Formação inicial de professores em educação especial : análise das práticas e necessidades.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/1605 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Faculdade de Motricidade Humana com vista à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial. |
id |
RCAP_925033687f360bba4d108ec835582ee7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1605 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação inicial de professores em educação especial : análise das práticas e necessidades.Formação inicial de professoresEducação especialIntegraçãoCurrículoNecessidades Educativas EspeciaisDissertação apresentada à Faculdade de Motricidade Humana com vista à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial.A educação de crianças com necessidades educativas especiais tem sofrido algumas mudanças ao longo dos tempos. A partir da década de 70 as mudanças em Educação Especial direccionam-se no sentido de uma progressiva integração da criança com necessidades educativas especiais na escola regular. Neste processo o professor do ensino regular tem um papel importante, na medida em que este se confrontará cada vez mais com crianças com necessidades na sua sala de aula, o que o leva também a confrontar-se com metodologias diferentes, novas técnicas de trabalho e diferentes estratégias, daí que ele tenha que estar consciente do seu papel e da sua função. O sistema pretende proporcionar aos futuros professores, logo na sua formação inicial, uma sensibilização às necessidades educativas especiais, para que possam desempenhar melhor o seu papel. Assim, o presente trabalho de investigação procurou analisar se as opiniões sobre a formação inicial de professores em necessidades educativas especiais, coincidem entre professores que são responsáveis por essa formação e professores que estão no campo de intervenção com crianças integradas. O instrumento utilizado para recolher a opinião dos professores foi o questionário, tendo sido construído a partir de entrevistas e da análise da literatura. Os resultados obtidos mostram que os dois grupos estão em total acordo com a necessidade de todos os cursos de formação inicial de professores conterem nos seus currículos disciplinas ligadas à educação especial. Os resultados sugerem ainda que existe algum consenso sobre a importância relativa dos conteúdos a ministrar, ainda que sejam detectadas diferenças de pormenor quanto à ordenação valorativa desses mesmos conteúdos. Verificou-se ainda que os sistemas de formação de professores e o de atendimento a crianças com necessidades educativas especiais parecem funcionar de uma forma articulada, embora autónomos. A investigação termina deixando registadas algumas recomendações/sugestões para alterações curriculares.Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMesquita, Helena2012-12-18T16:41:40Z19941994-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1605porMESQUITA, Maria Helena Ferreira de Pedro (1994) - Formação inicial de professores em educação especial : análise das práticas e necessidades. Lisboa : UTL. Faculdade de Motricidade Humana. 208 f. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T01:45:47Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1605Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:04.539707Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação inicial de professores em educação especial : análise das práticas e necessidades. |
title |
Formação inicial de professores em educação especial : análise das práticas e necessidades. |
spellingShingle |
Formação inicial de professores em educação especial : análise das práticas e necessidades. Mesquita, Helena Formação inicial de professores Educação especial Integração Currículo Necessidades Educativas Especiais |
title_short |
Formação inicial de professores em educação especial : análise das práticas e necessidades. |
title_full |
Formação inicial de professores em educação especial : análise das práticas e necessidades. |
title_fullStr |
Formação inicial de professores em educação especial : análise das práticas e necessidades. |
title_full_unstemmed |
Formação inicial de professores em educação especial : análise das práticas e necessidades. |
title_sort |
Formação inicial de professores em educação especial : análise das práticas e necessidades. |
author |
Mesquita, Helena |
author_facet |
Mesquita, Helena |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial de professores Educação especial Integração Currículo Necessidades Educativas Especiais |
topic |
Formação inicial de professores Educação especial Integração Currículo Necessidades Educativas Especiais |
description |
Dissertação apresentada à Faculdade de Motricidade Humana com vista à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial. |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994 1994-01-01T00:00:00Z 2012-12-18T16:41:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/1605 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/1605 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
MESQUITA, Maria Helena Ferreira de Pedro (1994) - Formação inicial de professores em educação especial : análise das práticas e necessidades. Lisboa : UTL. Faculdade de Motricidade Humana. 208 f. Dissertação de Mestrado. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130788615159808 |