Necessidades e expectativas perante a plataforma Moodle e apoio institucional disponibilizado. O caso do ISCAP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Sónia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rocha, Álvaro, Abreu, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11777
Resumo: O facto de alguns investigadores enfatizarem que se verifica uma subutilização das potencialidades dos Sistemas de Gestão da Aprendizagem (SGA) aumentou o nosso interesse em verificar o que se passava na instituição em que lecionamos. O presente artigo tem como objeto a apresentação da forma como os docentes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) usam a plataforma Moodle, os contextos da sua utilização, a relevância que a plataforma tem, as razões que os levam a usá-la, as alterações sentidas na forma como comunicam com os seus alunos, a perceção das suas necessidades formativas, as suas expectativas e a forma como classificam o apoio da instituição em que lecionam a este nível, assim como verificar se existe de facto uma subutilização da plataforma e se esta serve apenas como mero repositório de ficheiros.
id RCAP_056de4182fd8ac6f9f970c097d881a64
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11777
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Necessidades e expectativas perante a plataforma Moodle e apoio institucional disponibilizado. O caso do ISCAPEducaçãoLMS – Learning Management SystemsEnsino SuperiorMoodlePráticasSubutilizaçãoNecessidades dos docentesExpectativas dos docentesO facto de alguns investigadores enfatizarem que se verifica uma subutilização das potencialidades dos Sistemas de Gestão da Aprendizagem (SGA) aumentou o nosso interesse em verificar o que se passava na instituição em que lecionamos. O presente artigo tem como objeto a apresentação da forma como os docentes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) usam a plataforma Moodle, os contextos da sua utilização, a relevância que a plataforma tem, as razões que os levam a usá-la, as alterações sentidas na forma como comunicam com os seus alunos, a perceção das suas necessidades formativas, as suas expectativas e a forma como classificam o apoio da instituição em que lecionam a este nível, assim como verificar se existe de facto uma subutilização da plataforma e se esta serve apenas como mero repositório de ficheiros.IEEE XploreRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRodrigues, SóniaRocha, ÁlvaroAbreu, António2018-07-27T10:30:13Z2018-062018-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11777por10.23919/CISTI.2018.8399409info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:48Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11777Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:06.774862Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Necessidades e expectativas perante a plataforma Moodle e apoio institucional disponibilizado. O caso do ISCAP
title Necessidades e expectativas perante a plataforma Moodle e apoio institucional disponibilizado. O caso do ISCAP
spellingShingle Necessidades e expectativas perante a plataforma Moodle e apoio institucional disponibilizado. O caso do ISCAP
Rodrigues, Sónia
Educação
LMS – Learning Management Systems
Ensino Superior
Moodle
Práticas
Subutilização
Necessidades dos docentes
Expectativas dos docentes
title_short Necessidades e expectativas perante a plataforma Moodle e apoio institucional disponibilizado. O caso do ISCAP
title_full Necessidades e expectativas perante a plataforma Moodle e apoio institucional disponibilizado. O caso do ISCAP
title_fullStr Necessidades e expectativas perante a plataforma Moodle e apoio institucional disponibilizado. O caso do ISCAP
title_full_unstemmed Necessidades e expectativas perante a plataforma Moodle e apoio institucional disponibilizado. O caso do ISCAP
title_sort Necessidades e expectativas perante a plataforma Moodle e apoio institucional disponibilizado. O caso do ISCAP
author Rodrigues, Sónia
author_facet Rodrigues, Sónia
Rocha, Álvaro
Abreu, António
author_role author
author2 Rocha, Álvaro
Abreu, António
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Sónia
Rocha, Álvaro
Abreu, António
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
LMS – Learning Management Systems
Ensino Superior
Moodle
Práticas
Subutilização
Necessidades dos docentes
Expectativas dos docentes
topic Educação
LMS – Learning Management Systems
Ensino Superior
Moodle
Práticas
Subutilização
Necessidades dos docentes
Expectativas dos docentes
description O facto de alguns investigadores enfatizarem que se verifica uma subutilização das potencialidades dos Sistemas de Gestão da Aprendizagem (SGA) aumentou o nosso interesse em verificar o que se passava na instituição em que lecionamos. O presente artigo tem como objeto a apresentação da forma como os docentes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) usam a plataforma Moodle, os contextos da sua utilização, a relevância que a plataforma tem, as razões que os levam a usá-la, as alterações sentidas na forma como comunicam com os seus alunos, a perceção das suas necessidades formativas, as suas expectativas e a forma como classificam o apoio da instituição em que lecionam a este nível, assim como verificar se existe de facto uma subutilização da plataforma e se esta serve apenas como mero repositório de ficheiros.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-27T10:30:13Z
2018-06
2018-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11777
url http://hdl.handle.net/10400.22/11777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.23919/CISTI.2018.8399409
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IEEE Xplore
publisher.none.fl_str_mv IEEE Xplore
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552720470474752