Processo de separação-individuação e estilos de vinculação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/10970 |
Resumo: | Reconhecendo que a vinculação pode operar como um fator de risco ou como um fator protetor do desenvolvimento, pretendemos na presente investigação estudar a problemática separação-individuação, concebida como uma tarefa fundamental da adolescência, e as variáveis que a poderão influenciar, nomeadamente variáveis sociodemográficas e padrões de vinculação. Neste sentido, foram definidos, essencialmente, dois objetivos: 1) compreender a relação entre o processo de separação-individuação na adolescência e os estilos de vinculação e 2) compreender como este processo varia em função da idade e do sexo. Para isso, utilizou-se uma ficha de recolha de informação, referente aos dados sociodemográficos, a escala de separação-individuação para adolescente (S.I.T.A.) e o inventário sobre a vinculação na infância e na adolescência (I.V.I.A.), tendo-se observado que os padrões de vinculação influenciam o processo de separação-individuação na adolescência e a existência de diferenças neste processo em função do sexo e da idade; Separation – Individuation Process and Attachment Styles *** ABSTRACT: Acknowledging, that attachment can work as a risk factor or as a protective factor in the development stage, our aim with the current research is to study the separation-individuation issue, conceived as an essential task of adolescence, as well as the variables that can influence it, more specifically the ones regarding socio-demographics and attachment. In this sense, it was defined mainly two goals: 1) understand the relation between the separation-individuation process in the adolescence and the styles of attachment and 2) understand as this process may vary accordingly to age and gender. In order to do that, we used an information collection sheet, referring to the socio-demographics data, the Separation-Individuation Test of Adolescence (S.I.T.A) and the Inventory about the Attachment in the Childhood and Adolescence stages (I.V.I.A); thus observing that the attachment patterns influence the separation-individuation process in the adolescence as well as the existence of differences in this process according to gender and age. |
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Reconhecendo que a vinculação pode operar como um fator de risco ou como um fator protetor do desenvolvimento, pretendemos na presente investigação estudar a problemática separação-individuação, concebida como uma tarefa fundamental da adolescência, e as variáveis que a poderão influenciar, nomeadamente variáveis sociodemográficas e padrões de vinculação. Neste sentido, foram definidos, essencialmente, dois objetivos: 1) compreender a relação entre o processo de separação-individuação na adolescência e os estilos de vinculação e 2) compreender como este processo varia em função da idade e do sexo. Para isso, utilizou-se uma ficha de recolha de informação, referente aos dados sociodemográficos, a escala de separação-individuação para adolescente (S.I.T.A.) e o inventário sobre a vinculação na infância e na adolescência (I.V.I.A.), tendo-se observado que os padrões de vinculação influenciam o processo de separação-individuação na adolescência e a existência de diferenças neste processo em função do sexo e da idade; Separation – Individuation Process and Attachment Styles *** ABSTRACT: Acknowledging, that attachment can work as a risk factor or as a protective factor in the development stage, our aim with the current research is to study the separation-individuation issue, conceived as an essential task of adolescence, as well as the variables that can influence it, more specifically the ones regarding socio-demographics and attachment. In this sense, it was defined mainly two goals: 1) understand the relation between the separation-individuation process in the adolescence and the styles of attachment and 2) understand as this process may vary accordingly to age and gender. In order to do that, we used an information collection sheet, referring to the socio-demographics data, the Separation-Individuation Test of Adolescence (S.I.T.A) and the Inventory about the Attachment in the Childhood and Adolescence stages (I.V.I.A); thus observing that the attachment patterns influence the separation-individuation process in the adolescence as well as the existence of differences in this process according to gender and age. |
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