Interação positiva entre pares: contributos das crianças para a resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Pedro Garcia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3947
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-escolar
id RCAP_86e6a6dbda9534544f33dd3652b29d69
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3947
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interação positiva entre pares: contributos das crianças para a resolução de problemasEducação de infânciaInteração positiva entre paresResolução de problemasChildhood educationPositive peer interactionProblem solvingRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-escolarSendo este um relatório da Prática Profissional Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, pretende-se analisar e refletir sobre a ação pedagógica desenvolvida ao longo de cinco meses em dois contextos educativos: Creche e Jardim de Infância. Abrangendo crianças com idades distintas, importa compreender as diferenças que um educador de infância deve esperar, estabelecendo uma linha de diferenciação pedagógica relacionada com ambos os contextos e adequando as suas práticas às necessidades desenvolvimentais evidenciadas pelas crianças. Dos muitos focos de interesse emergentes durante o período de estágio, um dos aspetos mais relevantes incidiu sobre a interação positiva entre pares, contributos das crianças para a resolução de problemas, com o intuito de compreender quais as implicações que a resolução de problemas entre pares de crianças podem ter no seu desenvolvimento, refletindo sobre o modo como o educador de infância deve atuar perante estes momentos de aprendizagem conjunta. De um modo sucinto, conclui-se que a contribuição das crianças para a resolução de problemas pode ter impacto no seu desenvolvimento, quer ao nível das competências sociais, quer ao nível das capacidades cognitivas.Abstract Since this is a Supervised Professional Practice report from Masters in Preschool Education, it is intended to analyse and reflect on pedagogical action developed over five months in two educational contexts: Nursery and Kindergarten. Covering children with different ages, is important to understand the differences that an early kindergarten teacher should expect, establishing a line of pedagogical differentiation related to both contexts and adapting their practices to the developmental needs highlighted by the children. From the many outbreaks of emergent interest during the probationary period, one of the most relevant aspects focused on positive peer interaction, contributions of children to solve problems in order to understand what implications problems resolution between pairs of children may have in its development, reflecting on how the kindergarten teacher must act before these moments of learning together. Briefly stated, it is concluded that the contribution of children to solve problems can have an impact on their development, both in terms of social skills, both in terms of cognitive skills.Simões, AnaRCIPLDuarte, Pedro Garcia2014-11-21T11:22:46Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3947TID:201361825porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:18Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3947Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:28.715680Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interação positiva entre pares: contributos das crianças para a resolução de problemas
title Interação positiva entre pares: contributos das crianças para a resolução de problemas
spellingShingle Interação positiva entre pares: contributos das crianças para a resolução de problemas
Duarte, Pedro Garcia
Educação de infância
Interação positiva entre pares
Resolução de problemas
Childhood education
Positive peer interaction
Problem solving
title_short Interação positiva entre pares: contributos das crianças para a resolução de problemas
title_full Interação positiva entre pares: contributos das crianças para a resolução de problemas
title_fullStr Interação positiva entre pares: contributos das crianças para a resolução de problemas
title_full_unstemmed Interação positiva entre pares: contributos das crianças para a resolução de problemas
title_sort Interação positiva entre pares: contributos das crianças para a resolução de problemas
author Duarte, Pedro Garcia
author_facet Duarte, Pedro Garcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Ana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Pedro Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Interação positiva entre pares
Resolução de problemas
Childhood education
Positive peer interaction
Problem solving
topic Educação de infância
Interação positiva entre pares
Resolução de problemas
Childhood education
Positive peer interaction
Problem solving
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-escolar
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-21T11:22:46Z
2014-07
2014-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3947
TID:201361825
url http://hdl.handle.net/10400.21/3947
identifier_str_mv TID:201361825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133391922135040