A aquisição de competências de tomada de decisão em indivíduos com deficiência intelectual: a importância de um processo de avaliação e orientação vocacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2828 |
Resumo: | São inúmeros os estudos que abordam a inclusão do indivíduo com deficiência intelectual na escola. Todavia, escasseiam as investigações acerca da orientação e avaliação vocacional desses mesmos indivíduos. É neste sentido que o presente projeto se propõe a enveredar por este ainda ignoto caminho. Para tal, começa pela seguinte questão: quais os mecanismos implícitos num processo de avaliação e orientação vocacional e como é que estes se adaptam a pessoas com deficiência intelectual, tendo em conta a grande heterogeneidade deste grupo de pessoas? De seguida, e tendo por base e como apoio as recentes, e cada vez mais pertinentes, discussões acerca da inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais no ensino regular, surgem, inevitavelmente, outras questões, igualmente basilares. Transportando a discussão para a esfera profissional o presente projeto de investigação questiona-se: de que modo o processo de avaliação e orientação vocacional influencia a Tomada de Decisão de duas pessoas portadoras de deficiência intelectual, relativamente ao seu percurso profissional? Assim sendo, e no sentido de tentar dar uma resposta, na medida do possível, a estas inquietantes interrogações, recorrer-se-á, para recolha e análise dos dados, a uma metodologia qualitativa, mais especificamente a um embedded single-case study, no sentido de dar mais um pequeno passo, nos poucos até agora dados, neste longo caminho que ainda há a percorrer. |
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A aquisição de competências de tomada de decisão em indivíduos com deficiência intelectual: a importância de um processo de avaliação e orientação vocacionalEducação especialInclusãoAvaliação vocacionalDeficiências intelectuaisSão inúmeros os estudos que abordam a inclusão do indivíduo com deficiência intelectual na escola. Todavia, escasseiam as investigações acerca da orientação e avaliação vocacional desses mesmos indivíduos. É neste sentido que o presente projeto se propõe a enveredar por este ainda ignoto caminho. Para tal, começa pela seguinte questão: quais os mecanismos implícitos num processo de avaliação e orientação vocacional e como é que estes se adaptam a pessoas com deficiência intelectual, tendo em conta a grande heterogeneidade deste grupo de pessoas? De seguida, e tendo por base e como apoio as recentes, e cada vez mais pertinentes, discussões acerca da inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais no ensino regular, surgem, inevitavelmente, outras questões, igualmente basilares. Transportando a discussão para a esfera profissional o presente projeto de investigação questiona-se: de que modo o processo de avaliação e orientação vocacional influencia a Tomada de Decisão de duas pessoas portadoras de deficiência intelectual, relativamente ao seu percurso profissional? Assim sendo, e no sentido de tentar dar uma resposta, na medida do possível, a estas inquietantes interrogações, recorrer-se-á, para recolha e análise dos dados, a uma metodologia qualitativa, mais especificamente a um embedded single-case study, no sentido de dar mais um pequeno passo, nos poucos até agora dados, neste longo caminho que ainda há a percorrer.There are countless studies that approach de inclusion with intellectual disabilities in the school. However, there are very few researches about vocational assessment of these same individuals. In that way, this project proposes to embark down this unknown path. To this end, the following question ensues: what are the implied mechanisms in an evaluation and vocational assessment and how do they adapt to persons with intellectual disabilities, considering the vast diversity of this group of people? Subsequently, based and supported on the most recent, and ever more pertinent debates about the inclusion of children with special educational needs on the regular educational system, other equally important questions arise. Transporting the debate to the professional field this project poses the question: in which way does the evaluation and vocational assessment influence the Decision Making of two intellectually disabled persons on their career path choices? Therefore, in order to try and provide an answer to these unsettling questions, a qualitative methodology will be used to collect and process data, specifically an embedded single-case study, in order to take another small step ensuing the few taken thus far, on the long road that remains ahead.2013-11-28T16:17:57Z2013-11-28T00:00:00Z2013-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2828porPacheco, Ana Raquel Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:54:17Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2828Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:53.519723Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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