A interação adulto criança e a promoção da competência de escolha e de resolução de problemas com crianças de 4 e 5 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Mariana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lino, Dalila, Almeida, Ana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/176
Resumo: A criança é por natureza questionadora, inquieta e age segundo os seus interesses e pensamentos. Através das escolhas as crianças iniciam atividades por que se interessam e aprendem sobre o mundo, sobre si e os outros, começando a resolver problemas de forma autónoma. Desta forma é importante adotar uma pedagogia que dê oportunidade à criança desenvolver a sua competência de escolha e a resolução autónoma de problemas. Assim, o principal objetivo do estudo apresentado é analisar e comparar o estilo de interação do educador com as competências de escolha e a resolução de problemas por parte das crianças. O estudo é de natureza qualitativa e a metodologia usada é a investigação-ação. Os dados são recolhidos através da observação participante e naturalista, que permitiu registar observações relativamente às competências de escolha e resolução de problemas por parte das crianças. Foi ainda aplicado o instrumento de Avaliação da Qualidade do Programa no Pré-Escolar High Scope (PQA), com o objetivo de avaliar e caracterizar as interações existentes entre o educador e a criança. Os dados recolhidos foram analisados através da análise de conteúdo categorial. A investigação desenvolveu-se numa sala de jardim de infância, com um grupo de 22 crianças com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos. Os dados obtidos evidenciam a existência de uma relação entre a qualidade das interações adulto-criança e a competência de escolha e a resolução de problemas por parte das crianças. A análise dos dados sustenta-se nas teorias e as abordagens pedagógicas defendidas por Dewey, Malaguzzi e Vygotsky.
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