E-learning : forma de passar à prática : um estudo sobre os fatores críticos de sucesso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/11468 |
Resumo: | Em Portugal, as soluções formativas são ainda maioritariamente escolhidas de acordo com abordagens tradicionais. O desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação permite agora dotar os indivíduos de conhecimentos, através de formas mais rápidas e igualmente eficientes como é o caso da formação e-learning. O número de organizações a apostar na formação e-learning é cada vez maior, tornando-se importante perceber em que medida é que o método é eficaz e quais as vantagens que proporciona à organização. Nesse sentido, este estudo visa apurar e detalhar os principais fatores críticos de sucesso para a implementação desta forma de organização da formação. Com esse fim, levou-se a cabo, um estudo qualitativo, onde foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas a diferentes organizações, com vasto histórico de experiência em formação e-learning. Face aos resultados obtidos, concluímos que o fator crítico de sucesso essencial à implementação de formação e-learning, assenta na combinação eficaz, das técnicas pedagógicas, dos elementos tecnológicas e a gestão dos recursos. |
id |
RCAP_05424a9b27421b1803ff378ab3bb4030 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11468 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
E-learning : forma de passar à prática : um estudo sobre os fatores críticos de sucessoMESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOSGESTÃOFORMAÇÃO PROFISSIONALGESTÃO DO CONHECIMENTOE-LEARNINGB-LEARNINGMANAGEMENTVOCATIONAL TRAININGKNOWLEDGE MANAGEMENTE-LEARNINGB-LEARNINGEm Portugal, as soluções formativas são ainda maioritariamente escolhidas de acordo com abordagens tradicionais. O desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação permite agora dotar os indivíduos de conhecimentos, através de formas mais rápidas e igualmente eficientes como é o caso da formação e-learning. O número de organizações a apostar na formação e-learning é cada vez maior, tornando-se importante perceber em que medida é que o método é eficaz e quais as vantagens que proporciona à organização. Nesse sentido, este estudo visa apurar e detalhar os principais fatores críticos de sucesso para a implementação desta forma de organização da formação. Com esse fim, levou-se a cabo, um estudo qualitativo, onde foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas a diferentes organizações, com vasto histórico de experiência em formação e-learning. Face aos resultados obtidos, concluímos que o fator crítico de sucesso essencial à implementação de formação e-learning, assenta na combinação eficaz, das técnicas pedagógicas, dos elementos tecnológicas e a gestão dos recursos.In Portugal, the formative solutions are still chosen according to more traditional approaches. The development of Information and Communication technologies provides now, the individuals with opportunities of knowledge through faster ways, but equally efficient such as e-learning. The number of organizations investing in e-Learnig trainings is increasing, so it is imperative to approach the advantages and disadvantages of this method. This study has the same purpose, detailing the main reasons for the successful implementation of the e-learning system in a company. With that aim a qualitative study took place, including four semi structured interviews to different prestige and acknowledged organizations. Due to the results obtained, we conclude that the main factor is directly linked to the successful implementation of this method, as to do with the perfect arrangement between the educational techniques, the technologic elements and the organization of resources.2020-12-04T10:50:35Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11468TID:201001055porCaetano, Sofia Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:04Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11468Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:55.916423Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
E-learning : forma de passar à prática : um estudo sobre os fatores críticos de sucesso |
title |
E-learning : forma de passar à prática : um estudo sobre os fatores críticos de sucesso |
spellingShingle |
E-learning : forma de passar à prática : um estudo sobre os fatores críticos de sucesso Caetano, Sofia Pereira MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO FORMAÇÃO PROFISSIONAL GESTÃO DO CONHECIMENTO E-LEARNING B-LEARNING MANAGEMENT VOCATIONAL TRAINING KNOWLEDGE MANAGEMENT E-LEARNING B-LEARNING |
title_short |
E-learning : forma de passar à prática : um estudo sobre os fatores críticos de sucesso |
title_full |
E-learning : forma de passar à prática : um estudo sobre os fatores críticos de sucesso |
title_fullStr |
E-learning : forma de passar à prática : um estudo sobre os fatores críticos de sucesso |
title_full_unstemmed |
E-learning : forma de passar à prática : um estudo sobre os fatores críticos de sucesso |
title_sort |
E-learning : forma de passar à prática : um estudo sobre os fatores críticos de sucesso |
author |
Caetano, Sofia Pereira |
author_facet |
Caetano, Sofia Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caetano, Sofia Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO FORMAÇÃO PROFISSIONAL GESTÃO DO CONHECIMENTO E-LEARNING B-LEARNING MANAGEMENT VOCATIONAL TRAINING KNOWLEDGE MANAGEMENT E-LEARNING B-LEARNING |
topic |
MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS GESTÃO FORMAÇÃO PROFISSIONAL GESTÃO DO CONHECIMENTO E-LEARNING B-LEARNING MANAGEMENT VOCATIONAL TRAINING KNOWLEDGE MANAGEMENT E-LEARNING B-LEARNING |
description |
Em Portugal, as soluções formativas são ainda maioritariamente escolhidas de acordo com abordagens tradicionais. O desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação permite agora dotar os indivíduos de conhecimentos, através de formas mais rápidas e igualmente eficientes como é o caso da formação e-learning. O número de organizações a apostar na formação e-learning é cada vez maior, tornando-se importante perceber em que medida é que o método é eficaz e quais as vantagens que proporciona à organização. Nesse sentido, este estudo visa apurar e detalhar os principais fatores críticos de sucesso para a implementação desta forma de organização da formação. Com esse fim, levou-se a cabo, um estudo qualitativo, onde foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas a diferentes organizações, com vasto histórico de experiência em formação e-learning. Face aos resultados obtidos, concluímos que o fator crítico de sucesso essencial à implementação de formação e-learning, assenta na combinação eficaz, das técnicas pedagógicas, dos elementos tecnológicas e a gestão dos recursos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2020-12-04T10:50:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/11468 TID:201001055 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/11468 |
identifier_str_mv |
TID:201001055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131265853554688 |