Relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/10223 |
Resumo: | A realização do presente Relatório de Estágio surge no âmbito curricular do Curso de Mestrado em Enfermagem na Área da Especialização de Saúde Infantil e Pediátrica do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e pretende apresentar o percurso desenvolvido na Unidade Curricular Estágio com vista ao desenvolvimento de competências para a assistência de enfermagem especializada à criança e família. A finalidade deste relatório consiste em descrever, analisar e refletir sobre todo o percurso de formação, apresentando os objetivos, as atividades e competências específicas adquiridas, permitindo a certificação para uma prática de enfermagem especializada na área de enfermagem de saúde da criança e do jovem. Este trajeto curricular integra três Módulos de Estágio: Módulo I, realizado no Centro de Saúde de Alenquer; Módulo II ao qual obtive creditação e o Módulo III, realizado na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e no Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital de Santa Maria. A área temática desenvolvida durante os três módulos de estágio foi a parceria nos cuidados, baseada nos quatro conceitos em que o modelo assenta: envolvimento, participação, capacitação e negociação. O objetivo transversal à Unidade Curricular Estágio consiste em Desenvolver competências científicas, técnicas e relacionais na prestação de cuidados à criança/família, com vista à promoção da parceria nos cuidados. Assim, para que o objetivo fosse alcançado foram realizadas diversas atividades inerentes a cada módulo de estágio. No estágio do Módulo I foram realizadas duas sessões de educação para a saúde dirigidas aos pais. No que diz respeito à equipa de enfermagem foi realizada a exposição da temática Parceria nos Cuidados, através de uma ação de formação. A criação da “Salinha do Aconchego” foi outra das atividades desenvolvidas neste módulo. No estágio do Módulo III, realizado na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, foi elaborado um Programa de Formação. Este programa foi apresentado à equipa de enfermagem em ação de formação e foi também realizada uma sessão de educação para a saúde dirigida aos pais dos recém-nascidos internados na Unidade. Quanto ao estágio do Módulo III, que decorreu no Serviço de Urgência Pediátrica, foi realizado um vídeo que aborda oito temáticas e elaborados panfletos informativos, indo de encontro às necessidades demonstradas pelos pais. Ao longo do percurso de estágio, desenvolveram-se objectivos e realizaram-se actividades que pretendem destacar a importância do Modelo de Parceria nos Cuidados e dos Cuidados Centrados na Família, no âmbito da prestação de cuidados pelo Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem. Realizaram-se intervenções abrangendo as diversas faixas etárias da infância, sem esquecer o envolvimento, a participação, a capacitação e a negociação da criança/família, com o objectivo primordial de promover a Parceria nos Cuidados. |
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Relatório de estágioEnfermagemParceria nos cuidadosCuidados centrados na famíliaNursingPartnership in careFamily centered careDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeA realização do presente Relatório de Estágio surge no âmbito curricular do Curso de Mestrado em Enfermagem na Área da Especialização de Saúde Infantil e Pediátrica do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e pretende apresentar o percurso desenvolvido na Unidade Curricular Estágio com vista ao desenvolvimento de competências para a assistência de enfermagem especializada à criança e família. A finalidade deste relatório consiste em descrever, analisar e refletir sobre todo o percurso de formação, apresentando os objetivos, as atividades e competências específicas adquiridas, permitindo a certificação para uma prática de enfermagem especializada na área de enfermagem de saúde da criança e do jovem. Este trajeto curricular integra três Módulos de Estágio: Módulo I, realizado no Centro de Saúde de Alenquer; Módulo II ao qual obtive creditação e o Módulo III, realizado na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e no Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital de Santa Maria. A área temática desenvolvida durante os três módulos de estágio foi a parceria nos cuidados, baseada nos quatro conceitos em que o modelo assenta: envolvimento, participação, capacitação e negociação. O objetivo transversal à Unidade Curricular Estágio consiste em Desenvolver competências científicas, técnicas e relacionais na prestação de cuidados à criança/família, com vista à promoção da parceria nos cuidados. Assim, para que o objetivo fosse alcançado foram realizadas diversas atividades inerentes a cada módulo de estágio. No estágio do Módulo I foram realizadas duas sessões de educação para a saúde dirigidas aos pais. No que diz respeito à equipa de enfermagem foi realizada a exposição da temática Parceria nos Cuidados, através de uma ação de formação. A criação da “Salinha do Aconchego” foi outra das atividades desenvolvidas neste módulo. No estágio do Módulo III, realizado na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, foi elaborado um Programa de Formação. Este programa foi apresentado à equipa de enfermagem em ação de formação e foi também realizada uma sessão de educação para a saúde dirigida aos pais dos recém-nascidos internados na Unidade. Quanto ao estágio do Módulo III, que decorreu no Serviço de Urgência Pediátrica, foi realizado um vídeo que aborda oito temáticas e elaborados panfletos informativos, indo de encontro às necessidades demonstradas pelos pais. Ao longo do percurso de estágio, desenvolveram-se objectivos e realizaram-se actividades que pretendem destacar a importância do Modelo de Parceria nos Cuidados e dos Cuidados Centrados na Família, no âmbito da prestação de cuidados pelo Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem. Realizaram-se intervenções abrangendo as diversas faixas etárias da infância, sem esquecer o envolvimento, a participação, a capacitação e a negociação da criança/família, com o objectivo primordial de promover a Parceria nos Cuidados.The realization of this Training Report appears in the curriculum Course Masters Nursing Area of Specialization of Child and Pediatric Health of Health Sciences Institute of Portuguese Catholic University and intends to present the route developed in Stage with a view to developing skills for specialized nursing care to child and family. The purpose of this report is to describe, analyze and reflect on the entire training course, where goals, activities and specific skills gained, allow certification for a specialized nursing practice. This path has three curriculum training modules: Module I, accomplished at Alenquer Health Center; Module II which got accreditation and Module III, accomplished in the Neonatal Intensive Care Unit and Pediatric Emergency of Santa Maria Hospital. The subject area developed during the three training modules was the partnership of care, based on four concepts on which the model is based on: engagement, participation, empowerment and negotiation. The goal for stages is to develop scientific, techniques and relational skills in care of children/family, to promote partnership in care. That goal was achieved in several activities developed in training modules. In I Module were made two sessions of health education to parents. To the nursing team was exposed the subject Partnership in Care through a teaching program. The creation of “Salinha do Aconchego” was another of the activities developed in this module. In III Module stage, conducted in the Neonatal Intensive Care Unit, was designed a training program. This program was presented to the nursing team and was also held a session of health education to parents of newborns admitted in the unit. Regarding the III Module stage, which took place in the Pediatric Emergency, there was accomplished a video that covers eight thematic and elaborate flyers, meeting the needs demonstrated by parents. Along the route, objectives and activities were developed that were held wish to highlight the importance of the Partnership in Care Model and the Family Centered Care, under the care of the Nurse Specialist Nursing Child and Youth Health. There were interventions including all age groups of children, not to mention the involvement, participation, empowerment and negotiation of the child/family, with the primary objective to promote the partnership in care.Charepe, ZaidaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaOliveira, Maria João Rodrigues de2013-03-11T16:12:46Z2012-0620122012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/10223porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-18T01:37:44Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/10223Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:08:48.059689Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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