Estudo dos fatores que contribuem para evasão e as estratégias utilizadas pelos gestores para permanência e recuperação dos clientes nas academias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Michel da Assunção Vale de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10395
Resumo: Este estudo apresenta o tema “Gestão de academias: Estudo dos fatores que contribuem para a evasão e as estratégias utilizadas pelos gestores para a permanência e recuperação dos clientes nas academias”, a partir de uma abordagem que destaca a gestão desses estabelecimentos empresariais como elemento estratégico para a diversificação, fidelização, crescimento e desenvolvimento do negócio. Desse modo os objetivos do estudo consistem em analisar os fatores que contribuem para a evasão e as estratégias utilizadas pelos gestores para permanência e recuperação dos clientes nas academias; identificar os motivos que levam o cliente a deixar uma academia; quantificar a evasão média dos clientes nas academias; verificar as estratégias de fidelização e recuperação dos clientes. Os procedimentos metodológicos destacaram a pesquisa bibliográfica, mediante a utilização de obras acadêmicas, artigos científicos e trabalhos de conclusão de curso atualizados; além disso, foi realizada a pesquisa de campo com a consulta a um universo de gestores das academias de Macapá Registradas no CREF 18, sendo que os instrumentos: de pesquisa utilizados foram (entrevista estruturada) de natureza quantitativa e qualitativa. Sendo obtidos os principais resultados: motivo principal da evasão em Macapá, foi a crise financeira e a magnitude média das evasões em 22%. O estudo apresenta algumas limitações como: somente as academias registradas no CREF 18 e seus gestores, sem comparativo com as academias do CREF 18 do estado do Pará.
id RCAP_05a996552b2011b12c7ef33fde4f4e6e
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10395
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo dos fatores que contribuem para evasão e as estratégias utilizadas pelos gestores para permanência e recuperação dos clientes nas academiasMESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESASGESTÃOGESTÃO DE EMPRESASGINÁSIOSFIDELIZAÇÃO DE CLIENTESDESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONALESTRATÉGIAS DE GESTÃOBRASILMANAGEMENTBUSINESS MANAGEMENTSPORT GYMSCUSTOMER LOYALTYORGANIZATIONAL DEVELOPMENTMANAGEMENT STRATEGIESBRAZILEste estudo apresenta o tema “Gestão de academias: Estudo dos fatores que contribuem para a evasão e as estratégias utilizadas pelos gestores para a permanência e recuperação dos clientes nas academias”, a partir de uma abordagem que destaca a gestão desses estabelecimentos empresariais como elemento estratégico para a diversificação, fidelização, crescimento e desenvolvimento do negócio. Desse modo os objetivos do estudo consistem em analisar os fatores que contribuem para a evasão e as estratégias utilizadas pelos gestores para permanência e recuperação dos clientes nas academias; identificar os motivos que levam o cliente a deixar uma academia; quantificar a evasão média dos clientes nas academias; verificar as estratégias de fidelização e recuperação dos clientes. Os procedimentos metodológicos destacaram a pesquisa bibliográfica, mediante a utilização de obras acadêmicas, artigos científicos e trabalhos de conclusão de curso atualizados; além disso, foi realizada a pesquisa de campo com a consulta a um universo de gestores das academias de Macapá Registradas no CREF 18, sendo que os instrumentos: de pesquisa utilizados foram (entrevista estruturada) de natureza quantitativa e qualitativa. Sendo obtidos os principais resultados: motivo principal da evasão em Macapá, foi a crise financeira e a magnitude média das evasões em 22%. O estudo apresenta algumas limitações como: somente as academias registradas no CREF 18 e seus gestores, sem comparativo com as academias do CREF 18 do estado do Pará.This study presents the theme "Management of academies: Study of the factors that contribute to evasion and the strategies used by managers for the permanence and recovery of clients in the academies", from an approach that highlights the management of these business establishments as a strategic element For the diversification, loyalty, growth and development of the business. Thus, the objectives of the study are to analyze the factors that contribute to avoidance and the strategies used by the managers to stay and recover the clients in the academies; Identify the reasons that lead the client to leave a gym; Quantify the average rate of evasion of clients in the academies; Check customer retention and recovery strategies. The methodological procedures highlighted the bibliographical research, through the use of academic works, scientific articles and updated course work; In addition, the field research was carried out with the consultation of a universe of managers of the academies of Macapá Registered in CREF 18, and the research instruments used were (structured interview) of quantitative and qualitative nature. The main results were obtained: the main reason for the evasion in Macapá was the financial crisis and the average magnitude of evasions by 22%. The study presents some limitations such as: only the academies registered in CREF 18 and its managers, without comparative with the academies of CREF 18 of the state of Pará.2020-08-07T14:16:36Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10395TID:202503887porSouza, Michel da Assunção Vale deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:44Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10395Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:26.935478Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo dos fatores que contribuem para evasão e as estratégias utilizadas pelos gestores para permanência e recuperação dos clientes nas academias
title Estudo dos fatores que contribuem para evasão e as estratégias utilizadas pelos gestores para permanência e recuperação dos clientes nas academias
spellingShingle Estudo dos fatores que contribuem para evasão e as estratégias utilizadas pelos gestores para permanência e recuperação dos clientes nas academias
Souza, Michel da Assunção Vale de
MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO
GESTÃO DE EMPRESAS
GINÁSIOS
FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES
DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
ESTRATÉGIAS DE GESTÃO
BRASIL
MANAGEMENT
BUSINESS MANAGEMENT
SPORT GYMS
CUSTOMER LOYALTY
ORGANIZATIONAL DEVELOPMENT
MANAGEMENT STRATEGIES
BRAZIL
title_short Estudo dos fatores que contribuem para evasão e as estratégias utilizadas pelos gestores para permanência e recuperação dos clientes nas academias
title_full Estudo dos fatores que contribuem para evasão e as estratégias utilizadas pelos gestores para permanência e recuperação dos clientes nas academias
title_fullStr Estudo dos fatores que contribuem para evasão e as estratégias utilizadas pelos gestores para permanência e recuperação dos clientes nas academias
title_full_unstemmed Estudo dos fatores que contribuem para evasão e as estratégias utilizadas pelos gestores para permanência e recuperação dos clientes nas academias
title_sort Estudo dos fatores que contribuem para evasão e as estratégias utilizadas pelos gestores para permanência e recuperação dos clientes nas academias
author Souza, Michel da Assunção Vale de
author_facet Souza, Michel da Assunção Vale de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Michel da Assunção Vale de
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO
GESTÃO DE EMPRESAS
GINÁSIOS
FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES
DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
ESTRATÉGIAS DE GESTÃO
BRASIL
MANAGEMENT
BUSINESS MANAGEMENT
SPORT GYMS
CUSTOMER LOYALTY
ORGANIZATIONAL DEVELOPMENT
MANAGEMENT STRATEGIES
BRAZIL
topic MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO
GESTÃO DE EMPRESAS
GINÁSIOS
FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES
DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
ESTRATÉGIAS DE GESTÃO
BRASIL
MANAGEMENT
BUSINESS MANAGEMENT
SPORT GYMS
CUSTOMER LOYALTY
ORGANIZATIONAL DEVELOPMENT
MANAGEMENT STRATEGIES
BRAZIL
description Este estudo apresenta o tema “Gestão de academias: Estudo dos fatores que contribuem para a evasão e as estratégias utilizadas pelos gestores para a permanência e recuperação dos clientes nas academias”, a partir de uma abordagem que destaca a gestão desses estabelecimentos empresariais como elemento estratégico para a diversificação, fidelização, crescimento e desenvolvimento do negócio. Desse modo os objetivos do estudo consistem em analisar os fatores que contribuem para a evasão e as estratégias utilizadas pelos gestores para permanência e recuperação dos clientes nas academias; identificar os motivos que levam o cliente a deixar uma academia; quantificar a evasão média dos clientes nas academias; verificar as estratégias de fidelização e recuperação dos clientes. Os procedimentos metodológicos destacaram a pesquisa bibliográfica, mediante a utilização de obras acadêmicas, artigos científicos e trabalhos de conclusão de curso atualizados; além disso, foi realizada a pesquisa de campo com a consulta a um universo de gestores das academias de Macapá Registradas no CREF 18, sendo que os instrumentos: de pesquisa utilizados foram (entrevista estruturada) de natureza quantitativa e qualitativa. Sendo obtidos os principais resultados: motivo principal da evasão em Macapá, foi a crise financeira e a magnitude média das evasões em 22%. O estudo apresenta algumas limitações como: somente as academias registradas no CREF 18 e seus gestores, sem comparativo com as academias do CREF 18 do estado do Pará.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2020-08-07T14:16:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/10395
TID:202503887
url http://hdl.handle.net/10437/10395
identifier_str_mv TID:202503887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131231513739264