A aquisição de competências de tomada de decisão em indivíduos com deficiência intelectual: a importância de um processo de avaliação e orientação vocacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Ana Raquel Ferreira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2828
Resumo: São inúmeros os estudos que abordam a inclusão do indivíduo com deficiência intelectual na escola. Todavia, escasseiam as investigações acerca da orientação e avaliação vocacional desses mesmos indivíduos. É neste sentido que o presente projeto se propõe a enveredar por este ainda ignoto caminho. Para tal, começa pela seguinte questão: quais os mecanismos implícitos num processo de avaliação e orientação vocacional e como é que estes se adaptam a pessoas com deficiência intelectual, tendo em conta a grande heterogeneidade deste grupo de pessoas? De seguida, e tendo por base e como apoio as recentes, e cada vez mais pertinentes, discussões acerca da inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais no ensino regular, surgem, inevitavelmente, outras questões, igualmente basilares. Transportando a discussão para a esfera profissional o presente projeto de investigação questiona-se: de que modo o processo de avaliação e orientação vocacional influencia a Tomada de Decisão de duas pessoas portadoras de deficiência intelectual, relativamente ao seu percurso profissional? Assim sendo, e no sentido de tentar dar uma resposta, na medida do possível, a estas inquietantes interrogações, recorrer-se-á, para recolha e análise dos dados, a uma metodologia qualitativa, mais especificamente a um embedded single-case study, no sentido de dar mais um pequeno passo, nos poucos até agora dados, neste longo caminho que ainda há a percorrer.
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