Relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortigão, Vera Metelo de Carvalho Neto Ramalho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/15867
Resumo: O presente relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Natureza Profissional na Área de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e tem como finalidade sistematizar e fundamentar o percurso realizado na Unidade Curricular Estágio, através de uma metodologia crítico-reflexiva. Realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura, cujos resultados obtidos fundamentaram as atividades desenvolvidas, a par das necessidades encontradas, para a promoção de uma prática baseada na evidência. O modelo de Parceria de Cuidados de Anne Casey, sustentado por valores e crenças que tomam os pais como os melhores prestadores de cuidados à criança, no respeito e valorização da sua experiência e contributo, foi o fio condutor deste percurso que se pautou pela promoção do papel parental, na busca de uma prestação de cuidados centrados na família. No módulo I, desenvolvido nos Cuidados de Saúde Primários, com vista à promoção do aleitamento materno, atualizaram-se dois folhetos e desenvolveu-se uma sessão de educação para a saúde cuja avaliação revelou ter sensibilizado e capacitado para o aleitamento materno. No módulo III, contribuiu-se para a promoção do papel parental na alta do RN da Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, através da reformulação de um Programa de Formação dirigido aos pais. Ainda nesse módulo, no Serviço de Urgência, elaborou-se um folheto informativo relativo aos sinais de alarme no primeiro ano de vida da criança, capacitando os pais para os reconhecer e atuar em conformidade. No módulo II promoveu-se a estruturação dos cuidados de enfermagem na promoção do papel parental através da realização de um Procedimento e de um Estudo de Caso, e promoveu-se a nossa reflexão e a dos profissionais com a elaboração de um artigo acerca da Promoção do papel parental no Bloco Operatório. Através da análise crítica e reflexão durante este percurso atingiram-se competências de EESIP na assistência e cuidado à criança/jovem e família, na maximização da sua saúde, em situações de elevada complexidade e em resposta às necessidades do ciclo de vida e desenvolvimento da criança/jovem.
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O modelo de Parceria de Cuidados de Anne Casey, sustentado por valores e crenças que tomam os pais como os melhores prestadores de cuidados à criança, no respeito e valorização da sua experiência e contributo, foi o fio condutor deste percurso que se pautou pela promoção do papel parental, na busca de uma prestação de cuidados centrados na família. No módulo I, desenvolvido nos Cuidados de Saúde Primários, com vista à promoção do aleitamento materno, atualizaram-se dois folhetos e desenvolveu-se uma sessão de educação para a saúde cuja avaliação revelou ter sensibilizado e capacitado para o aleitamento materno. No módulo III, contribuiu-se para a promoção do papel parental na alta do RN da Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, através da reformulação de um Programa de Formação dirigido aos pais. Ainda nesse módulo, no Serviço de Urgência, elaborou-se um folheto informativo relativo aos sinais de alarme no primeiro ano de vida da criança, capacitando os pais para os reconhecer e atuar em conformidade. No módulo II promoveu-se a estruturação dos cuidados de enfermagem na promoção do papel parental através da realização de um Procedimento e de um Estudo de Caso, e promoveu-se a nossa reflexão e a dos profissionais com a elaboração de um artigo acerca da Promoção do papel parental no Bloco Operatório. Através da análise crítica e reflexão durante este percurso atingiram-se competências de EESIP na assistência e cuidado à criança/jovem e família, na maximização da sua saúde, em situações de elevada complexidade e em resposta às necessidades do ciclo de vida e desenvolvimento da criança/jovem.This report aims to summarize and sustain the nature of the work done during the internship in the Masters Course in Child Healthcare and Pediatric Nursing. The underlying thread of thought adopted throughout the internship was based on Anne Casey's "partnership-in-care" model. In this model, parents work in partnership with nurses to provide care for their child, all working together in a Family-Centered Care approach. For this report, the main methodology used was the reflexive and critical analysis. Trough the conclusions of a systematic review, together with the needs that were identified, were the underlying base for the actions and work carried out during the internship. The first module was in the Personalized Care Unit focused on breastfeeding, where two leaflets were updated and a training session on breastfeeding was organized and successfully raised awareness. In the Third module, the focus was on the parents' role on leaving Neonatal Intensive Care Unit with their newborns. Firstly, a redesign of the Training Program for the parents was carried out. Secondly, the creation of a brochure to be distributed in the Emergency Room focused on teaching parents how to recognize warning signs and how to act accordingly during the first year of the infant's life. In the second module, the focus was on raising awareness amongst the nursing staff on the importance of the parents' role. This was achieved by implementing a standard procedure, building a case studie and raising further awareness on the topic with an article on the Parents' Role in the Operation Room. Through critical analysis and reflection, EESIP skills were achieved in supporting childcare and their families, maximizing the patients health in highly complex situations and in response to specific needs within the life cycle and development stages of the infant & childNunes, ElisabeteVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaOrtigão, Vera Metelo de Carvalho Neto Ramalho2014-12-04T14:20:23Z2013-11-1320132013-11-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/15867TID:203012909porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-10T01:38:04Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/15867Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:13:10.985753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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