O Processo de separação-individuação em adolescentes do sexo masculino na transição para a paternidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000300005 |
Resumo: | O presente estudo investigou o processo de separação-individuação de adolescentes do sexo masculino na transição para a paternidade. Os participantes foram três adolescentes, com 16 a 18 anos de idade no início da coleta de dados, residentes em Porto Alegre. Foi utilizado um delineamento de estudo de caso coletivo, de caráter longitudinal, para avaliar tal aspecto junto aos adolescentes no terceiro trimestre de gestação, terceiro mês, primeiro e segundo ano do bebê. Os relatos dos participantes foram analisados através de análise de conteúdo qualitativa, buscando investigar indicadores da segunda (Blos, 1996) e terceira (Colarusso, 1990) individuação. Foi possível constatar características das duas fases desse processo, especialmente no segundo ano do bebê, indicando que a paternidade, apesar de dificultar a vivência de algumas tarefas específicas da adolescência, trouxe alguns avanços no aspecto emocional. |
id |
UFRGS-5_7e2e4fb94c4e10e3ecada61ac21046b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722009000300005 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Processo de separação-individuação em adolescentes do sexo masculino na transição para a paternidadeAdolescênciaPaternidadeProcesso de separação-individuaçãoO presente estudo investigou o processo de separação-individuação de adolescentes do sexo masculino na transição para a paternidade. Os participantes foram três adolescentes, com 16 a 18 anos de idade no início da coleta de dados, residentes em Porto Alegre. Foi utilizado um delineamento de estudo de caso coletivo, de caráter longitudinal, para avaliar tal aspecto junto aos adolescentes no terceiro trimestre de gestação, terceiro mês, primeiro e segundo ano do bebê. Os relatos dos participantes foram analisados através de análise de conteúdo qualitativa, buscando investigar indicadores da segunda (Blos, 1996) e terceira (Colarusso, 1990) individuação. Foi possível constatar características das duas fases desse processo, especialmente no segundo ano do bebê, indicando que a paternidade, apesar de dificultar a vivência de algumas tarefas específicas da adolescência, trouxe alguns avanços no aspecto emocional.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000300005Psicologia: Reflexão e Crítica v.22 n.3 2009reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722009000300005info:eu-repo/semantics/openAccessLevandowski,Daniela CentenaroPiccinini,Cesar AugustoLopes,Rita de Cássia Sobreirapor2010-02-09T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722009000300005Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2010-02-09T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Processo de separação-individuação em adolescentes do sexo masculino na transição para a paternidade |
title |
O Processo de separação-individuação em adolescentes do sexo masculino na transição para a paternidade |
spellingShingle |
O Processo de separação-individuação em adolescentes do sexo masculino na transição para a paternidade Levandowski,Daniela Centenaro Adolescência Paternidade Processo de separação-individuação |
title_short |
O Processo de separação-individuação em adolescentes do sexo masculino na transição para a paternidade |
title_full |
O Processo de separação-individuação em adolescentes do sexo masculino na transição para a paternidade |
title_fullStr |
O Processo de separação-individuação em adolescentes do sexo masculino na transição para a paternidade |
title_full_unstemmed |
O Processo de separação-individuação em adolescentes do sexo masculino na transição para a paternidade |
title_sort |
O Processo de separação-individuação em adolescentes do sexo masculino na transição para a paternidade |
author |
Levandowski,Daniela Centenaro |
author_facet |
Levandowski,Daniela Centenaro Piccinini,Cesar Augusto Lopes,Rita de Cássia Sobreira |
author_role |
author |
author2 |
Piccinini,Cesar Augusto Lopes,Rita de Cássia Sobreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Levandowski,Daniela Centenaro Piccinini,Cesar Augusto Lopes,Rita de Cássia Sobreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescência Paternidade Processo de separação-individuação |
topic |
Adolescência Paternidade Processo de separação-individuação |
description |
O presente estudo investigou o processo de separação-individuação de adolescentes do sexo masculino na transição para a paternidade. Os participantes foram três adolescentes, com 16 a 18 anos de idade no início da coleta de dados, residentes em Porto Alegre. Foi utilizado um delineamento de estudo de caso coletivo, de caráter longitudinal, para avaliar tal aspecto junto aos adolescentes no terceiro trimestre de gestação, terceiro mês, primeiro e segundo ano do bebê. Os relatos dos participantes foram analisados através de análise de conteúdo qualitativa, buscando investigar indicadores da segunda (Blos, 1996) e terceira (Colarusso, 1990) individuação. Foi possível constatar características das duas fases desse processo, especialmente no segundo ano do bebê, indicando que a paternidade, apesar de dificultar a vivência de algumas tarefas específicas da adolescência, trouxe alguns avanços no aspecto emocional. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000300005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000300005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722009000300005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.22 n.3 2009 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134863897296896 |