E-learning : forma de passar à prática : um estudo sobre os fatores críticos de sucesso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Sofia Pereira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/11468
Resumo: Em Portugal, as soluções formativas são ainda maioritariamente escolhidas de acordo com abordagens tradicionais. O desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação permite agora dotar os indivíduos de conhecimentos, através de formas mais rápidas e igualmente eficientes como é o caso da formação e-learning. O número de organizações a apostar na formação e-learning é cada vez maior, tornando-se importante perceber em que medida é que o método é eficaz e quais as vantagens que proporciona à organização. Nesse sentido, este estudo visa apurar e detalhar os principais fatores críticos de sucesso para a implementação desta forma de organização da formação. Com esse fim, levou-se a cabo, um estudo qualitativo, onde foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas a diferentes organizações, com vasto histórico de experiência em formação e-learning. Face aos resultados obtidos, concluímos que o fator crítico de sucesso essencial à implementação de formação e-learning, assenta na combinação eficaz, das técnicas pedagógicas, dos elementos tecnológicas e a gestão dos recursos.
id RCAP_05424a9b27421b1803ff378ab3bb4030
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11468
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling E-learning : forma de passar à prática : um estudo sobre os fatores críticos de sucessoMESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOSGESTÃOFORMAÇÃO PROFISSIONALGESTÃO DO CONHECIMENTOE-LEARNINGB-LEARNINGMANAGEMENTVOCATIONAL TRAININGKNOWLEDGE MANAGEMENTE-LEARNINGB-LEARNINGEm Portugal, as soluções formativas são ainda maioritariamente escolhidas de acordo com abordagens tradicionais. O desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação permite agora dotar os indivíduos de conhecimentos, através de formas mais rápidas e igualmente eficientes como é o caso da formação e-learning. O número de organizações a apostar na formação e-learning é cada vez maior, tornando-se importante perceber em que medida é que o método é eficaz e quais as vantagens que proporciona à organização. Nesse sentido, este estudo visa apurar e detalhar os principais fatores críticos de sucesso para a implementação desta forma de organização da formação. Com esse fim, levou-se a cabo, um estudo qualitativo, onde foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas a diferentes organizações, com vasto histórico de experiência em formação e-learning. Face aos resultados obtidos, concluímos que o fator crítico de sucesso essencial à implementação de formação e-learning, assenta na combinação eficaz, das técnicas pedagógicas, dos elementos tecnológicas e a gestão dos recursos.In Portugal, the formative solutions are still chosen according to more traditional approaches. The development of Information and Communication technologies provides now, the individuals with opportunities of knowledge through faster ways, but equally efficient such as e-learning. The number of organizations investing in e-Learnig trainings is increasing, so it is imperative to approach the advantages and disadvantages of this method. This study has the same purpose, detailing the main reasons for the successful implementation of the e-learning system in a company. With that aim a qualitative study took place, including four semi structured interviews to different prestige and acknowledged organizations. Due to the results obtained, we conclude that the main factor is directly linked to the successful implementation of this method, as to do with the perfect arrangement between the educational techniques, the technologic elements and the organization of resources.2020-12-04T10:50:35Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11468TID:201001055porCaetano, Sofia Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:04Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11468Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:55.916423Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv E-learning : forma de passar à prática : um estudo sobre os fatores críticos de sucesso
title E-learning : forma de passar à prática : um estudo sobre os fatores críticos de sucesso
spellingShingle E-learning : forma de passar à prática : um estudo sobre os fatores críticos de sucesso
Caetano, Sofia Pereira
MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
GESTÃO
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
GESTÃO DO CONHECIMENTO
E-LEARNING
B-LEARNING
MANAGEMENT
VOCATIONAL TRAINING
KNOWLEDGE MANAGEMENT
E-LEARNING
B-LEARNING
title_short E-learning : forma de passar à prática : um estudo sobre os fatores críticos de sucesso
title_full E-learning : forma de passar à prática : um estudo sobre os fatores críticos de sucesso
title_fullStr E-learning : forma de passar à prática : um estudo sobre os fatores críticos de sucesso
title_full_unstemmed E-learning : forma de passar à prática : um estudo sobre os fatores críticos de sucesso
title_sort E-learning : forma de passar à prática : um estudo sobre os fatores críticos de sucesso
author Caetano, Sofia Pereira
author_facet Caetano, Sofia Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Sofia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
GESTÃO
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
GESTÃO DO CONHECIMENTO
E-LEARNING
B-LEARNING
MANAGEMENT
VOCATIONAL TRAINING
KNOWLEDGE MANAGEMENT
E-LEARNING
B-LEARNING
topic MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
GESTÃO
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
GESTÃO DO CONHECIMENTO
E-LEARNING
B-LEARNING
MANAGEMENT
VOCATIONAL TRAINING
KNOWLEDGE MANAGEMENT
E-LEARNING
B-LEARNING
description Em Portugal, as soluções formativas são ainda maioritariamente escolhidas de acordo com abordagens tradicionais. O desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação permite agora dotar os indivíduos de conhecimentos, através de formas mais rápidas e igualmente eficientes como é o caso da formação e-learning. O número de organizações a apostar na formação e-learning é cada vez maior, tornando-se importante perceber em que medida é que o método é eficaz e quais as vantagens que proporciona à organização. Nesse sentido, este estudo visa apurar e detalhar os principais fatores críticos de sucesso para a implementação desta forma de organização da formação. Com esse fim, levou-se a cabo, um estudo qualitativo, onde foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas a diferentes organizações, com vasto histórico de experiência em formação e-learning. Face aos resultados obtidos, concluímos que o fator crítico de sucesso essencial à implementação de formação e-learning, assenta na combinação eficaz, das técnicas pedagógicas, dos elementos tecnológicas e a gestão dos recursos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2020-12-04T10:50:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/11468
TID:201001055
url http://hdl.handle.net/10437/11468
identifier_str_mv TID:201001055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131265853554688