A música tradicional portuguesa nas aulas de Educação Musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Diana da Conceição Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/19972
Resumo: Este relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. É formado por três capítulos. O primeiro capítulo diz respeito à Observação da Prática Musical no 2.º Ciclo, em que apresento uma reflexão sobre este tópico. No segundo capítulo surge a Prática de Ensino Supervisionada, onde para além da caracterização da escola e da turma aparece a reflexão devidamente fundamentada de toda a prática educativa desenvolvida. O terceiro e último capítulo destina-se ao Projeto de investigação intitulado "A Música Tradicional Portuguesa nas aulas de Educação Musical". Este projeto tem como objetivo saber como é que os professores de Educação Musical abordam a música tradicional nas suas aulas, que estratégias e recursos utilizam, que projetos já desenvolveram junto da comunidade escolar e quais as reações dos alunos face ao ensino da Música Tradicional Portuguesa. A metodologia utilizada foio inquérito por questionário. Os resultados indicam que existem atualmente muitos projetos de Música Tradicional Portuguesa nas escolas,uma boa abordagem nas aulas, uma boa resposta por parte dos alunos, evidenciando ainda assim muito caminho para percorrer.
id RCAP_05a96fd770d8896d92fdf603aab1bc1c
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/19972
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A música tradicional portuguesa nas aulas de Educação MusicalEducação MusicalMúsica tradicional portuguesaEnsino BásicoTraditional portuguese musicElementary schoolEste relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. É formado por três capítulos. O primeiro capítulo diz respeito à Observação da Prática Musical no 2.º Ciclo, em que apresento uma reflexão sobre este tópico. No segundo capítulo surge a Prática de Ensino Supervisionada, onde para além da caracterização da escola e da turma aparece a reflexão devidamente fundamentada de toda a prática educativa desenvolvida. O terceiro e último capítulo destina-se ao Projeto de investigação intitulado "A Música Tradicional Portuguesa nas aulas de Educação Musical". Este projeto tem como objetivo saber como é que os professores de Educação Musical abordam a música tradicional nas suas aulas, que estratégias e recursos utilizam, que projetos já desenvolveram junto da comunidade escolar e quais as reações dos alunos face ao ensino da Música Tradicional Portuguesa. A metodologia utilizada foio inquérito por questionário. Os resultados indicam que existem atualmente muitos projetos de Música Tradicional Portuguesa nas escolas,uma boa abordagem nas aulas, uma boa resposta por parte dos alunos, evidenciando ainda assim muito caminho para percorrer.This report was written as part of the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Teaching MusicalEducation in Elementary School.lt is formed by three chapters. The first chapter refers to the Observation of Musical Practice in the 2nd Grade, where I presenta reflection on this topie. ln the second chapter emerges the Supervised Educational Practice,where in addition to the characterization of the school and the class, there is a duly reasoned reflection on the entire educational practice developed. The third and final chapter is devoted to the Research Project entitled 'Traditional Portuguese Music in Music Education classes". This project aims to find out how Musical Education teachers approach the traditional music in their classes, what strategies and resources they use, what projects they have already developed with the school community and what are the student's reactions to the teaching of Traditional Portuguese Music. The methodology used was the inquiry. This was forwarded to ali school groupings at a national levei,for a more solid research. The results indicate that there are currently many Traditional Portuguese Music projects in schools, a good approach in classes, a good response from the students, even so evidencing a long way to go.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoBoal-Palheiros, GraçaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Diana da Conceição Pereira2022-02-14T15:27:58Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/10400.22/19972TID:202940942porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:47:13Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19972Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:02.666924Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A música tradicional portuguesa nas aulas de Educação Musical
title A música tradicional portuguesa nas aulas de Educação Musical
spellingShingle A música tradicional portuguesa nas aulas de Educação Musical
Oliveira, Diana da Conceição Pereira
Educação Musical
Música tradicional portuguesa
Ensino Básico
Traditional portuguese music
Elementary school
title_short A música tradicional portuguesa nas aulas de Educação Musical
title_full A música tradicional portuguesa nas aulas de Educação Musical
title_fullStr A música tradicional portuguesa nas aulas de Educação Musical
title_full_unstemmed A música tradicional portuguesa nas aulas de Educação Musical
title_sort A música tradicional portuguesa nas aulas de Educação Musical
author Oliveira, Diana da Conceição Pereira
author_facet Oliveira, Diana da Conceição Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Boal-Palheiros, Graça
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Diana da Conceição Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Musical
Música tradicional portuguesa
Ensino Básico
Traditional portuguese music
Elementary school
topic Educação Musical
Música tradicional portuguesa
Ensino Básico
Traditional portuguese music
Elementary school
description Este relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. É formado por três capítulos. O primeiro capítulo diz respeito à Observação da Prática Musical no 2.º Ciclo, em que apresento uma reflexão sobre este tópico. No segundo capítulo surge a Prática de Ensino Supervisionada, onde para além da caracterização da escola e da turma aparece a reflexão devidamente fundamentada de toda a prática educativa desenvolvida. O terceiro e último capítulo destina-se ao Projeto de investigação intitulado "A Música Tradicional Portuguesa nas aulas de Educação Musical". Este projeto tem como objetivo saber como é que os professores de Educação Musical abordam a música tradicional nas suas aulas, que estratégias e recursos utilizam, que projetos já desenvolveram junto da comunidade escolar e quais as reações dos alunos face ao ensino da Música Tradicional Portuguesa. A metodologia utilizada foio inquérito por questionário. Os resultados indicam que existem atualmente muitos projetos de Música Tradicional Portuguesa nas escolas,uma boa abordagem nas aulas, uma boa resposta por parte dos alunos, evidenciando ainda assim muito caminho para percorrer.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-02-14T15:27:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/19972
TID:202940942
url http://hdl.handle.net/10400.22/19972
identifier_str_mv TID:202940942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131487566561280