O lugar do discurso no contexto online: estratégias discursivas de aprendizagem em ambiente colaborativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Carla Aurélia de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/9316
Resumo: Tendo por base o “quadro de interação” (Goffman, 1987) presente em salas de aula virtuais num curso de mestrado da Universidade Aberta, analisaremos de que modo, no discurso em contexto educacional, são desenvolvidas estratégias discursivas de consolidação da relação interlocutiva. Demonstraremos que, nestes ambientes de aprendizagem, os interlocutores, com o desenho de e-atividades, põem no centro da aprendizagem o debate fundamentado no conhecimento explícito e construído através do discurso. Analisaremos, pois, a gestão da vez de elocução dos participantes e a realização de estratégias discursivas específicas que visam efeitos não só relacionais, mas também efeitos argumentativos. Estas estratégias discursivas visam a acomodação intersubjetiva e a gestão da emoção em contexto de aprendizagem online.
id RCAP_055bea95add2d7554613503edcb06b04
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9316
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O lugar do discurso no contexto online: estratégias discursivas de aprendizagem em ambiente colaborativoEstratégias discursivasEnsino online pós-graduadoElearningInteraçãoDebatePost-graduate online teachingDiscourse strategiesDebateInteractionTendo por base o “quadro de interação” (Goffman, 1987) presente em salas de aula virtuais num curso de mestrado da Universidade Aberta, analisaremos de que modo, no discurso em contexto educacional, são desenvolvidas estratégias discursivas de consolidação da relação interlocutiva. Demonstraremos que, nestes ambientes de aprendizagem, os interlocutores, com o desenho de e-atividades, põem no centro da aprendizagem o debate fundamentado no conhecimento explícito e construído através do discurso. Analisaremos, pois, a gestão da vez de elocução dos participantes e a realização de estratégias discursivas específicas que visam efeitos não só relacionais, mas também efeitos argumentativos. Estas estratégias discursivas visam a acomodação intersubjetiva e a gestão da emoção em contexto de aprendizagem online.Taking as reference the “interaction frame” (Goffman, 1987) of a Universidade Aberta’s Masters course virtual classroom, this paper will analyse how discourse strategies of consolidation of interlocutions are developed. The paper demonstrates that, in these learning environments, interlocutors, with the design of e-activities, put at the centre of the learning process a debate underpinned by explicit knowledge and constructed through discourse. Thus, the paper will analyse the management of the participants’ turns of elocution and the accomplishment of specific discourse strategies that aim not only relational effects but also argumentative ones. These discourse strategies aim at intersubjective accommodation and emotion management in the context of online learning.Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Comunicação/Escola de Belas Artes Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação LATEC/UFRJ/GERGAVRepositório AbertoAlmeida, Carla Aurélia de2020-02-18T09:32:11Z2019-012019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9316porAlmeida, Carla Aurélia de. 2019. “O lugar do discurso no contexto online: estratégias discursivas de aprendizagem em ambiente colaborativo.”Revista EDUCAONLINE" 13 (1): 4-21, janeiro/abril de 2019.1983-2664info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:31:57Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9316Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:02.604245Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O lugar do discurso no contexto online: estratégias discursivas de aprendizagem em ambiente colaborativo
title O lugar do discurso no contexto online: estratégias discursivas de aprendizagem em ambiente colaborativo
spellingShingle O lugar do discurso no contexto online: estratégias discursivas de aprendizagem em ambiente colaborativo
Almeida, Carla Aurélia de
Estratégias discursivas
Ensino online pós-graduado
Elearning
Interação
Debate
Post-graduate online teaching
Discourse strategies
Debate
Interaction
title_short O lugar do discurso no contexto online: estratégias discursivas de aprendizagem em ambiente colaborativo
title_full O lugar do discurso no contexto online: estratégias discursivas de aprendizagem em ambiente colaborativo
title_fullStr O lugar do discurso no contexto online: estratégias discursivas de aprendizagem em ambiente colaborativo
title_full_unstemmed O lugar do discurso no contexto online: estratégias discursivas de aprendizagem em ambiente colaborativo
title_sort O lugar do discurso no contexto online: estratégias discursivas de aprendizagem em ambiente colaborativo
author Almeida, Carla Aurélia de
author_facet Almeida, Carla Aurélia de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Carla Aurélia de
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias discursivas
Ensino online pós-graduado
Elearning
Interação
Debate
Post-graduate online teaching
Discourse strategies
Debate
Interaction
topic Estratégias discursivas
Ensino online pós-graduado
Elearning
Interação
Debate
Post-graduate online teaching
Discourse strategies
Debate
Interaction
description Tendo por base o “quadro de interação” (Goffman, 1987) presente em salas de aula virtuais num curso de mestrado da Universidade Aberta, analisaremos de que modo, no discurso em contexto educacional, são desenvolvidas estratégias discursivas de consolidação da relação interlocutiva. Demonstraremos que, nestes ambientes de aprendizagem, os interlocutores, com o desenho de e-atividades, põem no centro da aprendizagem o debate fundamentado no conhecimento explícito e construído através do discurso. Analisaremos, pois, a gestão da vez de elocução dos participantes e a realização de estratégias discursivas específicas que visam efeitos não só relacionais, mas também efeitos argumentativos. Estas estratégias discursivas visam a acomodação intersubjetiva e a gestão da emoção em contexto de aprendizagem online.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01
2019-01-01T00:00:00Z
2020-02-18T09:32:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/9316
url http://hdl.handle.net/10400.2/9316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Almeida, Carla Aurélia de. 2019. “O lugar do discurso no contexto online: estratégias discursivas de aprendizagem em ambiente colaborativo.”Revista EDUCAONLINE" 13 (1): 4-21, janeiro/abril de 2019.
1983-2664
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Comunicação/Escola de Belas Artes Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação LATEC/UFRJ/GERGAV
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Comunicação/Escola de Belas Artes Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação LATEC/UFRJ/GERGAV
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135073454260224