Estrutura e conteúdos da formação de professores em necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Helena
Data de Publicação: 1994
Outros Autores: Rodrigues, David
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/1555
Resumo: O presente estudo analisa comparativamente as opiniões sobre a formação inicial de professores em Necessidades Educativas Especiais (NEE), de docentes que são responsáveis por essa formação e de professores que estão no campo de intervenção com crianças integradas. Os resultados obtidos mostram que os dois grupos estão em total acordo com a necessidade de todos os cursos de formação inicial de professores conterem nos seus currículos disciplinas ligadas à educação especial. Os resultados sugerem ainda que existe algum consenso sobre a importância relativa dos conteúdos a ministrar, ainda que sejam detectadas diferenças de pormenor quanto a ordenação valorativa desses mesmos conteúdos. Verificou-se ainda que os sistemas de formação de professores e o de atendimento a crianças com necessidades educativas especiais parecem funcionar de uma forma articulada, embora autónomos.
id RCAP_05317789a9e0a5ba7cef3b1e40e55dae
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1555
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estrutura e conteúdos da formação de professores em necessidades educativas especiaisFormação inicial de professoresNecessidade educativas especiaisConteúdos em necessidades educativas especiais na formação de professoresO presente estudo analisa comparativamente as opiniões sobre a formação inicial de professores em Necessidades Educativas Especiais (NEE), de docentes que são responsáveis por essa formação e de professores que estão no campo de intervenção com crianças integradas. Os resultados obtidos mostram que os dois grupos estão em total acordo com a necessidade de todos os cursos de formação inicial de professores conterem nos seus currículos disciplinas ligadas à educação especial. Os resultados sugerem ainda que existe algum consenso sobre a importância relativa dos conteúdos a ministrar, ainda que sejam detectadas diferenças de pormenor quanto a ordenação valorativa desses mesmos conteúdos. Verificou-se ainda que os sistemas de formação de professores e o de atendimento a crianças com necessidades educativas especiais parecem funcionar de uma forma articulada, embora autónomos.Universidade do MinhoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMesquita, HelenaRodrigues, David2012-12-04T10:30:13Z19941994-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1555porMESQUITA, Helena ; RODRIGUES, David (1994) - Estrutura e conteúdos da formação de professores em necessidades educativas especiais. Revista Portuguesa de Educação. ISSN 0871-9187. Vol. 7, nº 3, p. 55-72.0871-9187info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:53Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1555Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:59.246209Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estrutura e conteúdos da formação de professores em necessidades educativas especiais
title Estrutura e conteúdos da formação de professores em necessidades educativas especiais
spellingShingle Estrutura e conteúdos da formação de professores em necessidades educativas especiais
Mesquita, Helena
Formação inicial de professores
Necessidade educativas especiais
Conteúdos em necessidades educativas especiais na formação de professores
title_short Estrutura e conteúdos da formação de professores em necessidades educativas especiais
title_full Estrutura e conteúdos da formação de professores em necessidades educativas especiais
title_fullStr Estrutura e conteúdos da formação de professores em necessidades educativas especiais
title_full_unstemmed Estrutura e conteúdos da formação de professores em necessidades educativas especiais
title_sort Estrutura e conteúdos da formação de professores em necessidades educativas especiais
author Mesquita, Helena
author_facet Mesquita, Helena
Rodrigues, David
author_role author
author2 Rodrigues, David
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Helena
Rodrigues, David
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores
Necessidade educativas especiais
Conteúdos em necessidades educativas especiais na formação de professores
topic Formação inicial de professores
Necessidade educativas especiais
Conteúdos em necessidades educativas especiais na formação de professores
description O presente estudo analisa comparativamente as opiniões sobre a formação inicial de professores em Necessidades Educativas Especiais (NEE), de docentes que são responsáveis por essa formação e de professores que estão no campo de intervenção com crianças integradas. Os resultados obtidos mostram que os dois grupos estão em total acordo com a necessidade de todos os cursos de formação inicial de professores conterem nos seus currículos disciplinas ligadas à educação especial. Os resultados sugerem ainda que existe algum consenso sobre a importância relativa dos conteúdos a ministrar, ainda que sejam detectadas diferenças de pormenor quanto a ordenação valorativa desses mesmos conteúdos. Verificou-se ainda que os sistemas de formação de professores e o de atendimento a crianças com necessidades educativas especiais parecem funcionar de uma forma articulada, embora autónomos.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994
1994-01-01T00:00:00Z
2012-12-04T10:30:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/1555
url http://hdl.handle.net/10400.11/1555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MESQUITA, Helena ; RODRIGUES, David (1994) - Estrutura e conteúdos da formação de professores em necessidades educativas especiais. Revista Portuguesa de Educação. ISSN 0871-9187. Vol. 7, nº 3, p. 55-72.
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130787869622272