Educar bem, desenvolver melhor : formação de professores nas escolas primárias do distrito da Ka Tembe, em Moçambique
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/19537 |
Resumo: | Inserido no projeto de voluntariado internacional da AHEAD (Associação Humanitária para a Educação e Apoio ao Desenvolvimento) |
id |
RCAP_056275e6aff5c15ed93c939d03c57674 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/19537 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educar bem, desenvolver melhor : formação de professores nas escolas primárias do distrito da Ka Tembe, em MoçambiqueEducaçãoMoçambiqueVoluntariadoFormação de professoresEducationMozambiqueVolunteerTeacher trainingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoInserido no projeto de voluntariado internacional da AHEAD (Associação Humanitária para a Educação e Apoio ao Desenvolvimento)Educar bem, desenvolver melhor, um projeto de voluntariado na área da educação, nomeadamente na formação de professores primários das escolas do distrito da Ka Tembe, em Moçambique, pretendeu identificar e corrigir necessidades encontradas nas escolas, desenvolver ações de formação em contexto real adaptadas às dificuldades encontradas, capacitar os professores de uma reflexão crítica e competências que lhes permitam desempenhar melhor o seu papel e desenvolver materiais e metodologias para enriquecimento do ambiente da sala de aula. Após uma fase de preparação e elaboração do projeto em Portugal, o autor deste trabalho, no papel de formador voluntário, coordenou um plano de formação aplicado a professores primários da região, durante dois meses. Percorreu as nove escolas primárias do distrito de Ka Tembe em ações de formação que envolveram um total de 119 professores primários, em três sessões de formação desenvolvidas durante dois dias em cada escola. No final os professores preencheram um questionário de avaliação onde se pronunciaram acerca dos aspetos positivos e negativos, mas também referiam os temas que sentiam que queriam aprofundar, para permitir um melhor desempenho no seu papel. A formação permitiu desenvolver alguns materiais e metodologias, que permitiram facilitar e organizar as aulas dos professores. Foi também um momento de reflexão acerca do papel que a educação desempenha num país como Moçambique. Apesar das dificuldades encontradas nas escolas, os alunos em geral estão motivados e gostam de estar na escola. Porém, verifica-se uma desmotivação da maioria dos professores que referem os baixos salários e as condições de trabalho degradadas, como as principais causas de desmotivação, não deixando, no entanto, de exercer a sua função por gosto e com empenho, na maioria dos casos.Educate well, develop better, a volunteer project in the area of education, particularly in the training of primary teachers in the Ka Tembe district schools in Mozambique, it aims to identify and correct requirements found in schools, develop training actions in real context adapted to the difficulties encountered, training teachers of critical reflection and skills to better play its role and develop materials and methodologies for environmental enrichment of room class. After a phase of preparation and elaboration of the project in Portugal, the author of this work, in role of volunteer trainer, coordinated a training plan applied to primary school teachers in the region, for two months. Toured nine primary schools in the district of Catembe, attended by a total of 119 primary school teachers in three training sessions divided into two days per school. In the end, the teachers complete an evaluation questionnaire which spoke about the positive and negative aspects, but also referred the issues they felt they wanted to deepen, to allow a better performance in their role. The training allowed us to develop some materials and methodologies that enabled facilitate and organize the classes of teachers. It was also a moment of reflection on the role that education have in a country like Mozambique. Despite the difficulties encountered in schools, students are usually motivated and enjoy being at school. However, there is a lack of motivation of the majority of teachers who reported low wages and degraded working conditions, as the main causes of demotivation, leaving, however, to exercise its function of taste and commitment in most cases.Silva, Maria do Carmo Vieira daRUNDias, Filipe José2016-12-12T11:48:35Z2016-06-152016-03-312016-06-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19537TID:201200619porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:01:08Zoai:run.unl.pt:10362/19537Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:30.981500Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educar bem, desenvolver melhor : formação de professores nas escolas primárias do distrito da Ka Tembe, em Moçambique |
title |
Educar bem, desenvolver melhor : formação de professores nas escolas primárias do distrito da Ka Tembe, em Moçambique |
spellingShingle |
Educar bem, desenvolver melhor : formação de professores nas escolas primárias do distrito da Ka Tembe, em Moçambique Dias, Filipe José Educação Moçambique Voluntariado Formação de professores Education Mozambique Volunteer Teacher training Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Educar bem, desenvolver melhor : formação de professores nas escolas primárias do distrito da Ka Tembe, em Moçambique |
title_full |
Educar bem, desenvolver melhor : formação de professores nas escolas primárias do distrito da Ka Tembe, em Moçambique |
title_fullStr |
Educar bem, desenvolver melhor : formação de professores nas escolas primárias do distrito da Ka Tembe, em Moçambique |
title_full_unstemmed |
Educar bem, desenvolver melhor : formação de professores nas escolas primárias do distrito da Ka Tembe, em Moçambique |
title_sort |
Educar bem, desenvolver melhor : formação de professores nas escolas primárias do distrito da Ka Tembe, em Moçambique |
author |
Dias, Filipe José |
author_facet |
Dias, Filipe José |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Maria do Carmo Vieira da RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Filipe José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Moçambique Voluntariado Formação de professores Education Mozambique Volunteer Teacher training Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Moçambique Voluntariado Formação de professores Education Mozambique Volunteer Teacher training Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Inserido no projeto de voluntariado internacional da AHEAD (Associação Humanitária para a Educação e Apoio ao Desenvolvimento) |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-12T11:48:35Z 2016-06-15 2016-03-31 2016-06-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/19537 TID:201200619 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/19537 |
identifier_str_mv |
TID:201200619 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137886736482305 |