O lugar do discurso no contexto online: estratégias discursivas de aprendizagem em ambiente colaborativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/9316 |
Resumo: | Tendo por base o “quadro de interação” (Goffman, 1987) presente em salas de aula virtuais num curso de mestrado da Universidade Aberta, analisaremos de que modo, no discurso em contexto educacional, são desenvolvidas estratégias discursivas de consolidação da relação interlocutiva. Demonstraremos que, nestes ambientes de aprendizagem, os interlocutores, com o desenho de e-atividades, põem no centro da aprendizagem o debate fundamentado no conhecimento explícito e construído através do discurso. Analisaremos, pois, a gestão da vez de elocução dos participantes e a realização de estratégias discursivas específicas que visam efeitos não só relacionais, mas também efeitos argumentativos. Estas estratégias discursivas visam a acomodação intersubjetiva e a gestão da emoção em contexto de aprendizagem online. |
id |
RCAP_055bea95add2d7554613503edcb06b04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9316 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O lugar do discurso no contexto online: estratégias discursivas de aprendizagem em ambiente colaborativoEstratégias discursivasEnsino online pós-graduadoElearningInteraçãoDebatePost-graduate online teachingDiscourse strategiesDebateInteractionTendo por base o “quadro de interação” (Goffman, 1987) presente em salas de aula virtuais num curso de mestrado da Universidade Aberta, analisaremos de que modo, no discurso em contexto educacional, são desenvolvidas estratégias discursivas de consolidação da relação interlocutiva. Demonstraremos que, nestes ambientes de aprendizagem, os interlocutores, com o desenho de e-atividades, põem no centro da aprendizagem o debate fundamentado no conhecimento explícito e construído através do discurso. Analisaremos, pois, a gestão da vez de elocução dos participantes e a realização de estratégias discursivas específicas que visam efeitos não só relacionais, mas também efeitos argumentativos. Estas estratégias discursivas visam a acomodação intersubjetiva e a gestão da emoção em contexto de aprendizagem online.Taking as reference the “interaction frame” (Goffman, 1987) of a Universidade Aberta’s Masters course virtual classroom, this paper will analyse how discourse strategies of consolidation of interlocutions are developed. The paper demonstrates that, in these learning environments, interlocutors, with the design of e-activities, put at the centre of the learning process a debate underpinned by explicit knowledge and constructed through discourse. Thus, the paper will analyse the management of the participants’ turns of elocution and the accomplishment of specific discourse strategies that aim not only relational effects but also argumentative ones. These discourse strategies aim at intersubjective accommodation and emotion management in the context of online learning.Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Comunicação/Escola de Belas Artes Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação LATEC/UFRJ/GERGAVRepositório AbertoAlmeida, Carla Aurélia de2020-02-18T09:32:11Z2019-012019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9316porAlmeida, Carla Aurélia de. 2019. “O lugar do discurso no contexto online: estratégias discursivas de aprendizagem em ambiente colaborativo.”Revista EDUCAONLINE" 13 (1): 4-21, janeiro/abril de 2019.1983-2664info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:31:57Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9316Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:02.604245Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lugar do discurso no contexto online: estratégias discursivas de aprendizagem em ambiente colaborativo |
title |
O lugar do discurso no contexto online: estratégias discursivas de aprendizagem em ambiente colaborativo |
spellingShingle |
O lugar do discurso no contexto online: estratégias discursivas de aprendizagem em ambiente colaborativo Almeida, Carla Aurélia de Estratégias discursivas Ensino online pós-graduado Elearning Interação Debate Post-graduate online teaching Discourse strategies Debate Interaction |
title_short |
O lugar do discurso no contexto online: estratégias discursivas de aprendizagem em ambiente colaborativo |
title_full |
O lugar do discurso no contexto online: estratégias discursivas de aprendizagem em ambiente colaborativo |
title_fullStr |
O lugar do discurso no contexto online: estratégias discursivas de aprendizagem em ambiente colaborativo |
title_full_unstemmed |
O lugar do discurso no contexto online: estratégias discursivas de aprendizagem em ambiente colaborativo |
title_sort |
O lugar do discurso no contexto online: estratégias discursivas de aprendizagem em ambiente colaborativo |
author |
Almeida, Carla Aurélia de |
author_facet |
Almeida, Carla Aurélia de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Carla Aurélia de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias discursivas Ensino online pós-graduado Elearning Interação Debate Post-graduate online teaching Discourse strategies Debate Interaction |
topic |
Estratégias discursivas Ensino online pós-graduado Elearning Interação Debate Post-graduate online teaching Discourse strategies Debate Interaction |
description |
Tendo por base o “quadro de interação” (Goffman, 1987) presente em salas de aula virtuais num curso de mestrado da Universidade Aberta, analisaremos de que modo, no discurso em contexto educacional, são desenvolvidas estratégias discursivas de consolidação da relação interlocutiva. Demonstraremos que, nestes ambientes de aprendizagem, os interlocutores, com o desenho de e-atividades, põem no centro da aprendizagem o debate fundamentado no conhecimento explícito e construído através do discurso. Analisaremos, pois, a gestão da vez de elocução dos participantes e a realização de estratégias discursivas específicas que visam efeitos não só relacionais, mas também efeitos argumentativos. Estas estratégias discursivas visam a acomodação intersubjetiva e a gestão da emoção em contexto de aprendizagem online. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01 2019-01-01T00:00:00Z 2020-02-18T09:32:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/9316 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/9316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Almeida, Carla Aurélia de. 2019. “O lugar do discurso no contexto online: estratégias discursivas de aprendizagem em ambiente colaborativo.”Revista EDUCAONLINE" 13 (1): 4-21, janeiro/abril de 2019. 1983-2664 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Comunicação/Escola de Belas Artes Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação LATEC/UFRJ/GERGAV |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Comunicação/Escola de Belas Artes Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação LATEC/UFRJ/GERGAV |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135073454260224 |