Onde guardamos as partituras?: um estudo de caso com alunos de flauta transversal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balseiro, Maria João Vidal
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/18509
Resumo: A memorização é a capacidade de guardar informação e poder (re)lembrar quando é necessário. Na fase de preparação de uma obra a memorização pode ser um factor muito importante; no entando, muitas vezes o ensino de estratégias de memorização está ausente na formação de alunos. Este documento está divido em duas partes. Na Parte I é apresentado o Projecto Educativo, na Parte II o Relatório de Estágio. Na Parte I o projecto educativo incide sobre o tema “memorização musical”, e tem como principal objectivo compreender qual é a importância dada por dez docentes de Flauta Transversal da região centro de Portugal (Aveiro) à memorização, e averiguar o que três alunos do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, com quem foram trabalhadas estratégias de memorização, sentem quando tocam com a partitura e de cor. Para isso, foram realizadas e analisadas entrevistas semi-estruturadas aos participantes envolvidos. Os resultados indicam que a maioria dos professores entrevistados é a favor da memorização, embora considerando que a mesma pode ter pontos negativos e positivos. Os alunos referiram que apesar de tocar de cor ter sido uma boa experiência, alguns não irão investir em tocar de cor em público. A Parte II deste documento inclui o Relatório de Estágio, que foi realizado no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro. Nesta secção são apresentados os relatórios e planificações de todas as aulas lecionadas e assistidas e ainda as actividades de estágio realizadas. É também apresentada uma avaliação do trabalho realizado ao longo do ano.
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