Empreendedorismo no Ensino Superior: o caso do Instituto Politécnico do Porto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sara Carvalho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/3232
Resumo: Dissertação apresentada ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto para obtenção do Grau de Mestre em Gestão das Organizações, Ramo de Gestão de Empresas Orientada por Professor Doutor José Freitas Santos
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spelling Empreendedorismo no Ensino Superior: o caso do Instituto Politécnico do PortoInfluent factorsEntrepreneurshipStudentsEntrepreneurial intentionIntenção empreendedoraFatores influenciadoresEmpreendedorismoEstudantesEmprendimientoEstudiantesIntención emprendedoraFactores influyentesDissertação apresentada ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto para obtenção do Grau de Mestre em Gestão das Organizações, Ramo de Gestão de Empresas Orientada por Professor Doutor José Freitas SantosO presente estudo enquadra-se no âmbito de um projeto de investigação sobre empreendedorismo, anlasinado a intenção empreendedora dos estudantes finalistas de duas escolas do Instituto Politécnico do Porto e os fatores influenciadores desta. Foram recolhidos dados sociodemográficos e utilizado o “National Undergraduate Student Survey” (Redford, 2008) e o “Teste da Capacidade Empreendedora” (IAPMEI, n. d.). A amostra é composta por 313 estudantes finalistas da área das ciências empresariais e da área da saúde. Os resultados obtidos revelam um nível baixo de intenção empreendedora a curto prazo dos estudantes tendo em conta valores de referência nacionais e internacionais, contudo, a longo prazo os resultados são mais animadores. Conclui-se que os fatores sociodemográficos e de formação influenciam a intenção empreendedora. Quanto aos fatores ambientais, a possibilidade do negócio ir à falência e a incerteza quanto ao rendimento são os riscos mais receados, assim como o clima desfavorável que existe atualmente em Portugal é o entrave mais percecionado pelos estudantes finalistas. A maioria dos estudantes finalistas inquiridos não acredita que o sistema educativo português desenvolve uma predisposição para a criação da própria empresa e relativamente à iniciativa do ensino superior politécnico, conclui-se que existe uma falha na divulgação do programa Poliempreende, principalmente na escola associada à área das ciências empresariais. Quanto à capacidade empreendedora dos estudantes finalistas inquiridos, conclui-se que é explicada, principalmente, por quatro fatores psicológicos: a autoconfiança, a liderança, a ambição e a criatividade.The present study is based on an investigation project about the entrepreneurship, analysing entrepreneurial intention of finalist students of two Schools of Oporto Polytechnics Institute and the influent factors of that entrepreneurial intention. There were collected social demographic data and applied the “National Undergraduate Student Survey” (Redford, 2008) and “Teste da Capacidade Empreendedora” (IAPMEI, n. d.). The sample consists of 313 finalist students of business sciences and health area. The obtained results reveal a low level of entrepreneurial intention at short term of these students considering values of national and international references but at long term the results are higher. In conclusion the social demographic factors and academic training induces the entrepreneurial intention. About environment factors, the possibility of going bankrupt and the insecurity of income are a risks to be considered as well as the actual negative economic climate in Portugal is the obstacle most quoted by the finalist students. The most of the inquired don’t trust that the Portuguese educational system develops a predisposition for own business creation and regarding the initiative of superior polytechnics teaching, the study concludes that there is a lack on divulging the Poliempreende program especially at the associated business sciences school. Concluding, about the entrepreneurship ability of the inquired finalist students is defined based, principally, in four factors: self confidence, leadership, ambition, and creativity.El presente trabajo se encuadra en el ámbito de un proyecto de investigación acerca de emprendimiento, analizando la intención emprendedora de los estudiantes finalistas de dos escuelas del Instituto Politécnico de Oporto e los factores influyentes de esa intención emprendedora. Se recogieron datos socio demográficos y aplicado el “National Undergraduate Student Survey” (Redford, 2008) y el “Teste da Capacidade Empreendedora” (IAPMEI, n. d.). La muestra se compone por 313 estudiantes finalistas del área de ciencias empresariales e del área de la salud. Los resultados obtenidos revelan un bajo nivel de intención emprendedora a corto plazo de estos estudiantes considerando valores de referencia nacional y internacional, pero a largo plazo los resultados son más positivos. Se concluye que los factores socio demográficos y de formación académica influencian la intención emprendedora. Cuanto a factores ambientales la posibilidad del cierre del negocio y la inseguridad cuanto al rendimiento es un riesgo a considerar así como el clima económico desfavorable actualmente en Portugal es el entrabe más evidenciado por los estudiantes finalistas. La mayoría de los inquiridos no cree que el sistema educativo portugués desarrolla una predisposición para la creación de empresa propia y relativo a la iniciativa del enseño superior politécnico se concluye que existe una falla en la divulgación del programa Poliempreende especialmente en la escuela asociada al área de las ciencias empresariales. Cuanto a la capacidad emprendedora de los estudiantes finalistas inquiridos se concluye que se explica, principalmente, por cuatro factores psicológicos: la autoconfianza, lideranza, ambición y creatividad.Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do PortoSantos, José de FreitasRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCosta, Sara Carvalho2014-01-07T08:54:37Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/3232TID:201632969porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:43:01Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/3232Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:24:14.264942Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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