Multidisciplinary optimisation of an Unmanned Aerial Vehicle with a fuel cell powered energy system

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Bernardo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/40433
Resumo: ALF/ENGAER 139425-J Bernardo Miguel Teixeira Alves. Examination Committee: Chairperson: COR/ENGAER Luís António Monteiro Pessanha; Supervisors: Prof. André Calado Marta, MAJ/ENGAER Luís Filipe da Silva Félix; Member of the Committee: Prof. Pedro Vieira Gamboa
id RCAP_04ffa69dfa26ea1442a21615334ec4a7
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/40433
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Multidisciplinary optimisation of an Unmanned Aerial Vehicle with a fuel cell powered energy systemMDOUAVVeículo verdeOtimização multi-objetivoeVTOLProjeto conceptualGreen aircraftMulti-objective optimisationConceptual designALF/ENGAER 139425-J Bernardo Miguel Teixeira Alves. Examination Committee: Chairperson: COR/ENGAER Luís António Monteiro Pessanha; Supervisors: Prof. André Calado Marta, MAJ/ENGAER Luís Filipe da Silva Félix; Member of the Committee: Prof. Pedro Vieira GamboaPara explorar a utilização de células de combustível a hidrogénio como alternativa viável aos combustíveis nocivos em veículos aéreos não-tripulados, um conceito de UAV de classe I foi desenvolvido no Centro de Investigação da Força Aérea (CIAFA). Este trabalho foca-se nos estudos trade-off realizados durante a sua conceção e na subsequente otimização. Primeiro, uma abordagem de otimização multi-objetivo foi utilizada com o auxílio do algoritmo genético NSGA-II para balancear dois objetivos em conflito: peso reduzido; e elevada autonomia. Conclui-se que é possível voar mais de três horas com um peso máximo à descolagem de 21,6 kg, uma célula de hidrogénio de 800 W e 148 g de hidrogénio. Uma configuração mais pesada com maior potência nominal e mais combustível foi descartada devido a um constragimento na envergadura. Posteriormente, com um conceito que satisfaz os requisitos impostos, uma abordagem multi-disciplinar (MDO) foi utilizada para maximizar a autonomia. O software utilizado foi o OpenAeroStruct, método dos elementos finitos (FEM) e o método da malha de vórtices (VLM) para modelar superfícies sustentadoras. Inicialmente, uma condição de cruzeiro e de carga foram utilizadas com torção geométrica da asa como variável de projeto. Posteriormente, maior complexidade foi introduzida atrav´es da utilização de afilamento, corda e envergadura. Finalmente, uma terceira condição de voo foi introduzida com o intuito de garantir o requisito de perda. Com a utilização de MDO foi possível aumentar a autonomia em 21% satisfazendo todos os requisitos. Este trabalho marca um passo importante no desenvolvimento de um futuro protótipo no Centro de Investigação.To explore the use of hydrogen fuel cells as a feasible alternative to pollutant fuels on Unmanned Aerial Vehicles (UAVs), a class I concept was designed at the Portuguese Air Force Research Centre. This work focuses on the trade-off studies performed during its design and on the optimisation that followed. First, a multi-objective optimisation approach was used with the aid of the Algorithm NSGAII to balance between two conflicting objectives: low weight and high endurance. It was found that it is possible to fly for more than 3 hours with a Maximum Take-off Weight of 21.6 kg, an 800 W fuel cell and 148 g of hydrogen. A heavier configuration with more power and fuel was discarded due to a wingspan constraint. Later, after the concept satisfied the project requirements, Multi-Disciplinary Design Optimisation (MDO) was performed to achieve the maximum endurance possible. The software used was OpenAeroStruct, low fidelity Finite Element Analysis (FEA) and Vortex Lattice Method (VLM) to model lifting surfaces. Initially, a cruise and a load flight point were used with wing geometric twist only as design variable. After, more complexity was added by introducing taper, wing chord and span. Finally, a third flight point was introduced to ensure the stall requirements were satisfied. The use of MDO allowed a 21% increase in endurance with a smaller wing area. Other improvements could not be achieved without violation of the constraints. This work marks an important milestone in the development of a future prototype at the Research Centre.Academia da Força AéreaRepositório ComumAlves, Bernardo2022-05-06T12:48:27Z2021-12-01T00:00:00Z2021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40433enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-20T15:06:00Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40433Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:50:18.012080Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Multidisciplinary optimisation of an Unmanned Aerial Vehicle with a fuel cell powered energy system
title Multidisciplinary optimisation of an Unmanned Aerial Vehicle with a fuel cell powered energy system
spellingShingle Multidisciplinary optimisation of an Unmanned Aerial Vehicle with a fuel cell powered energy system
Alves, Bernardo
MDO
UAV
Veículo verde
Otimização multi-objetivo
eVTOL
Projeto conceptual
Green aircraft
Multi-objective optimisation
Conceptual design
title_short Multidisciplinary optimisation of an Unmanned Aerial Vehicle with a fuel cell powered energy system
title_full Multidisciplinary optimisation of an Unmanned Aerial Vehicle with a fuel cell powered energy system
title_fullStr Multidisciplinary optimisation of an Unmanned Aerial Vehicle with a fuel cell powered energy system
title_full_unstemmed Multidisciplinary optimisation of an Unmanned Aerial Vehicle with a fuel cell powered energy system
title_sort Multidisciplinary optimisation of an Unmanned Aerial Vehicle with a fuel cell powered energy system
author Alves, Bernardo
author_facet Alves, Bernardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Bernardo
dc.subject.por.fl_str_mv MDO
UAV
Veículo verde
Otimização multi-objetivo
eVTOL
Projeto conceptual
Green aircraft
Multi-objective optimisation
Conceptual design
topic MDO
UAV
Veículo verde
Otimização multi-objetivo
eVTOL
Projeto conceptual
Green aircraft
Multi-objective optimisation
Conceptual design
description ALF/ENGAER 139425-J Bernardo Miguel Teixeira Alves. Examination Committee: Chairperson: COR/ENGAER Luís António Monteiro Pessanha; Supervisors: Prof. André Calado Marta, MAJ/ENGAER Luís Filipe da Silva Félix; Member of the Committee: Prof. Pedro Vieira Gamboa
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-01T00:00:00Z
2021-12-01T00:00:00Z
2022-05-06T12:48:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/40433
url http://hdl.handle.net/10400.26/40433
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Academia da Força Aérea
publisher.none.fl_str_mv Academia da Força Aérea
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130366881038336