Ensinar Filosofia: Porquê? e Para Quê?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tourais, Maria Banza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/138123
Resumo: O relatório que aqui se apresenta é o culminar de dois anos de formação no Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário. Este divide-se em duas partes. A primeira, foca a componente prática da nossa formação, procura descrever os aspetos mais relevantes do trabalho desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada, realizada ao longo do ano letivo 2020/2021, na Escola Secundária de Mem Martins. Por sua vez, na segunda parte, apresentamos uma reflexão crítica, tendo em conta a experiência vivida em ambiente escolar e os documentos de orientação educativa portugueses, sobre a pertinência e finalidade da presença do ensino de filosofia no ensino secundário em Portugal.
id RCAP_056ddfc3f97a121435f2c25baf5d6e38
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/138123
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensinar Filosofia: Porquê? e Para Quê?Ensino de FilosofiaFilosofiaEnsino SecundárioPortugalEstágio CurricularPhilosophySecondary EducationCurricular TraineeshipDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório que aqui se apresenta é o culminar de dois anos de formação no Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário. Este divide-se em duas partes. A primeira, foca a componente prática da nossa formação, procura descrever os aspetos mais relevantes do trabalho desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada, realizada ao longo do ano letivo 2020/2021, na Escola Secundária de Mem Martins. Por sua vez, na segunda parte, apresentamos uma reflexão crítica, tendo em conta a experiência vivida em ambiente escolar e os documentos de orientação educativa portugueses, sobre a pertinência e finalidade da presença do ensino de filosofia no ensino secundário em Portugal.The report presented here is the culmination of two years of training in the Master’s degree in Philosophy Teaching in Secondary Education. This is divided into two parts. The first focuses on the practical component of our training, seeks to describe the most relevant aspects of the work developed in the Supervised Teaching Practice, carried out throughout the school year 2020/2021, at Mem Martins High School. In turn, in the second part, we present a critical reflection, taking into account the experience lived in the school environment and the portuguese educational guidance documents, on the relevance and purpose of the presence of philosophy teaching in secondary education in Portugal.Bernardo, Luís VenturaRUNTourais, Maria Banza2022-05-18T10:07:04Z2022-03-242021-12-222022-03-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/138123TID:202987574porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:15:27Zoai:run.unl.pt:10362/138123Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:48:57.714187Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar Filosofia: Porquê? e Para Quê?
title Ensinar Filosofia: Porquê? e Para Quê?
spellingShingle Ensinar Filosofia: Porquê? e Para Quê?
Tourais, Maria Banza
Ensino de Filosofia
Filosofia
Ensino Secundário
Portugal
Estágio Curricular
Philosophy
Secondary Education
Curricular Traineeship
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Ensinar Filosofia: Porquê? e Para Quê?
title_full Ensinar Filosofia: Porquê? e Para Quê?
title_fullStr Ensinar Filosofia: Porquê? e Para Quê?
title_full_unstemmed Ensinar Filosofia: Porquê? e Para Quê?
title_sort Ensinar Filosofia: Porquê? e Para Quê?
author Tourais, Maria Banza
author_facet Tourais, Maria Banza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bernardo, Luís Ventura
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Tourais, Maria Banza
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Filosofia
Filosofia
Ensino Secundário
Portugal
Estágio Curricular
Philosophy
Secondary Education
Curricular Traineeship
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino de Filosofia
Filosofia
Ensino Secundário
Portugal
Estágio Curricular
Philosophy
Secondary Education
Curricular Traineeship
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O relatório que aqui se apresenta é o culminar de dois anos de formação no Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário. Este divide-se em duas partes. A primeira, foca a componente prática da nossa formação, procura descrever os aspetos mais relevantes do trabalho desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada, realizada ao longo do ano letivo 2020/2021, na Escola Secundária de Mem Martins. Por sua vez, na segunda parte, apresentamos uma reflexão crítica, tendo em conta a experiência vivida em ambiente escolar e os documentos de orientação educativa portugueses, sobre a pertinência e finalidade da presença do ensino de filosofia no ensino secundário em Portugal.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-22
2022-05-18T10:07:04Z
2022-03-24
2022-03-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/138123
TID:202987574
url http://hdl.handle.net/10362/138123
identifier_str_mv TID:202987574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138089765961728