A importância do Instagram para os jornais Portugueses na captação de audiências jovens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/29734 |
Resumo: | Com a passagem do domínio da comunicação de massas para o domínio da comunicação em rede, os jornais têm procurado novas formas de manterem as suas marcas próximas dos consumidores. Contudo, os jovens manifestam-se marcadamente afastados dos meios de comunicação tradicionais, ao preferirem as redes sociais online para suprir um conjunto de necessidades distintas, entre elas a informação. Sendo o Instagram uma das redes sociais online mais utilizadas por esta geração, ela tornou-se fundamental para os jornais que a frequentem e utilizam para distribuir as suas notícias, procurando fazê-lo através de formas estimulantes e impactantes. Perante esta realidade, é importante analisar as motivações que levam os jovens a seguir jornais de notícias portugueses no Instagram e/ou a subscreverem-nos online, e a influência que os diferentes formatos de conteúdo utilizados pelos jornais nesta plataforma exercem na decisão dos jovens para consumir as notícias na integra junto dos seus canais oficiais. Para responder a estas questões, aplicou-se um método quantitativo com recurso a um inquérito online, dirigido a jovens entre os 18 e os 30 anos que consomem notícias no Instagram. Os dados sugerem-nos que embora os jovens utilizem o Instagram para consumir notícias diariamente, tal não se traduz num incremento do consumo de notícias na integra junto dos sites dos jornais, revelando-se o custo das notícias um fator determinante para esta decisão. Adicionalmente, verificou-se que a forma como as notícias são apresentadas pelos jornais em termos dos formatos no Instagram não estimula um maior consumo de notícias. |
id |
RCAP_0536f399d745a508ef67eb9dd1cdc8da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/29734 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância do Instagram para os jornais Portugueses na captação de audiências jovensInstagramNotícia -- NewsJornaisRedes sociais onlineFormatos de mediaNewspapersOnline social networksMedia formatsCom a passagem do domínio da comunicação de massas para o domínio da comunicação em rede, os jornais têm procurado novas formas de manterem as suas marcas próximas dos consumidores. Contudo, os jovens manifestam-se marcadamente afastados dos meios de comunicação tradicionais, ao preferirem as redes sociais online para suprir um conjunto de necessidades distintas, entre elas a informação. Sendo o Instagram uma das redes sociais online mais utilizadas por esta geração, ela tornou-se fundamental para os jornais que a frequentem e utilizam para distribuir as suas notícias, procurando fazê-lo através de formas estimulantes e impactantes. Perante esta realidade, é importante analisar as motivações que levam os jovens a seguir jornais de notícias portugueses no Instagram e/ou a subscreverem-nos online, e a influência que os diferentes formatos de conteúdo utilizados pelos jornais nesta plataforma exercem na decisão dos jovens para consumir as notícias na integra junto dos seus canais oficiais. Para responder a estas questões, aplicou-se um método quantitativo com recurso a um inquérito online, dirigido a jovens entre os 18 e os 30 anos que consomem notícias no Instagram. Os dados sugerem-nos que embora os jovens utilizem o Instagram para consumir notícias diariamente, tal não se traduz num incremento do consumo de notícias na integra junto dos sites dos jornais, revelando-se o custo das notícias um fator determinante para esta decisão. Adicionalmente, verificou-se que a forma como as notícias são apresentadas pelos jornais em termos dos formatos no Instagram não estimula um maior consumo de notícias.With the transition from the domain of mass communication to the domain of network communication, newspapers have been looking for new ways to keep their brands close to consumers, however, young people manifest themselves markedly away from traditional media, preferring online social networks to meet a set of different needs, including information. That said, since Instagram is one of the most used online social networks by this generation, it is essential that newspapers frequent it and use it to distribute their news through stimulating and impactful ways. Faced with this problem, it is considered interesting to analyze the motivations that lead young people to follow Portuguese news newspapers on Instagram and, or, to subscribe to them online, and the influence that the different content formats used by newspapers on this platform exert on the will of young people to consume news in full in their official channels. To answer these questions, a quantitative method was applied using an online survey, aimed at young people between the ages of 18 and 30 who consume news on Instagram. The data suggest that although young people use Instagram to consume news daily, this does not translate into an increase in the consumption of news in full in the websites of newspapers, and the cost of news proves to be a determining factor for this decision. In addition, it was found that the way news is presented by newspapers at the level of formats on Instagram does not show to stimulate a greater consumption of news.2023-11-23T15:05:02Z2023-11-16T00:00:00Z2023-11-162023-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/29734TID:203390911porLopes, Eva Motainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-26T01:17:59Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/29734Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:46.298153Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do Instagram para os jornais Portugueses na captação de audiências jovens |
title |
A importância do Instagram para os jornais Portugueses na captação de audiências jovens |
spellingShingle |
A importância do Instagram para os jornais Portugueses na captação de audiências jovens Lopes, Eva Mota Notícia -- News Jornais Redes sociais online Formatos de media Newspapers Online social networks Media formats |
title_short |
A importância do Instagram para os jornais Portugueses na captação de audiências jovens |
title_full |
A importância do Instagram para os jornais Portugueses na captação de audiências jovens |
title_fullStr |
A importância do Instagram para os jornais Portugueses na captação de audiências jovens |
title_full_unstemmed |
A importância do Instagram para os jornais Portugueses na captação de audiências jovens |
title_sort |
A importância do Instagram para os jornais Portugueses na captação de audiências jovens |
author |
Lopes, Eva Mota |
author_facet |
Lopes, Eva Mota |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Eva Mota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instagram Notícia -- News Jornais Redes sociais online Formatos de media Newspapers Online social networks Media formats |
topic |
Instagram Notícia -- News Jornais Redes sociais online Formatos de media Newspapers Online social networks Media formats |
description |
Com a passagem do domínio da comunicação de massas para o domínio da comunicação em rede, os jornais têm procurado novas formas de manterem as suas marcas próximas dos consumidores. Contudo, os jovens manifestam-se marcadamente afastados dos meios de comunicação tradicionais, ao preferirem as redes sociais online para suprir um conjunto de necessidades distintas, entre elas a informação. Sendo o Instagram uma das redes sociais online mais utilizadas por esta geração, ela tornou-se fundamental para os jornais que a frequentem e utilizam para distribuir as suas notícias, procurando fazê-lo através de formas estimulantes e impactantes. Perante esta realidade, é importante analisar as motivações que levam os jovens a seguir jornais de notícias portugueses no Instagram e/ou a subscreverem-nos online, e a influência que os diferentes formatos de conteúdo utilizados pelos jornais nesta plataforma exercem na decisão dos jovens para consumir as notícias na integra junto dos seus canais oficiais. Para responder a estas questões, aplicou-se um método quantitativo com recurso a um inquérito online, dirigido a jovens entre os 18 e os 30 anos que consomem notícias no Instagram. Os dados sugerem-nos que embora os jovens utilizem o Instagram para consumir notícias diariamente, tal não se traduz num incremento do consumo de notícias na integra junto dos sites dos jornais, revelando-se o custo das notícias um fator determinante para esta decisão. Adicionalmente, verificou-se que a forma como as notícias são apresentadas pelos jornais em termos dos formatos no Instagram não estimula um maior consumo de notícias. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-23T15:05:02Z 2023-11-16T00:00:00Z 2023-11-16 2023-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/29734 TID:203390911 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/29734 |
identifier_str_mv |
TID:203390911 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135496329232384 |