Um contraponto entre música, educação e cultura : o acesso à cultura em diferentes contextos (in)formais de aprendizagem musicais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10216/23214 |
Resumo: | Este estudo pretende fazer uma investigação empírica partindo da hipótese de que a apropriação da música tem diferentes formas de incorporação nos indivíduos mediante os cenários de interacção sociais e culturais em que se encontra inserida. Aborda os significados, a valorização e a presença atribuídos à expressão musical no âmbito da formação e intervenção pessoal dos participantes, pretendendo observar a sua interpretação e compreensão das concepções de expressão musical e das suas manifestações na prática educativa desenvolvida pelos agentes inseridos. O plano empírico restringe-se a três cenários distintos onde se articulam diferentes práticas de aprendizagem musicais: uma academia de música, e respectivo trabalho desenvolvido em seis colégios; duas escolas públicas do primeiro ciclo do projecto “Expressão musical para as escolas”; e por fim, a Casa da Música e respectivos workshops de cariz educativo. Trata-se de um estudo de casos comparativo, que não parte do pressuposto de que se estabelecem relações similares entre os diferentes espaços, mas que pretende analisar separadamente as formas, objectivos e a influência que a música exerce em cada um deles. O modelo analítico procura analisar as práticas musicais de cada espaço (isto é, o papel da música), os perfis sociais dos intervenientes e o cenário onde essas práticas ocorrem. Deste modo, o estudo foi estruturado sobre três eixos analíticos: Perfil preferencial; Perfil social e Perfil Organizacional. Através deste três eixos procede-se à construção de um conjunto de dimensões relacionadas com a música (enquanto sujeitos de aprendizagem) e inerentes práticas musicais; e a educação, enquanto veículo de transmissão das artes e cultura; e o acesso a ela.(...) |
id |
RCAP_05650942c9b4a295217861210028ac42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/23214 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um contraponto entre música, educação e cultura : o acesso à cultura em diferentes contextos (in)formais de aprendizagem musicaisCultura - SociologiaEducação - Aspetos sociaisMúsicaEducação artísticaEste estudo pretende fazer uma investigação empírica partindo da hipótese de que a apropriação da música tem diferentes formas de incorporação nos indivíduos mediante os cenários de interacção sociais e culturais em que se encontra inserida. Aborda os significados, a valorização e a presença atribuídos à expressão musical no âmbito da formação e intervenção pessoal dos participantes, pretendendo observar a sua interpretação e compreensão das concepções de expressão musical e das suas manifestações na prática educativa desenvolvida pelos agentes inseridos. O plano empírico restringe-se a três cenários distintos onde se articulam diferentes práticas de aprendizagem musicais: uma academia de música, e respectivo trabalho desenvolvido em seis colégios; duas escolas públicas do primeiro ciclo do projecto “Expressão musical para as escolas”; e por fim, a Casa da Música e respectivos workshops de cariz educativo. Trata-se de um estudo de casos comparativo, que não parte do pressuposto de que se estabelecem relações similares entre os diferentes espaços, mas que pretende analisar separadamente as formas, objectivos e a influência que a música exerce em cada um deles. O modelo analítico procura analisar as práticas musicais de cada espaço (isto é, o papel da música), os perfis sociais dos intervenientes e o cenário onde essas práticas ocorrem. Deste modo, o estudo foi estruturado sobre três eixos analíticos: Perfil preferencial; Perfil social e Perfil Organizacional. Através deste três eixos procede-se à construção de um conjunto de dimensões relacionadas com a música (enquanto sujeitos de aprendizagem) e inerentes práticas musicais; e a educação, enquanto veículo de transmissão das artes e cultura; e o acesso a ela.(...)Porto : [Edição do Autor]20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/23214porAbreu, Liliana Filipa Lopes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T13:54:59Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/23214Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:50:40.927370Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um contraponto entre música, educação e cultura : o acesso à cultura em diferentes contextos (in)formais de aprendizagem musicais |
title |
Um contraponto entre música, educação e cultura : o acesso à cultura em diferentes contextos (in)formais de aprendizagem musicais |
spellingShingle |
Um contraponto entre música, educação e cultura : o acesso à cultura em diferentes contextos (in)formais de aprendizagem musicais Abreu, Liliana Filipa Lopes de Cultura - Sociologia Educação - Aspetos sociais Música Educação artística |
title_short |
Um contraponto entre música, educação e cultura : o acesso à cultura em diferentes contextos (in)formais de aprendizagem musicais |
title_full |
Um contraponto entre música, educação e cultura : o acesso à cultura em diferentes contextos (in)formais de aprendizagem musicais |
title_fullStr |
Um contraponto entre música, educação e cultura : o acesso à cultura em diferentes contextos (in)formais de aprendizagem musicais |
title_full_unstemmed |
Um contraponto entre música, educação e cultura : o acesso à cultura em diferentes contextos (in)formais de aprendizagem musicais |
title_sort |
Um contraponto entre música, educação e cultura : o acesso à cultura em diferentes contextos (in)formais de aprendizagem musicais |
author |
Abreu, Liliana Filipa Lopes de |
author_facet |
Abreu, Liliana Filipa Lopes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Liliana Filipa Lopes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura - Sociologia Educação - Aspetos sociais Música Educação artística |
topic |
Cultura - Sociologia Educação - Aspetos sociais Música Educação artística |
description |
Este estudo pretende fazer uma investigação empírica partindo da hipótese de que a apropriação da música tem diferentes formas de incorporação nos indivíduos mediante os cenários de interacção sociais e culturais em que se encontra inserida. Aborda os significados, a valorização e a presença atribuídos à expressão musical no âmbito da formação e intervenção pessoal dos participantes, pretendendo observar a sua interpretação e compreensão das concepções de expressão musical e das suas manifestações na prática educativa desenvolvida pelos agentes inseridos. O plano empírico restringe-se a três cenários distintos onde se articulam diferentes práticas de aprendizagem musicais: uma academia de música, e respectivo trabalho desenvolvido em seis colégios; duas escolas públicas do primeiro ciclo do projecto “Expressão musical para as escolas”; e por fim, a Casa da Música e respectivos workshops de cariz educativo. Trata-se de um estudo de casos comparativo, que não parte do pressuposto de que se estabelecem relações similares entre os diferentes espaços, mas que pretende analisar separadamente as formas, objectivos e a influência que a música exerce em cada um deles. O modelo analítico procura analisar as práticas musicais de cada espaço (isto é, o papel da música), os perfis sociais dos intervenientes e o cenário onde essas práticas ocorrem. Deste modo, o estudo foi estruturado sobre três eixos analíticos: Perfil preferencial; Perfil social e Perfil Organizacional. Através deste três eixos procede-se à construção de um conjunto de dimensões relacionadas com a música (enquanto sujeitos de aprendizagem) e inerentes práticas musicais; e a educação, enquanto veículo de transmissão das artes e cultura; e o acesso a ela.(...) |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10216/23214 |
url |
http://hdl.handle.net/10216/23214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Porto : [Edição do Autor] |
publisher.none.fl_str_mv |
Porto : [Edição do Autor] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135826673664000 |