Educar bem, desenvolver melhor : formação de professores nas escolas primárias do distrito da Ka Tembe, em Moçambique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Filipe José
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/19537
Resumo: Inserido no projeto de voluntariado internacional da AHEAD (Associação Humanitária para a Educação e Apoio ao Desenvolvimento)
id RCAP_056275e6aff5c15ed93c939d03c57674
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/19537
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educar bem, desenvolver melhor : formação de professores nas escolas primárias do distrito da Ka Tembe, em MoçambiqueEducaçãoMoçambiqueVoluntariadoFormação de professoresEducationMozambiqueVolunteerTeacher trainingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoInserido no projeto de voluntariado internacional da AHEAD (Associação Humanitária para a Educação e Apoio ao Desenvolvimento)Educar bem, desenvolver melhor, um projeto de voluntariado na área da educação, nomeadamente na formação de professores primários das escolas do distrito da Ka Tembe, em Moçambique, pretendeu identificar e corrigir necessidades encontradas nas escolas, desenvolver ações de formação em contexto real adaptadas às dificuldades encontradas, capacitar os professores de uma reflexão crítica e competências que lhes permitam desempenhar melhor o seu papel e desenvolver materiais e metodologias para enriquecimento do ambiente da sala de aula. Após uma fase de preparação e elaboração do projeto em Portugal, o autor deste trabalho, no papel de formador voluntário, coordenou um plano de formação aplicado a professores primários da região, durante dois meses. Percorreu as nove escolas primárias do distrito de Ka Tembe em ações de formação que envolveram um total de 119 professores primários, em três sessões de formação desenvolvidas durante dois dias em cada escola. No final os professores preencheram um questionário de avaliação onde se pronunciaram acerca dos aspetos positivos e negativos, mas também referiam os temas que sentiam que queriam aprofundar, para permitir um melhor desempenho no seu papel. A formação permitiu desenvolver alguns materiais e metodologias, que permitiram facilitar e organizar as aulas dos professores. Foi também um momento de reflexão acerca do papel que a educação desempenha num país como Moçambique. Apesar das dificuldades encontradas nas escolas, os alunos em geral estão motivados e gostam de estar na escola. Porém, verifica-se uma desmotivação da maioria dos professores que referem os baixos salários e as condições de trabalho degradadas, como as principais causas de desmotivação, não deixando, no entanto, de exercer a sua função por gosto e com empenho, na maioria dos casos.Educate well, develop better, a volunteer project in the area of education, particularly in the training of primary teachers in the Ka Tembe district schools in Mozambique, it aims to identify and correct requirements found in schools, develop training actions in real context adapted to the difficulties encountered, training teachers of critical reflection and skills to better play its role and develop materials and methodologies for environmental enrichment of room class. After a phase of preparation and elaboration of the project in Portugal, the author of this work, in role of volunteer trainer, coordinated a training plan applied to primary school teachers in the region, for two months. Toured nine primary schools in the district of Catembe, attended by a total of 119 primary school teachers in three training sessions divided into two days per school. In the end, the teachers complete an evaluation questionnaire which spoke about the positive and negative aspects, but also referred the issues they felt they wanted to deepen, to allow a better performance in their role. The training allowed us to develop some materials and methodologies that enabled facilitate and organize the classes of teachers. It was also a moment of reflection on the role that education have in a country like Mozambique. Despite the difficulties encountered in schools, students are usually motivated and enjoy being at school. However, there is a lack of motivation of the majority of teachers who reported low wages and degraded working conditions, as the main causes of demotivation, leaving, however, to exercise its function of taste and commitment in most cases.Silva, Maria do Carmo Vieira daRUNDias, Filipe José2016-12-12T11:48:35Z2016-06-152016-03-312016-06-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19537TID:201200619porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:01:08Zoai:run.unl.pt:10362/19537Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:30.981500Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educar bem, desenvolver melhor : formação de professores nas escolas primárias do distrito da Ka Tembe, em Moçambique
title Educar bem, desenvolver melhor : formação de professores nas escolas primárias do distrito da Ka Tembe, em Moçambique
spellingShingle Educar bem, desenvolver melhor : formação de professores nas escolas primárias do distrito da Ka Tembe, em Moçambique
Dias, Filipe José
Educação
Moçambique
Voluntariado
Formação de professores
Education
Mozambique
Volunteer
Teacher training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Educar bem, desenvolver melhor : formação de professores nas escolas primárias do distrito da Ka Tembe, em Moçambique
title_full Educar bem, desenvolver melhor : formação de professores nas escolas primárias do distrito da Ka Tembe, em Moçambique
title_fullStr Educar bem, desenvolver melhor : formação de professores nas escolas primárias do distrito da Ka Tembe, em Moçambique
title_full_unstemmed Educar bem, desenvolver melhor : formação de professores nas escolas primárias do distrito da Ka Tembe, em Moçambique
title_sort Educar bem, desenvolver melhor : formação de professores nas escolas primárias do distrito da Ka Tembe, em Moçambique
author Dias, Filipe José
author_facet Dias, Filipe José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Maria do Carmo Vieira da
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Filipe José
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Moçambique
Voluntariado
Formação de professores
Education
Mozambique
Volunteer
Teacher training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação
Moçambique
Voluntariado
Formação de professores
Education
Mozambique
Volunteer
Teacher training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Inserido no projeto de voluntariado internacional da AHEAD (Associação Humanitária para a Educação e Apoio ao Desenvolvimento)
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-12T11:48:35Z
2016-06-15
2016-03-31
2016-06-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/19537
TID:201200619
url http://hdl.handle.net/10362/19537
identifier_str_mv TID:201200619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137886736482305