Contributo para a adaptação do protocolo de entrevista forense do NICHD ao contexto português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Sílvia Ferreira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/17688
Resumo: O abuso sexual de crianças assume-se enquanto problema mundial, afetando em vários níveis a vida das crianças. Considerando que existe um significativo número de casos encobertos, relativamente a esta problemática, aqueles que conseguem a sua revelação apresentam maioritariamente como única fonte de informação e prova, a criança, o seu relato. Neste sentido, surge o Protocolo de Entrevista Forense do NICHD – National Institute of Child Health and Human Development -, com o intuito de maximizar as competências da criança a nível de relato, potenciando a capacidade de facultar informação sobre um evento abusivo. Estando comprovada a eficácia do protocolo, entendeu-se que seria importante a sua adaptação ao contexto português, adaptação esta que já se iniciou em estudos anteriores. Desta forma, esta investigação pretende sobretudo estudar as capacidades de relato da criança, sobretudo a capacidade fornecer informação consistente sobre um determinado evento, comprovando assim as potencialidades do tipo de questões que integram o protocolo. Como tal, para este estudo foram utilizados dois grupos de crianças, correspondendo a um grupo de 17 crianças em idade escolar, a quem foi recolhida informação sobre um determinado evento através da aplicação do protocolo; e a um grupo de 14 crianças, a quem foi realizada uma entrevista por um psicólogo “não especialista” em entrevista forense. Como tal, em última análise pretende-se estudar a capacidade de maximizar as competências da criança enquanto informante competente para a investigação de determinada problemática. Desta forma, os resultados deste estudo comprovam que a utilização do protocolo potencia um relato mais detalhado e consistente por parte da criança, comparativamente a entrevistas realizadas sem recurso ao mesmo.
id RCAP_05b8151d868cc8375b20c7c006689594
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17688
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributo para a adaptação do protocolo de entrevista forense do NICHD ao contexto portuguêsAbuso sexualProtocolo de entrevista forense NICHDLinguagemMemóriaSexual abuseForensic Interview Protocol NICHDLanguageMemoryDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO abuso sexual de crianças assume-se enquanto problema mundial, afetando em vários níveis a vida das crianças. Considerando que existe um significativo número de casos encobertos, relativamente a esta problemática, aqueles que conseguem a sua revelação apresentam maioritariamente como única fonte de informação e prova, a criança, o seu relato. Neste sentido, surge o Protocolo de Entrevista Forense do NICHD – National Institute of Child Health and Human Development -, com o intuito de maximizar as competências da criança a nível de relato, potenciando a capacidade de facultar informação sobre um evento abusivo. Estando comprovada a eficácia do protocolo, entendeu-se que seria importante a sua adaptação ao contexto português, adaptação esta que já se iniciou em estudos anteriores. Desta forma, esta investigação pretende sobretudo estudar as capacidades de relato da criança, sobretudo a capacidade fornecer informação consistente sobre um determinado evento, comprovando assim as potencialidades do tipo de questões que integram o protocolo. Como tal, para este estudo foram utilizados dois grupos de crianças, correspondendo a um grupo de 17 crianças em idade escolar, a quem foi recolhida informação sobre um determinado evento através da aplicação do protocolo; e a um grupo de 14 crianças, a quem foi realizada uma entrevista por um psicólogo “não especialista” em entrevista forense. Como tal, em última análise pretende-se estudar a capacidade de maximizar as competências da criança enquanto informante competente para a investigação de determinada problemática. Desta forma, os resultados deste estudo comprovam que a utilização do protocolo potencia um relato mais detalhado e consistente por parte da criança, comparativamente a entrevistas realizadas sem recurso ao mesmo.Child sexual abuse is assumed to be a worldwide issue, having an impact on children’s lifes in several levels. Considering that a significant number of concealed cases exist, concerning this problematic, those who can have their disclosure present predominantly as only source of information and proof, the child, her report. Therefore emerges the Forensic Interview Protocol by the NICHD – National Institute of Child Health and Human Development – aiming to improve the child’s skills in the report level, strengthening the ability of giving information about an abusive incident. Being confirmed the protocol’s efficiency, it was important to adapt it to the Portuguese context, which was already initiated by previous studies. In this way, this investigation, above all, intends to study the child’s report abilities, especially the capability of providing consistent information about a specific event, verifying the potential of the type of questions that integrate the protocol. As such, for this study two groups of children were analyzed, what corresponded to a group of 17 children in school age, from who was collected information about a particular event through the application of the protocol; and a group of 14 children, to who was made an interview with a “non-specialist” psychologist in forensic interview. As such, ultimately it was intended to study the ability of improving the child skills as a qualified informer for the investigation of a particular problematic. In this way, the results prove that the use of protocol encourages a more detailed and consistent report by the child, in comparison with interviews that did not use it.Matos, RaquelRibeiro, CatarinaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGonçalves, Sílvia Ferreira2015-05-19T15:26:03Z2013-07-0820132013-07-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17688porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-03T01:40:21Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17688Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:46.614612Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributo para a adaptação do protocolo de entrevista forense do NICHD ao contexto português
title Contributo para a adaptação do protocolo de entrevista forense do NICHD ao contexto português
spellingShingle Contributo para a adaptação do protocolo de entrevista forense do NICHD ao contexto português
Gonçalves, Sílvia Ferreira
Abuso sexual
Protocolo de entrevista forense NICHD
Linguagem
Memória
Sexual abuse
Forensic Interview Protocol NICHD
Language
Memory
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Contributo para a adaptação do protocolo de entrevista forense do NICHD ao contexto português
title_full Contributo para a adaptação do protocolo de entrevista forense do NICHD ao contexto português
title_fullStr Contributo para a adaptação do protocolo de entrevista forense do NICHD ao contexto português
title_full_unstemmed Contributo para a adaptação do protocolo de entrevista forense do NICHD ao contexto português
title_sort Contributo para a adaptação do protocolo de entrevista forense do NICHD ao contexto português
author Gonçalves, Sílvia Ferreira
author_facet Gonçalves, Sílvia Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Raquel
Ribeiro, Catarina
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Sílvia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Abuso sexual
Protocolo de entrevista forense NICHD
Linguagem
Memória
Sexual abuse
Forensic Interview Protocol NICHD
Language
Memory
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Abuso sexual
Protocolo de entrevista forense NICHD
Linguagem
Memória
Sexual abuse
Forensic Interview Protocol NICHD
Language
Memory
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description O abuso sexual de crianças assume-se enquanto problema mundial, afetando em vários níveis a vida das crianças. Considerando que existe um significativo número de casos encobertos, relativamente a esta problemática, aqueles que conseguem a sua revelação apresentam maioritariamente como única fonte de informação e prova, a criança, o seu relato. Neste sentido, surge o Protocolo de Entrevista Forense do NICHD – National Institute of Child Health and Human Development -, com o intuito de maximizar as competências da criança a nível de relato, potenciando a capacidade de facultar informação sobre um evento abusivo. Estando comprovada a eficácia do protocolo, entendeu-se que seria importante a sua adaptação ao contexto português, adaptação esta que já se iniciou em estudos anteriores. Desta forma, esta investigação pretende sobretudo estudar as capacidades de relato da criança, sobretudo a capacidade fornecer informação consistente sobre um determinado evento, comprovando assim as potencialidades do tipo de questões que integram o protocolo. Como tal, para este estudo foram utilizados dois grupos de crianças, correspondendo a um grupo de 17 crianças em idade escolar, a quem foi recolhida informação sobre um determinado evento através da aplicação do protocolo; e a um grupo de 14 crianças, a quem foi realizada uma entrevista por um psicólogo “não especialista” em entrevista forense. Como tal, em última análise pretende-se estudar a capacidade de maximizar as competências da criança enquanto informante competente para a investigação de determinada problemática. Desta forma, os resultados deste estudo comprovam que a utilização do protocolo potencia um relato mais detalhado e consistente por parte da criança, comparativamente a entrevistas realizadas sem recurso ao mesmo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-08
2013
2013-07-08T00:00:00Z
2015-05-19T15:26:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/17688
url http://hdl.handle.net/10400.14/17688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131827031506944