Estudo sobre o stresse na deslocação dos professores de atividade física e desportiva das AEC do 1.º CEB: percurso docente, planificação e implementação de um projeto de judo nas escolas do 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boloto, António José Correia de Sá
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7410
Resumo: A presente reflexão foi elaborada no âmbito do Mestrado do Ensino da Educação Física do Ensino Básico e Secundário, ministrado pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Trás-os-Montes, e pretende evidenciar todo o trabalho desenvolvido ao longo da minha carreira enquanto docente. Ao longo desta reflexão apresentam-se, para além da minha trajetória académica e profissional nos vários ciclos de ensino, um estudo empírico com um carácter exploratório e descritivo, relativamente à temática do stresse vivido pelos docentes de Atividade Física e Desportiva no 1.º CEB ao longo do seu dia, semana e mês de trabalho, neste estudo participaram 31 docentes dos vários Agrupamentos de Escolas do Município Viseu, como instrumento de recolha de dados recorreu-se ao inquérito por questionário. Para a análise descritiva dos sintomas de stresse nos professores, utilizou-se o Inventário de Sintomas de Stresse, Lipp-ISSL. Quanto à análise dos dados obtidos, optou-se pela Correlação de Spearman, pelo T-test e pelo teste estatístico não paramétrico de U de Mann-Whitney. Concluímos que os professores de Atividade Física e Desportiva das AEC no 1.º CEB, do concelho de Viseu, que percorrem entre onze e vinte quilómetros por dia, cerca de 32,3%, sendo o dia em que mais se deslocam a segunda-feira com 22,6% dos inquiridos, num total de 59,6% de docentes que trabalham no concelho de Viseu, não se apresentam em qualquer fase dos estados de stresse. No entanto, os docentes inquiridos apresentam alguns sintomas de stresse no Estado de Alerta, Quase-Exaustão e Exaustão, não preocupantes para o estudo. No seguimento desta reflexão apresenta-se a implementação e planificação didática de um Projeto de Judo desenvolvido em parceria com o Município de Viseu e o Judo Clube de Viseu com o objetivo de desenvolver a modalidade na cidade, trabalhando diretamente com os alunos do 1.º CEB, cuja modalidade faz parte do Programa Nacional de Educação Física. Assim, este documento pretende ser um instrumento de reflexão crítica e objetiva de todas as etapas que envolveram o percurso académico e profissional do docente, o qual já proporcionou a articulação de diferentes vertentes do saber, aliando a teoria à prática e à investigação, permitindo o desenvolvimento de competências ao nível da conceção, realização e avaliação do processo ensino-aprendizagem, bem como o desenvolvimento da minha componente éticoprofissional na área da Educação Física.
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Ao longo desta reflexão apresentam-se, para além da minha trajetória académica e profissional nos vários ciclos de ensino, um estudo empírico com um carácter exploratório e descritivo, relativamente à temática do stresse vivido pelos docentes de Atividade Física e Desportiva no 1.º CEB ao longo do seu dia, semana e mês de trabalho, neste estudo participaram 31 docentes dos vários Agrupamentos de Escolas do Município Viseu, como instrumento de recolha de dados recorreu-se ao inquérito por questionário. Para a análise descritiva dos sintomas de stresse nos professores, utilizou-se o Inventário de Sintomas de Stresse, Lipp-ISSL. Quanto à análise dos dados obtidos, optou-se pela Correlação de Spearman, pelo T-test e pelo teste estatístico não paramétrico de U de Mann-Whitney. Concluímos que os professores de Atividade Física e Desportiva das AEC no 1.º CEB, do concelho de Viseu, que percorrem entre onze e vinte quilómetros por dia, cerca de 32,3%, sendo o dia em que mais se deslocam a segunda-feira com 22,6% dos inquiridos, num total de 59,6% de docentes que trabalham no concelho de Viseu, não se apresentam em qualquer fase dos estados de stresse. No entanto, os docentes inquiridos apresentam alguns sintomas de stresse no Estado de Alerta, Quase-Exaustão e Exaustão, não preocupantes para o estudo. No seguimento desta reflexão apresenta-se a implementação e planificação didática de um Projeto de Judo desenvolvido em parceria com o Município de Viseu e o Judo Clube de Viseu com o objetivo de desenvolver a modalidade na cidade, trabalhando diretamente com os alunos do 1.º CEB, cuja modalidade faz parte do Programa Nacional de Educação Física. Assim, este documento pretende ser um instrumento de reflexão crítica e objetiva de todas as etapas que envolveram o percurso académico e profissional do docente, o qual já proporcionou a articulação de diferentes vertentes do saber, aliando a teoria à prática e à investigação, permitindo o desenvolvimento de competências ao nível da conceção, realização e avaliação do processo ensino-aprendizagem, bem como o desenvolvimento da minha componente éticoprofissional na área da Educação Física.This reflection was prepared within the Master of Teaching Physical Education of Elementary and Secondary Education, taught by the Faculty of Sport Sciences and Physical Education, University of Tras-os-Montes, and aims to highlight all the work done throughout my career as a teacher. Throughout this reflection are presented in addition to my academic and professional career in the various levels of education, an empirical study with an exploratory and descriptive character in relation to the theme of stress experienced by the Physical Activity and Sports of teachers in the 1st CEB throughout their day, week and month of work in this study participated 31 teachers from various school groups of the Municipality Viseu, such as data collection instrument we used the questionnaire survey. For descriptive analysis of the symptoms of stress in teachers, we used the Stress Symptom Inventory, Lipp-ISSL. The analysis of the data obtained, we opted for the Spearman correlation, the T-test and statistical test nonparametric Mann-Whitney. We conclude that the teachers of Physical Activity and Sports of the AEC in the 1st CEB, in the municipality of Viseu, which run between twenty past eleven kilometers a day, about 32.3%, being the day when more moving to Monday! fair with 22.6% of respondents, a total of 59.6% of teachers working in the district of Viseu, be present at any stage of stress states. However, respondents teachers have some symptoms of stress in the state of alert, almost-exhaustion and exhaustion, not worrying for the study. Following this reflection presents the implementation and planning of a teaching Judo Project developed in partnership with the Municipality of Viseu and the Judo Club de Viseu in order to develop the sport in the city, working directly with the students of the 1st CEB, which form part of the National Program of Physical Education. Thus, this document is intended as a critical tool of reflection and objective of all steps involving the educational and professional background of teaching, which has provided the articulation of different strands of knowledge, combining theory with practice and research, allowing development of skills in the design, implementation and evaluation of teaching-learning process and the development of my ethical and professional component in the area of Physical Education.2017-03-07T14:53:38Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7410pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessBoloto, António José Correia de Sáreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:56:26Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7410Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:23.051059Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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