Ensinar Filosofia: Porquê? e Para Quê?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/138123 |
Resumo: | O relatório que aqui se apresenta é o culminar de dois anos de formação no Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário. Este divide-se em duas partes. A primeira, foca a componente prática da nossa formação, procura descrever os aspetos mais relevantes do trabalho desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada, realizada ao longo do ano letivo 2020/2021, na Escola Secundária de Mem Martins. Por sua vez, na segunda parte, apresentamos uma reflexão crítica, tendo em conta a experiência vivida em ambiente escolar e os documentos de orientação educativa portugueses, sobre a pertinência e finalidade da presença do ensino de filosofia no ensino secundário em Portugal. |
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Ensinar Filosofia: Porquê? e Para Quê?Ensino de FilosofiaFilosofiaEnsino SecundárioPortugalEstágio CurricularPhilosophySecondary EducationCurricular TraineeshipDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório que aqui se apresenta é o culminar de dois anos de formação no Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário. Este divide-se em duas partes. A primeira, foca a componente prática da nossa formação, procura descrever os aspetos mais relevantes do trabalho desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada, realizada ao longo do ano letivo 2020/2021, na Escola Secundária de Mem Martins. Por sua vez, na segunda parte, apresentamos uma reflexão crítica, tendo em conta a experiência vivida em ambiente escolar e os documentos de orientação educativa portugueses, sobre a pertinência e finalidade da presença do ensino de filosofia no ensino secundário em Portugal.The report presented here is the culmination of two years of training in the Master’s degree in Philosophy Teaching in Secondary Education. This is divided into two parts. The first focuses on the practical component of our training, seeks to describe the most relevant aspects of the work developed in the Supervised Teaching Practice, carried out throughout the school year 2020/2021, at Mem Martins High School. In turn, in the second part, we present a critical reflection, taking into account the experience lived in the school environment and the portuguese educational guidance documents, on the relevance and purpose of the presence of philosophy teaching in secondary education in Portugal.Bernardo, Luís VenturaRUNTourais, Maria Banza2022-05-18T10:07:04Z2022-03-242021-12-222022-03-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/138123TID:202987574porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T18:01:34Zoai:run.unl.pt:10362/138123Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T18:01:34Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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