Processos composicionais e escrita idiomática no guitarrista-compositor contemporâneo: Nuccio D’Angelo e Dusan Bogdanovic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meireles, Frederico José Salgado Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/17002
Resumo: O presente projeto visa estudar os processos composicionais utilizados por guitarristas-compositores contemporâneos, os quais, como o nome indica, são simultaneamente intérpretes e compositores. Para abordar o assunto, é definido um modelo teórico que considera, por um lado, o processo de composição propriamente dito, e, por outro, os resultados desse processo ao nível de uma escrita mais ou menos idiomática. Quanto ao primeiro aspeto, averigua-se, em particular, qual o grau de relação com o instrumento e qual o peso da improvisação no processo composicional; quanto ao segundo, identificam-se diferentes texturas de acordo com o seu idiomatismo. O objetivo final é procurar estabelecer uma relação entre processos e resultados, e averiguar se processos que utilizam mais a guitarra e a improvisação podem resultar em texturas mais idiomáticas, e, da mesma forma, se processos que utilizam menos a guitarra e a improvisação podem resultar em texturas menos idiomáticas. Para tal, é realizado um estudo de caso, analisando as texturas e processos composicionais inerentes a Due Canzoni Lidie (1984), de Nuccio D’Angelo, e à Sonata nº3 (2010), de Dusan Bogdanovic. Neste estudo, verifica-se que a Sonata (2010) tem maior incidência em texturas menos idiomáticas (como o contraponto) e o seu processo de composição foi, maioritariamente, afastado da guitarra e independente da improvisação; no caso de Due Canzoni Lidie (1984), nota-se, comparativamente, uma maior incidência em texturas mais idiomáticas (como o arpejo), o que pode ser resultado do uso moderado do instrumento no seu processo composicional. Conclui-se, portanto, que processos composicionais que utilizam moderadamente o instrumento e a improvisação podem resultar em texturas mais idiomáticas.
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