Estrutura e conteúdos da formação de professores em necessidades educativas especiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/1555 |
Resumo: | O presente estudo analisa comparativamente as opiniões sobre a formação inicial de professores em Necessidades Educativas Especiais (NEE), de docentes que são responsáveis por essa formação e de professores que estão no campo de intervenção com crianças integradas. Os resultados obtidos mostram que os dois grupos estão em total acordo com a necessidade de todos os cursos de formação inicial de professores conterem nos seus currículos disciplinas ligadas à educação especial. Os resultados sugerem ainda que existe algum consenso sobre a importância relativa dos conteúdos a ministrar, ainda que sejam detectadas diferenças de pormenor quanto a ordenação valorativa desses mesmos conteúdos. Verificou-se ainda que os sistemas de formação de professores e o de atendimento a crianças com necessidades educativas especiais parecem funcionar de uma forma articulada, embora autónomos. |
id |
RCAP_05317789a9e0a5ba7cef3b1e40e55dae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1555 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estrutura e conteúdos da formação de professores em necessidades educativas especiaisFormação inicial de professoresNecessidade educativas especiaisConteúdos em necessidades educativas especiais na formação de professoresO presente estudo analisa comparativamente as opiniões sobre a formação inicial de professores em Necessidades Educativas Especiais (NEE), de docentes que são responsáveis por essa formação e de professores que estão no campo de intervenção com crianças integradas. Os resultados obtidos mostram que os dois grupos estão em total acordo com a necessidade de todos os cursos de formação inicial de professores conterem nos seus currículos disciplinas ligadas à educação especial. Os resultados sugerem ainda que existe algum consenso sobre a importância relativa dos conteúdos a ministrar, ainda que sejam detectadas diferenças de pormenor quanto a ordenação valorativa desses mesmos conteúdos. Verificou-se ainda que os sistemas de formação de professores e o de atendimento a crianças com necessidades educativas especiais parecem funcionar de uma forma articulada, embora autónomos.Universidade do MinhoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMesquita, HelenaRodrigues, David2012-12-04T10:30:13Z19941994-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1555porMESQUITA, Helena ; RODRIGUES, David (1994) - Estrutura e conteúdos da formação de professores em necessidades educativas especiais. Revista Portuguesa de Educação. ISSN 0871-9187. Vol. 7, nº 3, p. 55-72.0871-9187info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:53Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1555Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:59.246209Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estrutura e conteúdos da formação de professores em necessidades educativas especiais |
title |
Estrutura e conteúdos da formação de professores em necessidades educativas especiais |
spellingShingle |
Estrutura e conteúdos da formação de professores em necessidades educativas especiais Mesquita, Helena Formação inicial de professores Necessidade educativas especiais Conteúdos em necessidades educativas especiais na formação de professores |
title_short |
Estrutura e conteúdos da formação de professores em necessidades educativas especiais |
title_full |
Estrutura e conteúdos da formação de professores em necessidades educativas especiais |
title_fullStr |
Estrutura e conteúdos da formação de professores em necessidades educativas especiais |
title_full_unstemmed |
Estrutura e conteúdos da formação de professores em necessidades educativas especiais |
title_sort |
Estrutura e conteúdos da formação de professores em necessidades educativas especiais |
author |
Mesquita, Helena |
author_facet |
Mesquita, Helena Rodrigues, David |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, David |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Helena Rodrigues, David |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial de professores Necessidade educativas especiais Conteúdos em necessidades educativas especiais na formação de professores |
topic |
Formação inicial de professores Necessidade educativas especiais Conteúdos em necessidades educativas especiais na formação de professores |
description |
O presente estudo analisa comparativamente as opiniões sobre a formação inicial de professores em Necessidades Educativas Especiais (NEE), de docentes que são responsáveis por essa formação e de professores que estão no campo de intervenção com crianças integradas. Os resultados obtidos mostram que os dois grupos estão em total acordo com a necessidade de todos os cursos de formação inicial de professores conterem nos seus currículos disciplinas ligadas à educação especial. Os resultados sugerem ainda que existe algum consenso sobre a importância relativa dos conteúdos a ministrar, ainda que sejam detectadas diferenças de pormenor quanto a ordenação valorativa desses mesmos conteúdos. Verificou-se ainda que os sistemas de formação de professores e o de atendimento a crianças com necessidades educativas especiais parecem funcionar de uma forma articulada, embora autónomos. |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994 1994-01-01T00:00:00Z 2012-12-04T10:30:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/1555 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/1555 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
MESQUITA, Helena ; RODRIGUES, David (1994) - Estrutura e conteúdos da formação de professores em necessidades educativas especiais. Revista Portuguesa de Educação. ISSN 0871-9187. Vol. 7, nº 3, p. 55-72. 0871-9187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130787869622272 |