Composições portuguesas no ensino/aprendizagem de flauta transversal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Beatriz Isabel da Silva Só
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/27110
Resumo: O presente relatório é constituído por duas partes distintas: uma correspondente à componente de investigação e outra à prática de ensino supervisionada. A Parte I aborda a temática das composições portuguesas e a sua aplicação no ensino/aprendizagem da flauta transversal. Foi realizado o levantamento das composições portuguesas editadas para flauta solo e flauta e piano; foram caracterizadas as composições não editadas; e uma seleção dessas composições foi apresentada no contexto de uma audição. Procedeu-se ainda à análise dessa experiência de introduzir composições portuguesas no reportório dos participantes, com o objetivo de promover e incentivar o estudo do reportório português. O resultado foi positivo e paradigmático de que é possível e desejável incluir as composições portuguesas no ensino/aprendizagem da Flauta no nosso país. Na Parte II encontra-se descrita a prática letiva realizada no Conservatório de Música do Porto, com alunos da classe do Professor Marco Pereira, assim como a participação nas aulas de música de conjunto. Deste modo são apresentados os contextos, práticas e atividades desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada
id RCAP_0532e65f62d0f73bc96d448ff3230ccf
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/27110
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Composições portuguesas no ensino/aprendizagem de flauta transversalEnsino instrumentalCompositores portuguesesReportório para flauta transversalO presente relatório é constituído por duas partes distintas: uma correspondente à componente de investigação e outra à prática de ensino supervisionada. A Parte I aborda a temática das composições portuguesas e a sua aplicação no ensino/aprendizagem da flauta transversal. Foi realizado o levantamento das composições portuguesas editadas para flauta solo e flauta e piano; foram caracterizadas as composições não editadas; e uma seleção dessas composições foi apresentada no contexto de uma audição. Procedeu-se ainda à análise dessa experiência de introduzir composições portuguesas no reportório dos participantes, com o objetivo de promover e incentivar o estudo do reportório português. O resultado foi positivo e paradigmático de que é possível e desejável incluir as composições portuguesas no ensino/aprendizagem da Flauta no nosso país. Na Parte II encontra-se descrita a prática letiva realizada no Conservatório de Música do Porto, com alunos da classe do Professor Marco Pereira, assim como a participação nas aulas de música de conjunto. Deste modo são apresentados os contextos, práticas e atividades desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino SupervisionadaThis report consists of two distinct parts: one corresponding to the research component, and another to supervised teaching practice. Part I deals with the theme of Portuguese compositions and their application in the teaching / learning of the flute. A survey of Portuguese compositions edited for solo flute and flute and piano was concluded; non-edited compositions were characterized; and a selection of such compositions was presented in the context of a public presentation. This experience of introducing Portuguese compositions in the repertoire of the participants, with the objective of encouraging the study of the Portuguese repertoire, was also analyzed. The result was positive and paradigmatic that it is possible and desirable to include Portuguese compositions in Flute teaching / learning in our country. In Part II, it is described the teaching practice held at the Conservatory of Music of Porto, with students from Professor Marco Pereira's class, as well as the author’s participation in the ensemble music classes. In this way, the contexts, practices and activities developed throughout the Supervised Teaching Practice are presented2019-12-09T12:03:51Z2019-06-06T00:00:00Z2019-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/27110porAlves, Beatriz Isabel da Silva Sóinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:22:45Zoai:ria.ua.pt:10773/27110Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:22:45Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Composições portuguesas no ensino/aprendizagem de flauta transversal
title Composições portuguesas no ensino/aprendizagem de flauta transversal
spellingShingle Composições portuguesas no ensino/aprendizagem de flauta transversal
Alves, Beatriz Isabel da Silva Só
Ensino instrumental
Compositores portugueses
Reportório para flauta transversal
title_short Composições portuguesas no ensino/aprendizagem de flauta transversal
title_full Composições portuguesas no ensino/aprendizagem de flauta transversal
title_fullStr Composições portuguesas no ensino/aprendizagem de flauta transversal
title_full_unstemmed Composições portuguesas no ensino/aprendizagem de flauta transversal
title_sort Composições portuguesas no ensino/aprendizagem de flauta transversal
author Alves, Beatriz Isabel da Silva Só
author_facet Alves, Beatriz Isabel da Silva Só
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Beatriz Isabel da Silva Só
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino instrumental
Compositores portugueses
Reportório para flauta transversal
topic Ensino instrumental
Compositores portugueses
Reportório para flauta transversal
description O presente relatório é constituído por duas partes distintas: uma correspondente à componente de investigação e outra à prática de ensino supervisionada. A Parte I aborda a temática das composições portuguesas e a sua aplicação no ensino/aprendizagem da flauta transversal. Foi realizado o levantamento das composições portuguesas editadas para flauta solo e flauta e piano; foram caracterizadas as composições não editadas; e uma seleção dessas composições foi apresentada no contexto de uma audição. Procedeu-se ainda à análise dessa experiência de introduzir composições portuguesas no reportório dos participantes, com o objetivo de promover e incentivar o estudo do reportório português. O resultado foi positivo e paradigmático de que é possível e desejável incluir as composições portuguesas no ensino/aprendizagem da Flauta no nosso país. Na Parte II encontra-se descrita a prática letiva realizada no Conservatório de Música do Porto, com alunos da classe do Professor Marco Pereira, assim como a participação nas aulas de música de conjunto. Deste modo são apresentados os contextos, práticas e atividades desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-09T12:03:51Z
2019-06-06T00:00:00Z
2019-06-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/27110
url http://hdl.handle.net/10773/27110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543725547520000