Um contraponto entre música, educação e cultura : o acesso à cultura em diferentes contextos (in)formais de aprendizagem musicais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Liliana Filipa Lopes de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10216/23214
Resumo: Este estudo pretende fazer uma investigação empírica partindo da hipótese de que a apropriação da música tem diferentes formas de incorporação nos indivíduos mediante os cenários de interacção sociais e culturais em que se encontra inserida. Aborda os significados, a valorização e a presença atribuídos à expressão musical no âmbito da formação e intervenção pessoal dos participantes, pretendendo observar a sua interpretação e compreensão das concepções de expressão musical e das suas manifestações na prática educativa desenvolvida pelos agentes inseridos. O plano empírico restringe-se a três cenários distintos onde se articulam diferentes práticas de aprendizagem musicais: uma academia de música, e respectivo trabalho desenvolvido em seis colégios; duas escolas públicas do primeiro ciclo do projecto “Expressão musical para as escolas”; e por fim, a Casa da Música e respectivos workshops de cariz educativo. Trata-se de um estudo de casos comparativo, que não parte do pressuposto de que se estabelecem relações similares entre os diferentes espaços, mas que pretende analisar separadamente as formas, objectivos e a influência que a música exerce em cada um deles. O modelo analítico procura analisar as práticas musicais de cada espaço (isto é, o papel da música), os perfis sociais dos intervenientes e o cenário onde essas práticas ocorrem. Deste modo, o estudo foi estruturado sobre três eixos analíticos: Perfil preferencial; Perfil social e Perfil Organizacional. Através deste três eixos procede-se à construção de um conjunto de dimensões relacionadas com a música (enquanto sujeitos de aprendizagem) e inerentes práticas musicais; e a educação, enquanto veículo de transmissão das artes e cultura; e o acesso a ela.(...)
id RCAP_05650942c9b4a295217861210028ac42
oai_identifier_str oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/23214
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um contraponto entre música, educação e cultura : o acesso à cultura em diferentes contextos (in)formais de aprendizagem musicaisCultura - SociologiaEducação - Aspetos sociaisMúsicaEducação artísticaEste estudo pretende fazer uma investigação empírica partindo da hipótese de que a apropriação da música tem diferentes formas de incorporação nos indivíduos mediante os cenários de interacção sociais e culturais em que se encontra inserida. Aborda os significados, a valorização e a presença atribuídos à expressão musical no âmbito da formação e intervenção pessoal dos participantes, pretendendo observar a sua interpretação e compreensão das concepções de expressão musical e das suas manifestações na prática educativa desenvolvida pelos agentes inseridos. O plano empírico restringe-se a três cenários distintos onde se articulam diferentes práticas de aprendizagem musicais: uma academia de música, e respectivo trabalho desenvolvido em seis colégios; duas escolas públicas do primeiro ciclo do projecto “Expressão musical para as escolas”; e por fim, a Casa da Música e respectivos workshops de cariz educativo. Trata-se de um estudo de casos comparativo, que não parte do pressuposto de que se estabelecem relações similares entre os diferentes espaços, mas que pretende analisar separadamente as formas, objectivos e a influência que a música exerce em cada um deles. O modelo analítico procura analisar as práticas musicais de cada espaço (isto é, o papel da música), os perfis sociais dos intervenientes e o cenário onde essas práticas ocorrem. Deste modo, o estudo foi estruturado sobre três eixos analíticos: Perfil preferencial; Perfil social e Perfil Organizacional. Através deste três eixos procede-se à construção de um conjunto de dimensões relacionadas com a música (enquanto sujeitos de aprendizagem) e inerentes práticas musicais; e a educação, enquanto veículo de transmissão das artes e cultura; e o acesso a ela.(...)Porto : [Edição do Autor]20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/23214porAbreu, Liliana Filipa Lopes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T13:54:59Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/23214Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:50:40.927370Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um contraponto entre música, educação e cultura : o acesso à cultura em diferentes contextos (in)formais de aprendizagem musicais
title Um contraponto entre música, educação e cultura : o acesso à cultura em diferentes contextos (in)formais de aprendizagem musicais
spellingShingle Um contraponto entre música, educação e cultura : o acesso à cultura em diferentes contextos (in)formais de aprendizagem musicais
Abreu, Liliana Filipa Lopes de
Cultura - Sociologia
Educação - Aspetos sociais
Música
Educação artística
title_short Um contraponto entre música, educação e cultura : o acesso à cultura em diferentes contextos (in)formais de aprendizagem musicais
title_full Um contraponto entre música, educação e cultura : o acesso à cultura em diferentes contextos (in)formais de aprendizagem musicais
title_fullStr Um contraponto entre música, educação e cultura : o acesso à cultura em diferentes contextos (in)formais de aprendizagem musicais
title_full_unstemmed Um contraponto entre música, educação e cultura : o acesso à cultura em diferentes contextos (in)formais de aprendizagem musicais
title_sort Um contraponto entre música, educação e cultura : o acesso à cultura em diferentes contextos (in)formais de aprendizagem musicais
author Abreu, Liliana Filipa Lopes de
author_facet Abreu, Liliana Filipa Lopes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Liliana Filipa Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura - Sociologia
Educação - Aspetos sociais
Música
Educação artística
topic Cultura - Sociologia
Educação - Aspetos sociais
Música
Educação artística
description Este estudo pretende fazer uma investigação empírica partindo da hipótese de que a apropriação da música tem diferentes formas de incorporação nos indivíduos mediante os cenários de interacção sociais e culturais em que se encontra inserida. Aborda os significados, a valorização e a presença atribuídos à expressão musical no âmbito da formação e intervenção pessoal dos participantes, pretendendo observar a sua interpretação e compreensão das concepções de expressão musical e das suas manifestações na prática educativa desenvolvida pelos agentes inseridos. O plano empírico restringe-se a três cenários distintos onde se articulam diferentes práticas de aprendizagem musicais: uma academia de música, e respectivo trabalho desenvolvido em seis colégios; duas escolas públicas do primeiro ciclo do projecto “Expressão musical para as escolas”; e por fim, a Casa da Música e respectivos workshops de cariz educativo. Trata-se de um estudo de casos comparativo, que não parte do pressuposto de que se estabelecem relações similares entre os diferentes espaços, mas que pretende analisar separadamente as formas, objectivos e a influência que a música exerce em cada um deles. O modelo analítico procura analisar as práticas musicais de cada espaço (isto é, o papel da música), os perfis sociais dos intervenientes e o cenário onde essas práticas ocorrem. Deste modo, o estudo foi estruturado sobre três eixos analíticos: Perfil preferencial; Perfil social e Perfil Organizacional. Através deste três eixos procede-se à construção de um conjunto de dimensões relacionadas com a música (enquanto sujeitos de aprendizagem) e inerentes práticas musicais; e a educação, enquanto veículo de transmissão das artes e cultura; e o acesso a ela.(...)
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10216/23214
url http://hdl.handle.net/10216/23214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135826673664000