Onde guardamos as partituras?: um estudo de caso com alunos de flauta transversal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/18509 |
Resumo: | A memorização é a capacidade de guardar informação e poder (re)lembrar quando é necessário. Na fase de preparação de uma obra a memorização pode ser um factor muito importante; no entando, muitas vezes o ensino de estratégias de memorização está ausente na formação de alunos. Este documento está divido em duas partes. Na Parte I é apresentado o Projecto Educativo, na Parte II o Relatório de Estágio. Na Parte I o projecto educativo incide sobre o tema “memorização musical”, e tem como principal objectivo compreender qual é a importância dada por dez docentes de Flauta Transversal da região centro de Portugal (Aveiro) à memorização, e averiguar o que três alunos do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, com quem foram trabalhadas estratégias de memorização, sentem quando tocam com a partitura e de cor. Para isso, foram realizadas e analisadas entrevistas semi-estruturadas aos participantes envolvidos. Os resultados indicam que a maioria dos professores entrevistados é a favor da memorização, embora considerando que a mesma pode ter pontos negativos e positivos. Os alunos referiram que apesar de tocar de cor ter sido uma boa experiência, alguns não irão investir em tocar de cor em público. A Parte II deste documento inclui o Relatório de Estágio, que foi realizado no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro. Nesta secção são apresentados os relatórios e planificações de todas as aulas lecionadas e assistidas e ainda as actividades de estágio realizadas. É também apresentada uma avaliação do trabalho realizado ao longo do ano. |
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Onde guardamos as partituras?: um estudo de caso com alunos de flauta transversalFlauta transversal - EnsinoMemorizaçãoA memorização é a capacidade de guardar informação e poder (re)lembrar quando é necessário. Na fase de preparação de uma obra a memorização pode ser um factor muito importante; no entando, muitas vezes o ensino de estratégias de memorização está ausente na formação de alunos. Este documento está divido em duas partes. Na Parte I é apresentado o Projecto Educativo, na Parte II o Relatório de Estágio. Na Parte I o projecto educativo incide sobre o tema “memorização musical”, e tem como principal objectivo compreender qual é a importância dada por dez docentes de Flauta Transversal da região centro de Portugal (Aveiro) à memorização, e averiguar o que três alunos do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, com quem foram trabalhadas estratégias de memorização, sentem quando tocam com a partitura e de cor. Para isso, foram realizadas e analisadas entrevistas semi-estruturadas aos participantes envolvidos. Os resultados indicam que a maioria dos professores entrevistados é a favor da memorização, embora considerando que a mesma pode ter pontos negativos e positivos. Os alunos referiram que apesar de tocar de cor ter sido uma boa experiência, alguns não irão investir em tocar de cor em público. A Parte II deste documento inclui o Relatório de Estágio, que foi realizado no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro. Nesta secção são apresentados os relatórios e planificações de todas as aulas lecionadas e assistidas e ainda as actividades de estágio realizadas. É também apresentada uma avaliação do trabalho realizado ao longo do ano.Memorization is the capability to save information and remember it when necessary. In the preparation of a work, memorization can be a very important factor; however, teaching memorization techniques is absent of most students´s education. This thesis is divided into two parts. Part I presents the Educational Project, and Part II the supervised teaching reported. Part I, the educational project, focuses on the theme "musical memory", and aims to understand what is the importance given by ten Flute teachers working in the center of Portugal (Aveiro) on the topic memorization, and understand what three students from the Conservatório de Música Calouste Gulbenkian of Aveiro feel while playing with and without a music score. For that, the participants were interviewed to express opinions, feelings and points of view on the theme performing music by memory. The results show that most of the interviewed teachers are in favor of memorization, although considering that it has positive and negative aspects. Students indicate that performing without a music score is an interesting experience, however, despite of that, some of them will not make an effort to perform in public without music score. Part II of this document includes the educational trainnig report, which was held at the Conservatório de Música Calouste Gulbenkian of Aveiro. This section presents the reports and planning for all classes taught and attended and also the activities undertaken throughout the trainnig. It is also presented the evaluation of the work along the year.Universidade de Aveiro2017-10-12T09:55:05Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18509porBalseiro, Maria João Vidalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:35:08Zoai:ria.ua.pt:10773/18509Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:14.564685Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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