Avaliação da qualidade do serviço prestado num estádio de futebol: o caso do F.C. do Porto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Pedro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/15360
Resumo: O principal propósito desta dissertação centra-se essencialmente, na busca dos aspetos mais valorizados pelos adeptos relativamente ao serviço prestado no estádio de futebol em dias de jogo, através de uma escala concebida por Yong et al. (2011) com o objetivo de contribuir para um melhor serviço oferecido e, consequentemente, alcançar um maior índice de satisfação por parte dos consumidores. Com esta investigação pretende-se medir a qualidade dos serviços prestados em dias de jogo no estádio do Dragão, e assim perceber que aspetos os adeptos mais valorizam, bem como testar a escala SEQSS, adaptada ao futebol em Portugal. A escala SEQSS tem um total de 40 itens, divididos pelas 12 sub-dimensões, cada uma com 3 a 5 itens. A SEQSS oferece aos gestores e investigadores uma ferramenta de medição para avaliar a qualidade do ponto de vista do consumidor e, assim, a oportunidade de identificar áreas que precisam de melhorias nas operações do evento desportivo (Yong et al., 2011). Tendo em conta as especificidades desta pesquisa, foi utilizada uma amostra não probabilística, utilizando o método de amostragem bola de neve, através de um método quantitativo, nomeadamente os inquéritos por questionário, para a obtenção das respostas. Os dados recolhidos foram posteriormente tratados através de uma análise estatística, recorrendo ao SPSS. A dimensão melhor avaliada foi o design seguindo-se do ambiente físico e informação. Em sentido oposto, o entretenimento, interação com os fãs e concessões foram as piores classificadas pelos inquiridos. Concluiu-se após uma análise fatorial que a escala final contém nove dimensões e 39 itens.
id RCAP_05ba891a3b727c2a70229fda6507018b
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/15360
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação da qualidade do serviço prestado num estádio de futebol: o caso do F.C. do PortoQualidade dos serviçosEvento desportivoFutebolDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO principal propósito desta dissertação centra-se essencialmente, na busca dos aspetos mais valorizados pelos adeptos relativamente ao serviço prestado no estádio de futebol em dias de jogo, através de uma escala concebida por Yong et al. (2011) com o objetivo de contribuir para um melhor serviço oferecido e, consequentemente, alcançar um maior índice de satisfação por parte dos consumidores. Com esta investigação pretende-se medir a qualidade dos serviços prestados em dias de jogo no estádio do Dragão, e assim perceber que aspetos os adeptos mais valorizam, bem como testar a escala SEQSS, adaptada ao futebol em Portugal. A escala SEQSS tem um total de 40 itens, divididos pelas 12 sub-dimensões, cada uma com 3 a 5 itens. A SEQSS oferece aos gestores e investigadores uma ferramenta de medição para avaliar a qualidade do ponto de vista do consumidor e, assim, a oportunidade de identificar áreas que precisam de melhorias nas operações do evento desportivo (Yong et al., 2011). Tendo em conta as especificidades desta pesquisa, foi utilizada uma amostra não probabilística, utilizando o método de amostragem bola de neve, através de um método quantitativo, nomeadamente os inquéritos por questionário, para a obtenção das respostas. Os dados recolhidos foram posteriormente tratados através de uma análise estatística, recorrendo ao SPSS. A dimensão melhor avaliada foi o design seguindo-se do ambiente físico e informação. Em sentido oposto, o entretenimento, interação com os fãs e concessões foram as piores classificadas pelos inquiridos. Concluiu-se após uma análise fatorial que a escala final contém nove dimensões e 39 itens.Sá, DanielRepositório ComumSilva, Pedro2016-11-10T19:20:25Z2013-09-13T00:00:00Z2013-09-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/15360201148838porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:40Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/15360Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:59.081188Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da qualidade do serviço prestado num estádio de futebol: o caso do F.C. do Porto
title Avaliação da qualidade do serviço prestado num estádio de futebol: o caso do F.C. do Porto
spellingShingle Avaliação da qualidade do serviço prestado num estádio de futebol: o caso do F.C. do Porto
Silva, Pedro
Qualidade dos serviços
Evento desportivo
Futebol
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Avaliação da qualidade do serviço prestado num estádio de futebol: o caso do F.C. do Porto
title_full Avaliação da qualidade do serviço prestado num estádio de futebol: o caso do F.C. do Porto
title_fullStr Avaliação da qualidade do serviço prestado num estádio de futebol: o caso do F.C. do Porto
title_full_unstemmed Avaliação da qualidade do serviço prestado num estádio de futebol: o caso do F.C. do Porto
title_sort Avaliação da qualidade do serviço prestado num estádio de futebol: o caso do F.C. do Porto
author Silva, Pedro
author_facet Silva, Pedro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Daniel
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade dos serviços
Evento desportivo
Futebol
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Qualidade dos serviços
Evento desportivo
Futebol
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O principal propósito desta dissertação centra-se essencialmente, na busca dos aspetos mais valorizados pelos adeptos relativamente ao serviço prestado no estádio de futebol em dias de jogo, através de uma escala concebida por Yong et al. (2011) com o objetivo de contribuir para um melhor serviço oferecido e, consequentemente, alcançar um maior índice de satisfação por parte dos consumidores. Com esta investigação pretende-se medir a qualidade dos serviços prestados em dias de jogo no estádio do Dragão, e assim perceber que aspetos os adeptos mais valorizam, bem como testar a escala SEQSS, adaptada ao futebol em Portugal. A escala SEQSS tem um total de 40 itens, divididos pelas 12 sub-dimensões, cada uma com 3 a 5 itens. A SEQSS oferece aos gestores e investigadores uma ferramenta de medição para avaliar a qualidade do ponto de vista do consumidor e, assim, a oportunidade de identificar áreas que precisam de melhorias nas operações do evento desportivo (Yong et al., 2011). Tendo em conta as especificidades desta pesquisa, foi utilizada uma amostra não probabilística, utilizando o método de amostragem bola de neve, através de um método quantitativo, nomeadamente os inquéritos por questionário, para a obtenção das respostas. Os dados recolhidos foram posteriormente tratados através de uma análise estatística, recorrendo ao SPSS. A dimensão melhor avaliada foi o design seguindo-se do ambiente físico e informação. Em sentido oposto, o entretenimento, interação com os fãs e concessões foram as piores classificadas pelos inquiridos. Concluiu-se após uma análise fatorial que a escala final contém nove dimensões e 39 itens.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-13T00:00:00Z
2013-09-13T00:00:00Z
2016-11-10T19:20:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/15360
201148838
url http://hdl.handle.net/10400.26/15360
identifier_str_mv 201148838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130006654287872