando muchos cambios en las prácticas de enseñanza. Con estos cambios, muchos son los cursos ofrecidos a distancia por diferentes universidades brasileñas, llevados a cabo a través de la plataforma Moodle, que es un software gratuito y de código abierto. Entre las herramientas disponibles en esta plataforma, hay el foro de discusión, un lugar que se considera propicio para la interacción entre todos los participantes y se trata de una herramienta para la comunicación en tiempo no real. Por ser considerada una herramienta interactiva con el potencial a ser explorado, principalmente a través del lenguaje escrito, se espera que sus interlocutores adopten medidas para facilitar las relaciones de interacción entre los participantes en un curso de aprendizaje a distancia, tales como el uso de estrategias lingüísticas de interacción. Partiendo de estas premisas, esta investigación proporciona un enfoque cualitativo con un esquema descriptivo de las relaciones de interacción que ocurre en el foro de herramientas con el fin de verificar la existencia de la utilización interactiva de las estrategias lingüísticas utilizadas por los profesores, tutores y alumnos en los foros de discusión de la disciplina de Lingüística Aplicada I (LAI), ofrecida por el curso de Letras Espanhol - la modalidad a distancia de la UFSC. Los instrumentos de investigación utilizados fueron el análisis bibliográfico, texto e interpretación de los mensajes en los foros celebrados en la disciplina de la LAI, la reducción y clasificación de datos y, finalmente, la interpretación de los mismos. Como resultado, se verificó a través del análisis realizado movimientos posibles de interacción y colaboración propiciados por el uso del lenguaje, utilizado por el profesor del curso, los tutores y los estudiantes que participan en las discusiones a través del foro, entre los cuales se puede citar el uso de: saludos, elogios, ejemplificaciones, acuerdo o desacuerdo de la opinión, el uso de pronombres en primera persona, entre otros. También se consideró que estos movimientos lingüísticos no se produjeron de manera totalmente aislada, por el contrario, se encontró que la interacción de estos elementos parecen actuar conjuntamente y pueden facilitar la construcción de un entorno más interactivo. Al final, se concluyó que el uso de estrategias lingüísticas aplicadas a los foros de discusión puede ser una de las maneras de lograr un entorno más interactivo, evitando que esta herramienta se convierta de un repositorio de informaciones repetidas o desconectas. La presencia de las estrategias linguísticas en el diálogo entre profesores, alumnos y tutores en entornos virtuales de aprendizaje parece facilitar una organización comunicativa, que reúne a las personas y crea efectos de complicidad, de inclusión y compromiso, factores que parecen contribuir a la motivación de los estudiantes a interactuar y colaborar con sus compañeros en las discusiones de forma más activaFlorianópolis, SCCruz, Dulce MárciaCosta, Maria Jose DamianiUniversidade Federal de Santa CatarinaSaldanha, Camila Teixeira2012-10-26T08:39:50Z2012-10-26T08:39:50Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis180 p.| tabs.application/pdf300023http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96085porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T06:11:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96085Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T06:11:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Interação nos fóruns de discussão: uma análise linguística
title Interação nos fóruns de discussão: uma análise linguística
spellingShingle Interação nos fóruns de discussão: uma análise linguística
Saldanha, Camila Teixeira
Educação
Ensino a distancia
Grupos de discussão pela Internet
Tecnologia da informação
Fórum (Debates)
title_short Interação nos fóruns de discussão: uma análise linguística
title_full Interação nos fóruns de discussão: uma análise linguística
title_fullStr Interação nos fóruns de discussão: uma análise linguística
title_full_unstemmed Interação nos fóruns de discussão: uma análise linguística
title_sort Interação nos fóruns de discussão: uma análise linguística
author Saldanha, Camila Teixeira
author_facet Saldanha, Camila Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Dulce Márcia
Costa, Maria Jose Damiani
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Saldanha, Camila Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino a distancia
Grupos de discussão pela Internet
Tecnologia da informação
Fórum (Debates)
topic Educação
Ensino a distancia
Grupos de discussão pela Internet
Tecnologia da informação
Fórum (Debates)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2012-10-26T08:39:50Z
2012-10-26T08:39:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 300023
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96085
identifier_str_mv 300023
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 180 p.| tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651992632918016