O percurso escolar e a orientação vocacional dos jovens com síndrome de asperger
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1495 |
Resumo: | O presente estudo, tem como objetivo, traçar o percurso escolar e a orientação vocacional dos jovens com Síndrome de Asperger durante a transição do 9º para o 10º ano e do 10º para o 11º, compreendendo os diversos aspetos pessoais e contextuais implicados nas opções vocacionais, isto é, compreender como os SPO (Serviços de Psicologia e Orientação), aproveitam as características específicas dos jovens com Síndrome de Asperger para a sua orientação vocacional. A primeira parte da dissertação revê criticamente a investigação conceptual e empírica sobre a Síndrome de Asperger, enquanto um Transtorno do Espectro do Autismo. Aqui tivemos em conta, o DSM-IV-TR (2002) e o novo DSM-5 (2013) e autores especializados como Attwood (2011), Faherty (2011), Wagner (2011), Iland (2011), Wrobel (2011), Snyder (2011), Grandin (2011) e Myers (2011). Partimos do pressuposto que, os jovens com Síndrome de Asperger têm normalmente, uma habilidade específica e analisamos a dimensão vocacional e relacional que esta habilidade pode desempenhar, enquanto possível meio de ultrapassar barreiras, nomeadamente, no domínio da comunicação e relação com os outros e no domínio académico. Para o efeito, utilizamos a metodologia do estudo de caso, com apenas um participante. Caracterizamos sua a realidade pedagógica (meio, escola, família, jovem) e aferimos a partir de inquéritos por questionário e entrevista, se esta jovem consegue através da sua habilidade específica (o desenho), por um lado, comunicar e potenciar capacidades que estão comprometidas, isto é, a interação social, a socialização e a cognição e por outro, se foi tida em conta na sua opção vocacional. Delineamos cinco questões de investigação, analisamos os seus resultados e concluímos que o percurso vocacional, adequado para o jovem com Síndrome de Asperger, será aquele que respeitar a sua habilidade específica e a potenciar ao máximo; que à inoperância dos SPO a equipa de professores pode contribuir para a definição do percurso escolar; que quer os professores quer os colegas salientam e reforçam a importância, do desenho enquanto forma de comunicar e como uma ferramenta útil na aprendizagem; e que as características únicas dos jovens com Síndrome de Asperger, são uma mais-valia na opção do percurso escolar e tomada de decisão vocacional.ABSTRACT The present study, is aimed at, mapping out the schooling and vocational orientation of teenagers with Asperger’s Syndrome, during their transition from the ninth to tenth forms and from the tenth to the eleventh forms, at understanding the different personal and contextual aspects implied in the vocational options, this is to say, understanding how the Psychology and Orientation Services (POS), make the most of teenagers with Asperger’s Syndrome when orientation guidance is required. The first part of the thesis critically reviews the conceptual and empirical investigation on Asperger’s Syndrome, whist a disorder of the Autism Spectrum. The DSM-IV-TR (2002) and the latest DSM-5 (2013) were considered and so were specialized authors, such as Attwood (2011) Faherty (2011), Wagner (2011), Iland (2011), Wrobel (2011) , Snyder (2011), Grandin (2011) e Myers (2011). Assuming that youngsters with Asperger’s Syndrome normally have a specific skill and the vocational and relational dimension that this skill can hold whist a possible means of overcoming barriers, namely, in areas such as relationships and communication with others in an academic setting is concerned was analysed. For this purpose the study case methodology was used, with only one subject. The subject’s pedagogical reality was characterized (background, school, family and subject) and assessment was made through surveys conducted by questionnaires and interviews thus determining if the young lady could through her specific skill, drawing, on the one hand communicate and enhance skills that would otherwise have been compromised, this is to say, social interaction, socialization and cognition, on the other hand if her vocational option was taken into account. Five investigation questions were outlined, the results analysed and the conclusion being that adequate vocational guidance for teenagers with Asperger’s Syndrome, is one where their specific skill is respected and maximized; when the POS is ineffective the team of teachers may contribute to the shaping of the youngers schooling; that both teachers and peers emphasise and reinforce the importance that drawing whist a form of communication and as a useful tool in learning; and that teenagers with Asperger’s Syndrome unique characteristics, are a worthy asset when making school choices and deciding vocational areas. |
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The first part of the thesis critically reviews the conceptual and empirical investigation on Asperger’s Syndrome, whist a disorder of the Autism Spectrum. The DSM-IV-TR (2002) and the latest DSM-5 (2013) were considered and so were specialized authors, such as Attwood (2011) Faherty (2011), Wagner (2011), Iland (2011), Wrobel (2011) , Snyder (2011), Grandin (2011) e Myers (2011). Assuming that youngsters with Asperger’s Syndrome normally have a specific skill and the vocational and relational dimension that this skill can hold whist a possible means of overcoming barriers, namely, in areas such as relationships and communication with others in an academic setting is concerned was analysed. For this purpose the study case methodology was used, with only one subject. 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