Necessidades e expectativas perante a plataforma Moodle e apoio institucional disponibilizado. O caso do ISCAP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11777 |
Resumo: | O facto de alguns investigadores enfatizarem que se verifica uma subutilização das potencialidades dos Sistemas de Gestão da Aprendizagem (SGA) aumentou o nosso interesse em verificar o que se passava na instituição em que lecionamos. O presente artigo tem como objeto a apresentação da forma como os docentes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) usam a plataforma Moodle, os contextos da sua utilização, a relevância que a plataforma tem, as razões que os levam a usá-la, as alterações sentidas na forma como comunicam com os seus alunos, a perceção das suas necessidades formativas, as suas expectativas e a forma como classificam o apoio da instituição em que lecionam a este nível, assim como verificar se existe de facto uma subutilização da plataforma e se esta serve apenas como mero repositório de ficheiros. |
id |
RCAP_056de4182fd8ac6f9f970c097d881a64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11777 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Necessidades e expectativas perante a plataforma Moodle e apoio institucional disponibilizado. O caso do ISCAPEducaçãoLMS – Learning Management SystemsEnsino SuperiorMoodlePráticasSubutilizaçãoNecessidades dos docentesExpectativas dos docentesO facto de alguns investigadores enfatizarem que se verifica uma subutilização das potencialidades dos Sistemas de Gestão da Aprendizagem (SGA) aumentou o nosso interesse em verificar o que se passava na instituição em que lecionamos. O presente artigo tem como objeto a apresentação da forma como os docentes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) usam a plataforma Moodle, os contextos da sua utilização, a relevância que a plataforma tem, as razões que os levam a usá-la, as alterações sentidas na forma como comunicam com os seus alunos, a perceção das suas necessidades formativas, as suas expectativas e a forma como classificam o apoio da instituição em que lecionam a este nível, assim como verificar se existe de facto uma subutilização da plataforma e se esta serve apenas como mero repositório de ficheiros.IEEE XploreRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRodrigues, SóniaRocha, ÁlvaroAbreu, António2018-07-27T10:30:13Z2018-062018-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11777por10.23919/CISTI.2018.8399409info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:48Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11777Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:06.774862Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Necessidades e expectativas perante a plataforma Moodle e apoio institucional disponibilizado. O caso do ISCAP |
title |
Necessidades e expectativas perante a plataforma Moodle e apoio institucional disponibilizado. O caso do ISCAP |
spellingShingle |
Necessidades e expectativas perante a plataforma Moodle e apoio institucional disponibilizado. O caso do ISCAP Rodrigues, Sónia Educação LMS – Learning Management Systems Ensino Superior Moodle Práticas Subutilização Necessidades dos docentes Expectativas dos docentes |
title_short |
Necessidades e expectativas perante a plataforma Moodle e apoio institucional disponibilizado. O caso do ISCAP |
title_full |
Necessidades e expectativas perante a plataforma Moodle e apoio institucional disponibilizado. O caso do ISCAP |
title_fullStr |
Necessidades e expectativas perante a plataforma Moodle e apoio institucional disponibilizado. O caso do ISCAP |
title_full_unstemmed |
Necessidades e expectativas perante a plataforma Moodle e apoio institucional disponibilizado. O caso do ISCAP |
title_sort |
Necessidades e expectativas perante a plataforma Moodle e apoio institucional disponibilizado. O caso do ISCAP |
author |
Rodrigues, Sónia |
author_facet |
Rodrigues, Sónia Rocha, Álvaro Abreu, António |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Álvaro Abreu, António |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Sónia Rocha, Álvaro Abreu, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação LMS – Learning Management Systems Ensino Superior Moodle Práticas Subutilização Necessidades dos docentes Expectativas dos docentes |
topic |
Educação LMS – Learning Management Systems Ensino Superior Moodle Práticas Subutilização Necessidades dos docentes Expectativas dos docentes |
description |
O facto de alguns investigadores enfatizarem que se verifica uma subutilização das potencialidades dos Sistemas de Gestão da Aprendizagem (SGA) aumentou o nosso interesse em verificar o que se passava na instituição em que lecionamos. O presente artigo tem como objeto a apresentação da forma como os docentes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) usam a plataforma Moodle, os contextos da sua utilização, a relevância que a plataforma tem, as razões que os levam a usá-la, as alterações sentidas na forma como comunicam com os seus alunos, a perceção das suas necessidades formativas, as suas expectativas e a forma como classificam o apoio da instituição em que lecionam a este nível, assim como verificar se existe de facto uma subutilização da plataforma e se esta serve apenas como mero repositório de ficheiros. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-27T10:30:13Z 2018-06 2018-06-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/11777 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/11777 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.23919/CISTI.2018.8399409 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IEEE Xplore |
publisher.none.fl_str_mv |
IEEE Xplore |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552720470474752 |